Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar condicionado corrente CC sem inversor de frequencia

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ar condicionado corrente CC sem inversor de frequencia

    Olá amigos, gostaria de saber se é possível fazer um ar condicionado funcionar com corrente continua, já vi que exstem os modelos inverter que convertem CA para CC, eu estava pensando se seria possível anular essa conversão e fazer o ar funcionar apenas com corrente continua, agradeço a todos que poderem me ajudar com informações!

  • #2
    Postado originalmente por macedonataan Ver Post
    Olá amigos, gostaria de saber se é possível fazer um ar condicionado funcionar com corrente continua, já vi que exstem os modelos inverter que convertem CA para CC, eu estava pensando se seria possível anular essa conversão e fazer o ar funcionar apenas com corrente continua, agradeço a todos que poderem me ajudar com informações!
    olha possível acho que sim mas qual seria a utilidade ? umas das maiores vantagens de sistemas em CC é a inversão propiciando assim o controle e modulação das velocidades de motores e compressores pelo controle e modulação da frequência e por tabela da voltagem e agregado a isso toda a lógica de acionamento e operação

    se vc pesquisar no doutor google vc encontrará que as primeiras linhas de transmissão de médias e longas distancias nos EUA por exemplo eram feitas em CC e hoje essa discussão ainda está em pauta qual seria a mais viável principalmente economicamente falando se não me falha a memória nicolas tesla contra tudo e contra todos foi o primeiro a defender e utilizar a transmissão em CA não vou escrever a respeito por que senão vira um textão sem fim..rsrsrs

    não estou dizendo que transmissão/conversão ou utilização de equipamentos que utilizam e operam em CC não são viáveis ou vantajosos ..cada caso é um caso tudo tem prós e contras na engenharia chamamos essa equação ou realidade de "solução de compromisso"

    sempre tem o por que,para que e o como.e todas as três indagações tem seus prós e contras .pontos a favor e contra ..e em cima disso entram as análises desses fatores principalmente a econômica .custo benefício ,pay back,qual o impacto de nossas decisões em favor dessa ou daquela opção seja na vida das pessoas como da natureza,qual a solução ótima pra aquele cenário qual o alternativo viável seja econômico de implantação de sustentabilidade de manutenção etc...depois disso tudo analisado planejado acordado bate-se o martelo e partimos pra execução.

    não sei qual seria sua ideia e utilidade sobre essa questão.por que dentro da refrigeração de conforto a eliminação do inversor na minha opinião seria trocar 6 por meia dúzia ou seja com isso vc perderia a meu ver a principal característica dessa tecnologia que é a operação fracionada pelo controle e modulação principalmente dos motos ventiladores ,compressores,dos elementos de controle de expansão e na própria lógica e automação da operação como um todo

    sendo que qualquer sistema ou equipamento alimentado por CC sem esse controle de frequência ou outro controle tipo de pulso meia onda etc ..perderia toda sua principal característica principalmente a econômica e seria um condicionador fixo on off só que alimentado em CC

    posso estar enganado mas foi o que entendi sobre a pergunta do colega ..se não sanei as dúvidas é só postar tenho certeza que colegas vão te responder a contento.abraço boa sorte jairo

    Comment


    • #3
      Olá amigo, é um projeto que estou pretendendo desenvolver...gostaria de ligar um ar em um banco de baterias!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por macedonataan Ver Post
        Olá amigo, é um projeto que estou pretendendo desenvolver...gostaria de ligar um ar em um banco de baterias!
        mas a voltagem de operação é em 220 volt´s ..e a voltagem de entrada no compressor em alguns chega aos 400 volt´s até mais ...o que te daria a flexibilidade nesse compressor justamente é a variação da frequência...compressores e moto ventiladores inverters não operam em baixa voltagem mas na modulação dela pela variação de frequência .

        pode ser que exista no mercado algum sistema que opere em cc e baixa voltagem também em cc ...eu nunca ouvi falar e nunca vi..não estou afirmando que não exista ou que seja impossível..vi alguns condicionadores de pequena capacidade movidos a energia solar ou alguns que eles estão chamando de híbridos mas de baixa capacidade e parece que a coisa ainda não pegou ..mas uma informação todos tem inversores pra transformar 12/24 volts em 127/220 volts e padrões de energia bi direcionais

        eu estou meio que por fora das novidades portanto pode ser que já exista no mercado alguma coisa parecida com o que vc quer ..e se for uma ideia inovadora prepare-se para ficar rico.abraço boa sorte vai dando o review jairo

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por macedonataan Ver Post
          Olá amigo, é um projeto que estou pretendendo desenvolver...gostaria de ligar um ar em um banco de baterias!
          Se seu problema é alimentar um ar condicionado com baterias, e você tem como mantê-las carregadas, porquê não usa simplesmente um inversor?
          http://produto.mercadolivre.com.br/M...-12v-p220v-_JM

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
            mas a voltagem de operação é em 220 volt´s ..e a voltagem de entrada no compressor em alguns chega aos 400 volt´s até mais ...o que te daria a flexibilidade nesse compressor justamente é a variação da frequência...compressores e moto ventiladores inverters não operam em baixa voltagem mas na modulação dela pela variação de frequência .

            pode ser que exista no mercado algum sistema que opere em cc e baixa voltagem também em cc ...eu nunca ouvi falar e nunca vi..não estou afirmando que não exista ou que seja impossível..vi alguns condicionadores de pequena capacidade movidos a energia solar ou alguns que eles estão chamando de híbridos mas de baixa capacidade e parece que a coisa ainda não pegou ..mas uma informação todos tem inversores pra transformar 12/24 volts em 127/220 volts e padrões de energia bi direcionais

            eu estou meio que por fora das novidades portanto pode ser que já exista no mercado alguma coisa parecida com o que vc quer ..e se for uma ideia inovadora prepare-se para ficar rico.abraço boa sorte vai dando o review jairo
            Olá Jairo vi que voce entende muito sobre sistema de ar condicionado inverter..eu tenho algumas perguntas que eu gostaria de fazer a vc...você tem e-mail pra gente manter contato?

            Comment


            • #7
              macedo esse será o ar condicionado do futuro já esta em teste vários ar semelhante a este e ele é alimentado por energia solar
              de uma pesquisada ar condicionado a energia solar
              se quiser fazer um curso grátis sobre erro no ar condicionado inverter para fazer clique aqui http://bit.ly/2cWlz2p

              Comment


              • #8
                Marcelo se ajuda procure informações sobre ar condicionado de carro elétrico.
                A maioria usa um inversor para tocar um compressor CA.
                Em uma instalação de energia renovável, solar ou eólica dependendo da utilização o banco de baterias será uns dos maiores custo de implantação.

                Comment


                • #9
                  Bom dia
                  é possivel substituir a placa eletronica de uma condensadora LG inverter por um inversor de frequencia compativel com a potencia e fazer este inversor se comunicar com a evaporadora sem dar mensagens de erros? Alguém já teve esta experiência?
                  desde já agradeço a atenção

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Robsoncoscs Ver Post
                    Bom dia
                    é possivel substituir a placa eletronica de uma condensadora LG inverter por um inversor de frequencia compativel com a potencia e fazer este inversor se comunicar com a evaporadora sem dar mensagens de erros? Alguém já teve esta experiência?
                    desde já agradeço a atenção
                    A princípio não. Inversor convencional de partida ou acionamento opera com compressores trifásicos em CA. Possível talvez seria, mas compensa? Essa possibilidade seria praticamente por tentativa e erro .Primeiro que o compressor que opera com inversão tem que ser obrigatoriamente em CC e compatível com a variação e modulação de frequência de acordo aos sinais de comunicação serial tanto dos sensores da UE e UI nas placas eletrônicas das unidades interna e externa.

                    Enfim no bom senso e racionalidade é melhor comprar um AC novo. Tá ! Se vc gosta de enfrentar desafios não importando com o trabalho e gastos acredito que vc poria um desses pra rodar. Mas volto a perguntar mesmo arriscando de jogar tempo e dinheiro fora, compensaria?

                    Agora se vc pensa em instalar um inversor para acionamento citando só como exemplo o modelo da WEG CFW 300 o compressor do condicionador teria que ser obrigatoriamente trifásico em CA para que aconteça a modulação da velocidade pela também modulação da frequência Toda ela feita por um inversor compatível com a potencia de no caso o compressor do condicionador ..Um inversor desse modelo pra operar entre 4 a 6 amperes está na faixa de 900,00 bozos

                    Um compressor de baixa potencia geralmente não é trifásico pode ser que até exista mesmo assim ele custaria perto dos R$ 500,00 isso se ele operar com fluído refrigerante R22 .Com outros tipos de fluído custam mais caro, ainda com o risco de não dar certo .Além do compressor do condicionador nesse caso ser em CC ..Pra utilizar um inversor de partida convencional esse compressor em CC estaria fora de sua aplicação .

                    Claro que com conhecimento e expertise pode ser que alguém consiga com que essa adaptação/adequação um condicionador opere com rendimento e economia. Tenho minhas dúvidas .Mas como uma aventura por curiosidade e quase que um lazer acho que vale o risco.

                    Se der certo tira a patente rápido e pode ter certeza que quero ser seu sócio .kkkk Abraço.
                    Last edited by jairo bertoni; 05/03/21, 10:58.

                    Comment


                    • #11

                      Boa tarde Jairo
                      Agradeço muito pelos seus comentários
                      Realmente estou desconsiderando agora a parte da viabilidade !
                      É mais no sentido de realizar experiencias
                      Eu tenho alguns inversores da Weg , CFw 100, 200, 300 ,400

                      Mas na verdade , eu tenho um split LG INVERTER DE 12.000 btus que está com defeito na placa da condensadora. E pesquisando o valor desta placa nova , estão cobrando em torno de 1.100,00 reais ! No mercado livre até acho por R$ 600,00 , mas usadas . E não encontro o modelo correto para este aparelho

                      Tenho alguns amigos engenheiros que propuseram essa ideia
                      Porque o compressor deste inverter conforme a placa de identificação é trifasico CC , com variação de voltagem de 40 a 280v.
                      E no inversor seria possivel entrar com corrente alternada 110 ou 220 v e sair com corrente continua alimentando este compressor .

                      Vamos ver no que vai dar !

                      Novamente agradeço pela sua resposta
                      Grande abraço
                      .

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Robsoncoscs Ver Post
                        Boa tarde Jairo
                        Agradeço muito pelos seus comentários
                        Realmente estou desconsiderando agora a parte da viabilidade !
                        É mais no sentido de realizar experiencias
                        Eu tenho alguns inversores da Weg , CFw 100, 200, 300 ,400

                        Mas na verdade , eu tenho um split LG INVERTER DE 12.000 btus que está com defeito na placa da condensadora. E pesquisando o valor desta placa nova , estão cobrando em torno de 1.100,00 reais ! No mercado livre até acho por R$ 600,00 , mas usadas . E não encontro o modelo correto para este aparelho

                        Tenho alguns amigos engenheiros que propuseram essa ideia
                        Porque o compressor deste inverter conforme a placa de identificação é trifasico CC , com variação de voltagem de 40 a 280v.
                        E no inversor seria possivel entrar com corrente alternada 110 ou 220 v e sair com corrente continua alimentando este compressor .

                        Vamos ver no que vai dar !

                        Novamente agradeço pela sua resposta
                        Grande abraço
                        .
                        ok .Se for pela experiência a coisa muda de figura .Novamente insisto para o fato desses inversores serem aplicados em motores CA justamente por esse detalhe da corrente ser alternada . Mas beleza acho que a tentativa e experiência é super válida e desde já estou mega curioso com o resultado kkk Estaremos esperando o seu review e feedback. Tomara que positivo. Se assim for pode ter certeza que aprendi mais uma kkk Abraço.

                        Comment

                        Working...
                        X