Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

subdimensionamento tubulação de cobre

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • subdimensionamento tubulação de cobre

    Gostaria de saber o que pode acontecer se um split de 24.000 BTU for instalado com a bitola do tubo de cobre de 3/4 ao invés de 5/8. Agradeço se alguém puder me ajudar.

  • #2
    Postado originalmente por Sheila Ver Post
    Gostaria de saber o que pode acontecer se um split de 24.000 BTU for instalado com a bitola do tubo de cobre de 3/4 ao invés de 5/8. Agradeço se alguém puder me ajudar.
    essa situação é menos ruim ..o melhor seria instalar o tubo certo mas as vezes como tá embutido nas paredes e tá tudo pintado epronto pra se subsitituir pelo certo temque promover quebradeira ... quando acontece essa situação comigo nós soldamos um tubo de 5/8 nas extremidades e reduzindo de 3/4 para 5/8 nas duas pontas do tubo...depois da solda pra redução da tubulação e adequação das bitolas faço uma limpeza com o gas 141 B e depois com o gás refrigerante que vai ser utilizado pelo aparelho lembrando que sempre quando faço qualquer ou durante a solda passo um fluxo de nitrogenio internamente pelo tubo pois pela alta temperatura do maçarico de solda evito as famosas carepas ou peles de cobre oxidado que é altamente prejudicial ao equipamento ...tem equipamento operando com esse tipo de recurso agora o contrário não faço de jeito nehum ou seja reduzir uma bitola menor pra uma maior no seu caso se fosse o contrário por exemplo se estivessem passado um tubo de 5/8 e o condiocionador exigisse um tubo de 3/4 aí é osso ..não faço boa sorte
    Last edited by jairo bertoni; 16/05/13, 11:50.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      essa situação é menos ruim ..o melhor seria instalar o tubo certo mas as vezes como tá embutido nas paredes e tá tudo pintado epronto pra se subsitituir pelo certo temque promover quebradeira ... quando acontece essa situação comigo nós soldamos um tubo de 5/8 nas extremidades e reduzindo de 3/4 para 5/8 nas duas pontas do tubo...depois da solda pra redução da tubulação e adequação das bitolas faço uma limpeza com o gas 141 B e depois com o gás refrigerante que vai ser utilizado pelo aparelho lembrando que sempre quando faço qualquer ou durante a solda passo um fluxo de nitrogenio internamente pelo tubo pois pela alta temperatura do maçarico de solda evito as famosas carepas ou peles de cobre oxidado que é altamente prejudicial ao equipamento ...tem equipamento operando com esse tipo de recurso agora o contrário não faço de jeito nehum ou seja reduzir uma bitola menor pra uma maior no seu caso se fosse o contrário por exemplo se estivessem passado um tubo de 5/8 e o condiocionador exigisse um tubo de 3/4 aí é osso ..não faço boa sorte
      Jairo,
      Mt obrigada pelas informações prestadas. Mas, o q efetivamente aconteceria se houvesse uma tubulação de 3/8 e precisasse soldar uma bitola de 5/8 nas extremidades?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Sheila Ver Post
        Jairo,
        Mt obrigada pelas informações prestadas. Mas, o q efetivamente aconteceria se houvesse uma tubulação de 3/8 e precisasse soldar uma bitola de 5/8 nas extremidades?
        perda de rendimento,abaixa pressão de trabalho,força o compressor ,diminue a vida util do condicionador..compromete todo equipamento..não faço de jeito nenhum.. tem gente que vai argumentar com vc que fez que ficou bom que está funcionando a tantos anos sem problema nenhum que isso é excesso de preciosismo etc ...eu não faço ...o contrário faço contrariado ..o certo é o certo ...mas no caso de redução da bitola maior 3/4 pra 5/8 ou outra reduções em que a bitola exigida pelo fabricante e abaixo da que está embutida na parede ainda vai ..o contrário eu não arrisco não ..

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          perda de rendimento,abaixa pressão de trabalho,força o compressor ,diminue a vida util do condicionador..compromete todo equipamento..não faço de jeito nenhum.. tem gente que vai argumentar com vc que fez que ficou bom que está funcionando a tantos anos sem problema nenhum que isso é excesso de preciosismo etc ...eu não faço ...o contrário faço contrariado ..o certo é o certo ...mas no caso de redução da bitola maior 3/4 pra 5/8 ou outra reduções em que a bitola exigida pelo fabricante e abaixo da que está embutida na parede ainda vai ..o contrário eu não arrisco não ..
          Jairo,
          Vc me ajudou mt. Muito obrigada.

          Comment


          • #6
            Eu apostava que a situação da forista seria a pior, pois para mim a bitola menor do que a necessária é que forçaria o compressor, pelo estreitamento da passagem. vivendo e aprendendo, rsrsrs

            Comment


            • #7
              Bom dia. Fui chamado para instalar um ar condicionado. Porém a tubulação é toda embutida espançao 3/8 5/8sucção .o ar Novo pede uma tubulação de 1/4 espançao e 5/8 sucção. Ai vem a bronca .passo reduzir nas extremidades o tubos de 3/8 para 1/4.?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Milton Neidi Sousa Ver Post
                Bom dia. Fui chamado para instalar um ar condicionado. Porém a tubulação é toda embutida espançao 3/8 5/8sucção .o ar Novo pede uma tubulação de 1/4 espançao e 5/8 sucção. Ai vem a bronca .passo reduzir nas extremidades o tubos de 3/8 para 1/4.?
                • 7/03/20, 14:20
                  Seu problema é que passaram ou fizeram uma pre instalação da interligação frigorígena (tubos de cobre) por cima de gesso forro ou chumbada na parede com a linha de alta descarga ou de líquido com tubo de 3/8 e o tubo compatível da linha de alta/descarga/líquido do seu condicionador seria de 1/4 é isso ???

                • 17/03/20, 14:32
                  olha já fiz essa redução do tubo passado de bitola maior no caso 3/8 para o tubo menor compatível ao equipamento ,soldei nas pontas onde vão a flanges é menos ruim ao rendimento,mas é ruim de qualquer jeito ..

                  Quando a redução em que o tubo passado na infra é do tubo menor para o maior aí é complicado e eu não faço ..tem gente que faz ...na verdade eu não aconselho nenhuma das duas opções ...mas quando o cliente é meu amigo e não quer quebrar parede ou forro eu faço mas já aviso que não dou garantia ..

                  Eu faço essa solda passando um fluxo de 2 a 3 psi de pressão de nitrogênio internamente na tubulação a ser soldada para evitar formação de carepas nas paredes internas do tubo de óxido de cobre por causa do calor gerado pela brasagem que é altamente prejudicial à boa operacionalidade do equipamento .Tem uma boa opção à solda que é a união flangeada com porca de latão com niple redutor de 3/8 pra 1/4 vai dando o review boa sorte abraço jairo

                Comment


                • #9
                  Obg Meu amigo. Vou finalizar os últimos procedimentos e lhe dou a responta de como ficou

                  Comment

                  Working...
                  X