Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

carga de gas r410a

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Postado originalmente por José Henrique Ver Post
    Boa noite pessoal, comecei a trabalhar com refrigeração a poucos dias e estou com dúvidas na recarga do r410a.
    Não estou atendendo clientes por enquanto.
    Ocorre que retirei um ar condicionado de um quarto aqui de casa e passei o mesmo para a sala de tv, porém as primeiras flanges ficaram ruins e vazou gás.
    Já comprei a botija de r410a porém estou com dúvidas quanto como injetá-lo no sistema.
    Li as explicações a cima porém não consegui esclarecer algumas dúvidas.

    1º Dúvida: Tem como fazer a carga sem o uso da balança ?
    2º Dúvida: devo injetá-lo com o compressor desligado ?
    3º Dúvida: No meu caso, será uma recarga parcial, pois já tem refrigerante, porém não está completo; Na etiqueta indica que a carga ideal é 650g, como saber agora o quanto colocar para chegar a esse valor ?



    Sé for possível, aqueles mais experientes poderiam deixar um passo a passo para nós iniciantes podermos seguir e assim não errar.
    Graças a Deus estou errando no meu, o de casa, pior seria errar no ar do cliente.

    Desde já agradeço, e espero não estar atrapalhando.
    1º Dúvida: Tem como fazer a carga sem o uso da balança ?

    O correto é utilizar a balança.

    2º Dúvida: devo injetá-lo com o compressor desligado ?

    Sim, com o compressor desligado.

    3º Dúvida: No meu caso, será uma recarga parcial, pois já tem refrigerante, porém não está completo; Na etiqueta indica que a carga ideal é 650g, como saber agora o quanto colocar para chegar a esse valor ?

    Não se dá recarga parcial de R410a, ele é uma mistura de gases, quanto vazou de cada gás ? como não temos como saber recarga total sempre, vácuo, quebra o vácuo com o gás e balança para dar a carga correta.
    Em Tempo não use gases xing ling... use dupont se for possível.

    Att

    Erik

    Comment


    • #32
      boa tarde

      estou com dificuldades para calibrar o gas R410 de dois equipamentos eletrolux 58000 , segui a formula onde e coloquei o gas usando banlanca e todo o processo de vacuo, mas a linha de succao esta congelando, retirei todo o gas original do equipamento e fiz todo o procedimento de vacuo e fui colocando gas cheguei a colocar 1400 gramas de gas mas a pressao da linha de succao nao passa de 50 psi e continuna congelando a linha de succao e evaporadora. alguem se deparou com um problema parecido?

      grato a todos

      Comment


      • #33
        Olá Galera,
        Tenho a seguinte duvida, estou com um tri-Split inverter com vazamento na tubulação e para acha-la preciso desmontar o apartamento.
        A carga de gás está durando uns 3/4meses gostaria de saber se posso sempre que o sistema perder a carga refaze-la ou preciso de fato buscar aonde está o vazamento e concerta-lo. Alguém conhece um bom profissional para caçar o vazamento?
        Imagino que ficará mais em conta a recarga a cada 4 meses do que ir atrás do vazamento.
        Grato pela atenção
        Leonardo

        Comment


        • #34
          Parabéns Cícero, seus conhecimentos nesta linha de fluído refrigerante R-410a tá acima da média, de fato o R-410a amedronta muito os profissionais de refrigeração, mas é um refrigerante como qualquer outro, o que temos que ter é um pouco mais de cuidado e curiosidade, ler mais sobre esse fluído.
          Para complementar o que já foi dito pelo Cicero Freitas, a mistura se faz por dois Fluídos: R-32 em 50% da proporção e o R-125 nos outros 50% da proporção, que num vazamento ou carregamento na fase vapor aquele que for mais volátil carrega ou vaza mais, sendo assim, usem balança sempre. Esqueça pressão, não se carrega fluído R-410a controlando a pressão, lembrem-se que é um equipamento inverter (Na maioria das vezes), ou seja, a velocidade é variável.
          Em fim, na dúvida faça uma carga completa utilizando uma balança e carregando conforme orientações dos fabricantes.
          Atenciosamente.
          Edilson R Silva
          Instrutor Técnico.

          Comment


          • #35
            Duvida sobre recarga completa com R22

            Galera, só pra não abrir outro tópico...
            To com uma duvida sobre recarga de gás R22... Se alguem puder me responder, agradeço...
            No curso que fiz, os instrutores me disseram que quando vou fazer uma recarga ou apenas completar com o gás R22 devo fazer com a garrafa virada de cabeça para baixo, e em vário videos que vi na internet, a maioria faz com a garrafa virada para cima...
            Agora fiquei na dúvida...
            Utilizando o R22 qual o procedimento correto ?
            Garrafa virada para baixo ou para cima ?

            Se alguem tiver uma passo a passo só para esclarecer mesmo tbm agradeço...
            Desde ja obrigado.

            Comment


            • #36
              Postado originalmente por Clebi Ver Post
              Galera, só pra não abrir outro tópico...
              To com uma duvida sobre recarga de gás R22... Se alguem puder me responder, agradeço...
              No curso que fiz, os instrutores me disseram que quando vou fazer uma recarga ou apenas completar com o gás R22 devo fazer com a garrafa virada de cabeça para baixo, e em vário videos que vi na internet, a maioria faz com a garrafa virada para cima...
              Agora fiquei na dúvida...
              Utilizando o R22 qual o procedimento correto ?
              Garrafa virada para baixo ou para cima ?

              Se alguem tiver uma passo a passo só para esclarecer mesmo tbm agradeço...
              Desde ja obrigado.
              olha eu faço com a garrafa virada para cima injetando só gás,pra evitar golpe de líquido no cabeçote do compressor e dar calço mecânico

              Comment


              • #37
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                olha eu faço com a garrafa virada para cima injetando só gás,pra evitar golpe de líquido no cabeçote do compressor e dar calço mecânico
                Eu estou começando agora e a maioria dos procedimentos estou fazendo primeiro no meu ar...
                Em um ar aqui de casa eu completei o gás...
                Em outro ar que ja estava faltando gás e não tinha sido feito vácuo, retirei todo o gás, fiz vácuo e dei uma carga completa de gás...
                Nos dois procedimentos fiz com a garrafa virada para baixo e até agora está tudo 100%...

                Mais alguem faz com a garrafa virada para cima ???
                Aguardo mais opniões...
                Obrigado.

                Comment


                • #38
                  Postado originalmente por Clebi Ver Post
                  Eu estou começando agora e a maioria dos procedimentos estou fazendo primeiro no meu ar...
                  Em um ar aqui de casa eu completei o gás...
                  Em outro ar que ja estava faltando gás e não tinha sido feito vácuo, retirei todo o gás, fiz vácuo e dei uma carga completa de gás...
                  Nos dois procedimentos fiz com a garrafa virada para baixo e até agora está tudo 100%...

                  Mais alguem faz com a garrafa virada para cima ???
                  Aguardo mais opniões...
                  Obrigado.
                  Clebi olha só, eu s ó faço recarga de R-22 com a garrafa para cima, nunca fiz com ela para baixo. em alguns casos quando efetuado a carga do R-22 com a garrafa para baixo também funciona porém o risco de calço mecânico e golpe de liquido aumenta drasticamente. Por isso recomendo faça sempre com a garrafa para cima sempre.

                  Comment


                  • #39
                    Postado originalmente por Wesley Marrion Damião Ver Post
                    Clebi olha só, eu s ó faço recarga de R-22 com a garrafa para cima, nunca fiz com ela para baixo. em alguns casos quando efetuado a carga do R-22 com a garrafa para baixo também funciona porém o risco de calço mecânico e golpe de liquido aumenta drasticamente. Por isso recomendo faça sempre com a garrafa para cima sempre.
                    Obrigado pela informação amigo...
                    A partir de agora só vou fazer com a garrafa virada para cima mesmo...
                    Mas eu realmente pensava que precisava entrar na forma de liquido...
                    Mas valew..
                    Excelente fórum, aqui sempre aprendemos mais.

                    Comment


                    • #40
                      Postado originalmente por Clebi Ver Post
                      Eu estou começando agora e a maioria dos procedimentos estou fazendo primeiro no meu ar...
                      Em um ar aqui de casa eu completei o gás...
                      Em outro ar que ja estava faltando gás e não tinha sido feito vácuo, retirei todo o gás, fiz vácuo e dei uma carga completa de gás...
                      Nos dois procedimentos fiz com a garrafa virada para baixo e até agora está tudo 100%...

                      Mais alguem faz com a garrafa virada para cima ???
                      Aguardo mais opniões...
                      Obrigado.
                      existem um conjunto de procedimentos,boas práticas na refrigeração,aliado à ferramentas,que ao longo dos anos a gente vai aprendendo a conhecer e a utilizar em cursos,fabricantes,treinamentos,nas faculdades,em feiras e eventos do nosso setor e que a gente vai aprendendo e não trabalha de outra forma,ou seja trabalhamos da maneira naturalmente correta.

                      por esses muitos anos que já se passaram por debaixo da ponte rsrsrs já vi gente trabalhar do jeito certo e do jeito errado em qualquer segmento,e fatalmente e principalmente na nossa área de atuação,e pode ter certeza que se alguém faz o contrário ao que te dizemos aqui ou que pede os manuais e fabricantes ,estão fazendo errado,independentemente se o resultado foi aparentemente bom ...não recomendável dar carga em condicionadores que operam com R22 no estado líquido como vc fez,porque é ruim e prejudicial ao compressor.esse não é o procedimento correto de fazer essa carga com esse gás e esse tipo ou modelo de condicionador..tem gente que faz.esse forum é legal por isso,ao e informar e confirmar que tem um jeito certo ou que podemos aprender do jeito certo,e por tabela crescer ,se qualificar,evoluir como prestador de serviços que somos.seja bem vindo boa sorte um abraço

                      Comment


                      • #41
                        André

                        90 a 110 psi para aparelho de até quantos BTU eu devo usar esse referencia ??

                        Comment


                        • #42
                          Postado originalmente por andre babynton
                          olá lorival tudo bem

                          é o seguinte depois do vacuo bem feito vc conecta o botijão de gáste ponta cabeça isso é essencial tá,

                          ai vc faz a carga ele vai girar na media de 90 a 110 "psi" no manifold proprio faz ai o superaquecimento e beleza maninhu

                          espero ter ajudado
                          Andre para aparelho de até quantos BTU eu posso usar essa referencia de 90 a 110 psi ??

                          Comment


                          • #43
                            Postado originalmente por andre babynton
                            olá lorival tudo bem

                            é o seguinte depois do vacuo bem feito vc conecta o botijão de gáste ponta cabeça isso é essencial tá,

                            ai vc faz a carga ele vai girar na media de 90 a 110 "psi" no manifold proprio faz ai o superaquecimento e beleza maninhu

                            espero ter ajudado
                            Andre
                            Para aparelhos de até quanto BTU eu posso usar essa referencia de 90 a 110 psi ??

                            Comment


                            • #44
                              olá Lourival ,,
                              eu estou com um problema no meu serviço..
                              o problema e o seguinte ,, eu fiz uma manutenção e uma split eletrolux ela usa o gás r410a ,, e logo após eu fiz todos os procedimentos necessários e correto de uma manutenção, e depois de um tempo as duas tubulações começaram a suar muito ...
                              oque pode ser Lourival?

                              Comment


                              • #45
                                Boa tarde amigos. Gostaria de uma ajuda técnica dos amigos. Não tenho muita experiência com o R410A. Tenho um cliente onde está instalado um FUJITSU de 12.000BTU's e necessita fazer uma higienização urgente, um outro rapaz que cuidava da manutenção deixou de atender e disse que era falta de gás. Pois bem, falta de gás não é, já verifiquei as pressões e corrente elétrica. A evaporadora está tomada de sujeira impedindo a troca de calor, ocasionando a falta de climatização. Por esse motivo pergunto. Posso recolher o gás na condensadora, fechar os registros e sacar a evaporadora para higienizar. Depois um vácuo e liberar o gás recolhido? Como se faz com o R22!

                                Agradeço aos amigos desde já.

                                Comment

                                Working...
                                X