Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gás em inverter - Como descobrir se está com a qtd certa?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Gás em inverter - Como descobrir se está com a qtd certa?

    Boa noite pessoal,

    Como faço para validar em um aparelho inverter em funcionamento se ele está com a qtde de gás correta ou se esta com excesso?

    Ocorre que fiz um reparo em uma instalação onde vazou o gás refrigerante em um aparelho LG inverter 12000 btu's.
    Após o reparo, fiz o vácuo e por não ter balança, coloquei uma certa quantidade de gás R410A com a garrafa virada, fechei o manifold e liguei o aparelho.
    O compressor partiu e a pressão no manometro ficou em torno de 80 psi. Conclui que faltava mais gás, pois normalmente quando instalo aparelhos inverter eles funcionam com uma media de 120-150 psi. Por isso fui repetindo o processo, mas mesmo com mais gás o manômetro não subia a pressão. Agora acho que estou com gás em excesso e o aparelho não está gelando praticamente nada.
    Gostaria de validar se o aparelho esta com a qtd certa de gás ou se devo acrescer ou retirar um pouco, mas não sei como.

    Desde já agradeço a ajuda!

  • #2
    Postado originalmente por mors Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Como faço para validar em um aparelho inverter em funcionamento se ele está com a qtde de gás correta ou se esta com excesso?

    Ocorre que fiz um reparo em uma instalação onde vazou o gás refrigerante em um aparelho LG inverter 12000 btu's.
    Após o reparo, fiz o vácuo e por não ter balança, coloquei uma certa quantidade de gás R410A com a garrafa virada, fechei o manifold e liguei o aparelho.
    O compressor partiu e a pressão no manometro ficou em torno de 80 psi. Conclui que faltava mais gás, pois normalmente quando instalo aparelhos inverter eles funcionam com uma media de 120-150 psi. Por isso fui repetindo o processo, mas mesmo com mais gás o manômetro não subia a pressão. Agora acho que estou com gás em excesso e o aparelho não está gelando praticamente nada.
    Gostaria de validar se o aparelho esta com a qtd certa de gás ou se devo acrescer ou retirar um pouco, mas não sei como.

    Desde já agradeço a ajuda!
    o certo seri vc recolher o gás com uma recolhedora recicladora,fazer o vácuo ou utilizar o gás recolhido ou fazer uma nova carga com a quantidade de gás pedida pelo fabricante utilizando uma balança eletronica .

    como no brasil quase tudo é muito caro e na grande maioria das vezes com baixa qualidade,dificilmente pequenos e médias empresas possuem uma recolhedora/recicladora para tal fim.então é jogar o gás fora e fazer uma nova carga .se o equipamento fosse fixo ou on/off esse complemento de carga ficaria mais fácil feito pelo SA .eu consigo fazer essa reposição pelos anos de estrada ,bom senso e racionalidade,mas não aconselho .faço isso em último caso.na minha opinião o melhor é fazer um vácuo bem feito, recarregar pelo peso da carga de gás refrigerante pedido pelo fabricante com uma balança eletronica.fazendo assim a gente fica mais tranquilo.

    Comment


    • #3
      boa noite, em caso de não dispor de balança, não saber a distância das tubulações, a carga deve ser feita com paciência. o aparelho deve ser colocado na função refrigerar, velocidade máxima e temperatura mínima. a carga deve ser feita aos poucos na forma líquida, e vc deve " ouvir " o compressor trabalhar até chegar na rotação máxima, para conferir a pressão. Na baixa, ela ficará entre 140 e 150 psi. Seria muito importante aferir a amperagem durante o processo e comparar com a etiqueta do fabricante. Acertada a carga, sugiro medir a temperatura na saída da evaporadora com um termômetro a laser, que provavelmente deve sair de 6 ° a 14 ° , dependendo da temperatura ambiente. Mas lembre - se : Este é um recurso para ser usado quando não há ferramentas e equipamentos completos, e certamente a experiência conta muito para " ler a máquina " . Boa sorte.

      Comment


      • #4
        Se não esta rendendo mesmo com as pressões indicando normal. Verifica como o amigo acima falou pelo SA. Capaz d ter algo restringindo a passagem do fluido. tipo estrangulamento da tubulação. Vale a pena averiguar cada detalhe, nunca é só uma coisa que ocasiona um defeito, mas uma série de fatores.
        Edivando Araujo

        Comment


        • #5
          Opa, a distancia da tubulação é em torno de 4 metros. Fui fazendo a carga aos poucos da forma liquida porém a pressão nunca chegava nos 140 psi, alias nem nos 120.

          Notei que o COMPRESSOR COMEÇOU A RONCAR, e não está gelando. Acho que exagerei no gás. Será que é isso ??

          Amanhã estarei retornando na casa do cliente e pretendo fazer a sugestão do Jairo, jogar fora todo o gás e colocar a qtde certa com uma balança. Não tenho a balança
          especifica para gás, por isso vou usar uma comum mesmo, já que a qtde é 900 gr redonda.

          Porque será que o compressor esta roncando?

          Comment


          • #6
            faça um teste no reator do motor do compressor qualquer equipamento inverter o motor parte a zero Hertz com isso a aperagem sobe de forma exagerada e em contra partida a tensao cai ai entra a funçao do reator que supre essa deficiencia, nos monentos em que a rotaçao do compressor varia. se o reator apresentar defeito o compressor vai apenas roncar, e quase o mesmo serviço que o capacitor exerce nos compressor fixo mais pode tambem ter acontecido um calço hidraulico por excesso de liquido

            Comment


            • #7
              de que forma testo o reator oziro?

              Comment


              • #8
                eu nao tenho a tabela de resistencia mais verifica se nao esta com sinal de queimado se nao esta aberto nas espira medindo continuidade ligue a maquina e verifique se a tensao trifasica nos bornes do compressor esta normal

                Comment


                • #9
                  essa verificação seria ver se está passando a corrente de 220v em todos os bornes do compressor, assim como mede-se a continuidade?

                  Comment


                  • #10
                    o compressor esta funcionando, não esta trancado, mas faz um ruido em uma certo parte do seu ciclo. Notei que estava com bastante - bastante mesmo - óleo na região próxima de onde encontrei o vazamento, que era em uma flange da evaporadora, a qual a porca estava trincada e rachada. Tinha óleo escorrido pela parede, inclusive, além de bastante óleo na parte de trás da carcaça.
                    Talvez não tenha óleo suficiente para lubrificação do compressor, fazendo o roncar, será que pode ser essa a causa do barulho?
                    Outra coisa, tem como colocar mais óleo no compressor? Teria necessidade disso ocorrendo uma situação de vazamento, como essa?

                    Comment

                    Working...
                    X