Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Metragem minima para linha do split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Metragem minima para linha do split

    Bom dia pessoal,
    Meu nome é Gilson Melo e estou fazendo minha primeira postagem com uma dúvida que tenho a respeito da metragem mínima para instalação de split. Gostaria de saber a explicação técnica para que a linha tenha que ter um mínimo de 3 metros de tubulação. A única que encontrei até agora é que evita ruído, mas achei inconsistente para justificar que o fabricante afirme que se não respeitado essa medida mínima perde a garantia do produto. Minha principal duvida é, isso pode danificar a evaporadora ou o condensador? Instalei um aparelho de 12000 btu e na hora que abri a válvula dos flanges da maquina não saiu aquele gás que serve para mostrar que não havia vazamento, mesmo assim instalei e agora o ar não segura a carga de gás. Já verifiquei varias vezes que não há vazamento nas conexões mas o fabricante não aceita verificar um defeito de fabrica em função do tamanho da linha ser inferior a 3 metros. Agradeço se poderem me auxilar com essa informação.
    Gílson Melo

  • #2
    Não acredito que irá danificar a evaporador nem condensadora,mas a justificativa é esta mesma, se não respeitar os 3 metros vai ter problemas com a garantia, eu costumo fazer um loop atrás da condensadora para ficar escondido estes 3 metros, para ser sincero eu coloco de 2,0 a 2,5 metros, porque a evaporadora já vem com + ou - 0,50 cm de linha, não faço isto por economia de tubo, mas para diminuir o tamanho do loop, já instalei split que veio com defeito na placa precisou acionar a garantia LG, eles fizeram inspeção como tinha o loop atrás da condensadora eles cobriram a garantia, na verdade estava com 2 metros mas eles não conferem para ver se tem exatamente os 3 metros. não sei se esta correto desta forma que eu faço, mas se estiver errado agradeço correções, afinal a intenção é sempre melhorar a qualidade do serviço.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Forum Ver Post
      Bom dia pessoal,
      Meu nome é Gilson Melo e estou fazendo minha primeira postagem com uma dúvida que tenho a respeito da metragem mínima para instalação de split. Gostaria de saber a explicação técnica para que a linha tenha que ter um mínimo de 3 metros de tubulação. A única que encontrei até agora é que evita ruído, mas achei inconsistente para justificar que o fabricante afirme que se não respeitado essa medida mínima perde a garantia do produto. Minha principal duvida é, isso pode danificar a evaporadora ou o condensador? Instalei um aparelho de 12000 btu e na hora que abri a válvula dos flanges da maquina não saiu aquele gás que serve para mostrar que não havia vazamento, mesmo assim instalei e agora o ar não segura a carga de gás. Já verifiquei varias vezes que não há vazamento nas conexões mas o fabricante não aceita verificar um defeito de fabrica em função do tamanho da linha ser inferior a 3 metros. Agradeço se poderem me auxilar com essa informação.
      A explicação técnica, esta na física envolvida na refrigeração e é meio complexa. Com certeza pode dar problemas. Aconselho a SEMPRE, 100% das vezes, seguir o que esta no MANUAL do equipamento, a engenharia dos fabricantes gastam milhares de horas em testes e desenvolvimento dos equipamentos, por isto estão nos manuais.

      A cada curva, também devido a física, existe um aumento do comprimento equivalente, mas se você não se informou sobre isto, coloque os 3m, se enrolar atras, até uns 2,5 m como o colega ai falou são suficientes, mas se o cara da assistência autorizada fizer um dia uma vistoria pode criar caso (se ele não conhecer física de refrigeração) ai vc vai deixar o seu na reta por mixaria.

      Eu tenho um pdf que fala sobre isto, vou procurar e posto aqui.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por denilzo Ver Post
        Não acredito que irá danificar a evaporador nem condensadora,mas a justificativa é esta mesma, se não respeitar os 3 metros vai ter problemas com a garantia, eu costumo fazer um loop atrás da condensadora para ficar escondido estes 3 metros, para ser sincero eu coloco de 2,0 a 2,5 metros, porque a evaporadora já vem com + ou - 0,50 cm de linha, não faço isto por economia de tubo, mas para diminuir o tamanho do loop, já instalei split que veio com defeito na placa precisou acionar a garantia LG, eles fizeram inspeção como tinha o loop atrás da condensadora eles cobriram a garantia, na verdade estava com 2 metros mas eles não conferem para ver se tem exatamente os 3 metros. não sei se esta correto desta forma que eu faço, mas se estiver errado agradeço correções, afinal a intenção é sempre melhorar a qualidade do serviço.
        Agradeço a sua resposta e concordo com seus argumentos. Estou procurando também na internet algo que explique cientificamente para tirar essa duvida e postar. De qualquer forma seguir o que o manual orienta é uma boa dica.
        Gílson Melo

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por denilzo Ver Post
          Não acredito que irá danificar a evaporador nem condensadora,mas a justificativa é esta mesma, se não respeitar os 3 metros vai ter problemas com a garantia, eu costumo fazer um loop atrás da condensadora para ficar escondido estes 3 metros, para ser sincero eu coloco de 2,0 a 2,5 metros, porque a evaporadora já vem com + ou - 0,50 cm de linha, não faço isto por economia de tubo, mas para diminuir o tamanho do loop, já instalei split que veio com defeito na placa precisou acionar a garantia LG, eles fizeram inspeção como tinha o loop atrás da condensadora eles cobriram a garantia, na verdade estava com 2 metros mas eles não conferem para ver se tem exatamente os 3 metros. não sei se esta correto desta forma que eu faço, mas se estiver errado agradeço correções, afinal a intenção é sempre melhorar a qualidade do serviço.
          Muito obrigado pela explicação e esclarecimentos amigo!
          Gílson Melo

          Comment


          • #6
            Boa Tarde
            Cada Fabricante requer o minimo de extensão de conexões dependendo da marca e modelo requer minimo de 1 metro a 5 metros , posto isso quando o gas passa pelo compressor ele se torna liquido e vai para evaporadora faz a troca de calor e volta para o compressor como gas .para não ocorrer calço hidráulico no compressor cada fabricante estipula a extensão minima de tubulação faça de acordo com o manual que tudo irá funcionar dentro do padrão do fabricante. espero ter ajudado.

            Comment


            • #7
              Muito obrigado pela explicação amigo fiz pelo manual e deu tudo certo!
              Gílson Melo

              Comment


              • #8
                Boa tarde ! Alguém sabe me dizer como conseguir o esquema elétrico de uma placa eletrônica do condensador inverter da Fujitsu 9000btu/h? Consegui baixar no site da fujitsu o catálogo mas eles não disponibilizam o esquema elétrico. Quero saber o valor de um diodo que torrou e quero tentar substituir junto com dois capacitores é um top243que queimou também o modelo do condensador e a placa são:
                PLACA CONTR K07CJ-0910WUE-C1

                Condensadora modelo
                AOBR09JGC

                Capacitor= 35 v 47 microfarad
                Ci = TOP 243
                Gílson Melo

                Comment


                • #9
                  Boa tarde ! Alguém sabe me dizer como conseguir o esquema elétrico de uma placa eletrônica do condensador inverter da Fujitsu 9000btu/h? Consegui baixar no site da fujitsu o catálogo mas eles não disponibilizam o esquema elétrico. Quero saber o valor de um diodo que torrou e quero tentar substituir junto com dois capacitores é um top243que queimou também o modelo do condensador e a placa são:
                  PLACA CONTR K07CJ-0910WUE-C1

                  Condensadora modelo
                  AOBR09JGC

                  Capacitor= 35 v 47 microfarad
                  Ci = TOP 243
                  Gílson Melo

                  Comment

                  Working...
                  X