Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Placa da evaporadora samsug (r22) sem voltagem

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Placa da evaporadora samsug (r22) sem voltagem

    Olá amigos! A evaporadora do split samsung AS09UWBUM estava totalmente apagada. Retirei a placa e vi que a fonte desta placa estava em curto, fiz uma varredura e encontrei o regulador da fonte, TOP 253PN estourado e o troquei, testei os FOTOACOPLADORES e estavam bons, testei diodos, diodos zener, resistores, enfim dei uma geral na fonte, só que na fonte secundaria é pra chegar 12 VOLTS e quando plugo nos 220 volts a voltagem da secundaria vai até 8 v. e cai pra zero, eu desligo o fotoacoplador da fonte e quando ligo a voltagem vai pra 35v e se deixar o eletrolítico de 1000u por 25v estoura. Será que algum técnico que faça conserto de placa eletronica de ar condicionado pode me dar alguma dica? ABRAÇOS!

  • #2
    Postado originalmente por AURISTECH Ver Post
    Olá amigos! A evaporadora do split samsung AS09UWBUM estava totalmente apagada. Retirei a placa e vi que a fonte desta placa estava em curto, fiz uma varredura e encontrei o regulador da fonte, TOP 253PN estourado e o troquei, testei os FOTOACOPLADORES e estavam bons, testei diodos, diodos zener, resistores, enfim dei uma geral na fonte, só que na fonte secundaria é pra chegar 12 VOLTS e quando plugo nos 220 volts a voltagem da secundaria vai até 8 v. e cai pra zero, eu desligo o fotoacoplador da fonte e quando ligo a voltagem vai pra 35v e se deixar o eletrolítico de 1000u por 25v estoura. Será que algum técnico que faça conserto de placa eletronica de ar condicionado pode me dar alguma dica? ABRAÇOS!
    pode ter algum resistor avariado ou esse pauer 253 pn mesmo sendo novo pode estar com defeito

    Comment


    • #3
      Oziro eu desconfio deste regulador, so que comprei 4 porque encontrei só numa loja e comprei logo o o que tinha no estoque, até mesmo pq achei barato R$ 10,00. E os 4 funcionaram da mesma forma. Quanto aos resistores medi tanto aos SMDs como os normais e só encontrei um de 100 ohms aberto e troquei. Vou tentar encontrar uma placa em funcionamento normal pra eu tirar o regulador e botar nesta placa e tirar a dúvida.
      Last edited by AURISTECH; 27/04/16, 23:51.

      Comment


      • #4
        a ponte de diodo smd tem que entrar 220 v ac e sair 310 dc antes dessa ponte de diodo tem uma ponte de diodo tipo uma caixinha preta ela entra 220 ac e sai 12 dc pode ser essa ponte de diodo preste bem atençao que é uma caixinha parece com capacitor cbb

        Comment


        • #5
          Esses fotoacopladores se alteram e ficam desregulados. O ideal seria você trocá-los para ter certeza que não são os mesmos. Eles são bem baratos, por isso vale a pena trocar para testar. De preferência ao invés de soldá-los direto na placa, solde um soquete para não esquentar demais o ci.

          Comment


          • #6
            Olá Oziro! Aponte retificadora está boa, esta caixinha q vc se refere tavez vc esteja confundindo com o relé de regulagem da velocidade do motor da turbina no qual a voltagen contínua vem do micro, que varia a voltagem de 9 à 12v VDC,(IN PUT) aumentando e diminuindo a voltagem alternada do motor da turbina. Por favor se eu tiver errado me corrija.

            Comment


            • #7
              Olá Márcio! Os fotoacopladores estão com as medidas corretas, tanto no emissor e coletor quanto o diodo, mesmo assim eu coloquei os dois novos, que eu tinha no estoque (só nao eram SMD) mais persitiu o defeito.

              Comment


              • #8
                estou com uma placa da york 9k que nao desliga o motor da turbina ja troquei todos os ci inclusive o rele de estado solido aqh 2223 e nao resolveu alguem tem alguma dica e so pra exercitar a memoria kkk em horario de folga

                Comment


                • #9
                  Quando tu desliga o aparelho ja verificou se o pino 2 do relé não continua com voltagem positiva?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por AURISTECH Ver Post
                    Quando tu desliga o aparelho ja verificou se o pino 2 do relé não continua com voltagem positiva?
                    sim continua mandando tensao mais ja troquei tres rele aqh 2223 e nao resolveu so se os reles estiverem co defeito

                    Comment


                    • #11
                      Oziro porque tu não desliga o pino 2 do CI relé e vê se se a turbina desliga? se desligar o defeito tá entre o relé e o micro que alimenta o relé, se não tiver nenhum componente com defeito entre os dois, o defeito é o micro que controla o relé. Eu ví o datasheet do relé e pelo que entendí ele tem um LED interno que é alimentado pelo pino 2 que é positivo e os pinos 1,3 e 4 que são negativos (respectivamente jumpeados) e se alimenta o LED tem que ter aproximadamente 3v. entre o pino 2 e estes tres pinos, isto com a evaporadora ligada e esta voltagem tem que tá ausente com ela desligada
                      Last edited by AURISTECH; 30/04/16, 23:11.

                      Comment

                      Working...
                      X