Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vazamento pela valvula de serviço split Electrolux 24.000 btu - R410A - Não inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Vazamento pela valvula de serviço split Electrolux 24.000 btu - R410A - Não inverter

    Boa noite meus caros colegas,

    Hoje atendi uma cliente que me passou o seguinte quadro:
    • O ar condicionado estava gelando normalmente ontem.
    • Parte elétrica OK
    • A grade de poeira limpa.
    • O ar condicionado parou de gelar hoje de manha. Apenas ventilava mesmo estando no modo de gelar.
    • Válvula de serviço vazando.


    Quando fui verificar a condensadora, me deparo com isto em baixo dela:



    Ao olhar para a válvula, percebo a seguinte situação:
    • 1/4: congelada
    • 5/8: seca
    • Válvula de serviço 1/4: Molhada de óleo.

    Então fui colocar o manifold para analisar a quantidade de gás. Ao começar a desenroscar a tampa da válvula de serviço, me deparo com um forte barulho de gás vazando. Deixei então a tampa por uns 30 segundos desenroscada ouvindo o barulho de vazamento, por medo de tirar toda a válvula por ela poder vazar o gás sem fim alem do barulho por já ser a noite em um bairro residencial voltei a fechar e disse que teria que voltar outro dia.





    Acreditava até então que a válvula Schrader apenas travaria na retirada do manifold. O que neste caso não aconteceu. Talvez um excesso de gás inserido.



    Então o que vocês fariam?

    Alternativas que vislumbro:
    • 1) Recolher o gás para a condensadora, fechar as válvulas, retirar a tampa da válvula de serviço e ver se a válvula Schrader realmente travou.
    • 1.2) Ir com uma chave pequena Philips e cutucar a válvula pra ver se ela trava ou não.
    • 1.3) Trocar a válvula Schrader. Alguém sabe qual é o procedimento para a troca? Sugestão de algum tutorial? Sempre ouvi falar de um extrator da válvula. Nesse procedimento preciso usar meu maçarico?
    • 2) Deixar o gás sair por inteiro e fazer o 1.2 e/ou 1.3
    • 3) Retirar todo o gás ou preencher até chegar um valor comum de PSI no manifold para o gás R410?


    [DUVIDA] Se eu apenas fechar os registros das válvulas com o disjuntor desligado, quando tirar a tampa da válvula de serviço continuará vazado? O registro fecha todas as três passagens?[*]
    1
    Sim
    100.00%
    1
    Não
    0.00%
    0

  • #2
    Amigo esqueça o gás 410A, retire a tubulação verifique as flanges se for as flanges refaça, faça o teste de pressão se não tiver como, faça o vacou espere por um bom tempo verifique o vacuometro se não altero nada coloque o gás 410A com a balança.
    Verifique se a válvula de serviço Schrader realmente travou realmente em algumas vezes isso acontece,caso tenha que substituir é fácil porem isso geralmente só acontece quando retiramos a mangueira da válvula de serviço, é como um pito de pinel.
    Não tenho certeza mas se passou muito tempo ligado vazando e o vazamento é na saida da condensadora, tenha escapado muito óleo do compressor e você tenha que repor.
    https://youtu.be/_aW62xeShb0
    https://youtu.be/2FDcHh5DnpQ
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-schrader-_JM
    A própria tampa retira o miolo e pode ser substituído, aguardo retorno.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por JOAS Ver Post
      Amigo esqueça o gás 410A...
      Joas, excelente material.

      Surgiram mais duvidas:
      • 1) Esqueça o gás 410A: Significa, recolher o gás na condensadora ou solta-lo para a atmosfera? (Infelizmente não tenho os coletores específicos de gás)
      • 2) Teste de pressão: É verificar se em média a pressão de baixa do 410 encontra-se próximo de 110 psi (entre 100 psi até 150 psi)?
      • 3) O gás R410A tem em sua composição fluido refrigerante que também é/e se torna um gás. Como saber se o que vazou foi o fluido refrigerante ou se foi o óleo? Ou estamos falando da mesma coisa? No caso de uma nova recarga de gás com o botijão virado de cabeça pra baixo resolveria? Pois ficou ligado por mais de 10 horas com ele não gelando.
      • 4) Pelo vídeo deu pra entender que é simples colocar o miolo agora apenas preciso entender melhor como a própria tampa retira o miolo. Não encontrei videos no youtube sobre isso.


      Sobre a válvula schrader exatamente, é comum travar com o manifold. Mas como travaria sem o manifold? Amanha saberemos! Não acredito que seja problema na flange, vou confirmar amanha mais uma vez.
      Last edited by DanielInstalador; 11/05/16, 02:07.

      Comment


      • #4
        Outra coisa, me confirma se estou certo sobre o procedimento para fazer o descarte na atmosfera:

        Ligo o manifold na válvula de serviço e vou abrindo aos poucos ou mantenho aberto?
        Necessito deixar a mangueira virada pra cima pra não sair o óleo do compressor? Retirar todo o gás não faz perder o óleo do compressor?
        Devo fazer o vácuo com os registros abertos (Muitos aqui dizem que sim!)? Isso não faz o vácuo puxar o óleo do compressor?

        Comment


        • #5
          Amigo, solta o cano de alta e abre a válvula. deve sai bastante gás congelado e pouquíssimo óleo.
          Não se preocupe com a perda do gás o importante agora é localizar o vazamento (o que eu faria antes de descartar o gás). Depois de localizado e sanado o vazamento. Procede-se uma carga completa de gás. Em se tratando de R410A não recomendo completar a carga.
          Edivando Araujo

          Comment

          Working...
          X