Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalação de ar condicionado de 60.000 btu, 40 metros de distância, qual a bitola?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Instalação de ar condicionado de 60.000 btu, 40 metros de distância, qual a bitola?

Sou novo neste ramo e gostaria de uma ajuda dos mais experientes.
    Tenho 3 equipamentos para instalar, 1 de 60.000 btus que as partes interna e externa ficarão à uma distância de 40 metros uma da outra, outro de 60.000 btus com 35 metros, e 1 de 18.000 com 35 metros.

1- Que bitola de tubulação devo utilizar? (segundo a tabela seria entre 1/2 e 3/4 ou 3/8 e 3/4 porém em razão da distância to achando pouco)
    2- Qual o preço aproximado de instalação de cada um desses equipamentos? (a tubulação e cabeamento elétrico já estarão passados).
    3- Tem diferença na questão da distância, utilizar um ar comum ou inverter? (os equipamentos não foram comprados ainda e terei que recomendar).
    4- Será que alguém teria uma tabela de bitolas em razão de potência em btus e distância entre as unidades externa e interna?

Desde já agradeço!

Boa noite, depende da marca dos equipamentos. Procure o manual de instalação e baixe - o. Os da Carrier por exemplo, tem a parte que fala sobre linhas longas, indicando as bitolas a serem utilizadas. Além da distância, é preciso ficar atento às curvas e desníveis. Boa sorte.

Comment

Postado originalmente por Bruno Moreira Ver Post
      Sou novo neste ramo e gostaria de uma ajuda dos mais experientes.
      Tenho 3 equipamentos para instalar, 1 de 60.000 btus que as partes interna e externa ficarão à uma distância de 40 metros uma da outra, outro de 60.000 btus com 35 metros, e 1 de 18.000 com 35 metros.

1- Que bitola de tubulação devo utilizar? (segundo a tabela seria entre 1/2 e 3/4 ou 3/8 e 3/4 porém em razão da distância to achando pouco)
      2- Qual o preço aproximado de instalação de cada um desses equipamentos? (a tubulação e cabeamento elétrico já estarão passados).
      3- Tem diferença na questão da distância, utilizar um ar comum ou inverter? (os equipamentos não foram comprados ainda e terei que recomendar).
      4- Será que alguém teria uma tabela de bitolas em razão de potência em btus e distância entre as unidades externa e interna?

Desde já agradeço!
      Meu caro, com essas distâncias que você menciona, aconselho chamar um profissional com bastante experiência para ele examinar e dar o seu parecer técnico, já que você afirma que é novo no ramo. A carrier por exemplo a distancia é 30 metros lineares, ou seja, curvas, sifões etc, e a espessura das linhas frigorígenas, vão muito além do que você imagina, o Split de 60.000 btu/h por exemplo, a linha de sucção para 30 metros é de 1.1/8, e 3/8 para a linha de liquido, isso para a correta eficiência do equipamento. Analise todo o investimento que o cliente estará fazendo, e o conforto que ira querer, uma instalação dessa exige muito conhecimento técnico. Segue um link com o manual de instalação da carrier.
      http://cdn.carrierdobrasil.com.br/do...-13--view-.pdf

Comment

Muito obrigado meu amigo. Foi em cima do que eu imaginei, 1.1/8 e 3/8. O problema é que só pediram para eu fazer a conexão (flange, rosca...) e vácuo. Quem foi contratado para passar a tubulação é outra pessoa (pedreiro/eletricista). Portanto, estou tentando pelo menos orienta-lo no que eu puder para que ele não faça muita besteira. rs...
        Mas de qualquer forma valeu pela dica e paciência em sanar minha dúvida.

Comment

Working...
        X