Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tubos PEX / PPR

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tubos PEX / PPR

    Boa tarde.

    Trabalho na região de Itapema-SC e tenho sentido uma movimentação (em especial em pedidos de algumas construtoras) quanto ao uso de tubulações PEX e PPR em substituição do cobre.

    Gostaria de saber a opinião de quem passou a trabalhar ou já trabalhou com este tipo de tubulação, uma vez que as informações que tenho até agora são escassas e vão da condição de "material milagroso, mais flexível, mais barato, mais fácil de instalar, menor necessidade de isolação térmica, sem solda, menor número de conexões e emendas, etc." até a de que o material apresenta baixa eficiência e é condenado a corrosão em pouco tempo de uso.

    Grato

    Lucas Oliveira

  • #2
    que eu saiba esses tubos é pra agua quente pex é de uma camada e ppr é de dupla camada. se sua pergunta é sobre tubulação hidráulica esse tubos vem evoluindo já a algum tempo principalmente pela tigre que a muito tempo lançou tubos de pvc pra agua quente o famoso aquaterm entrou no mercado substituindo o cobre na hidráulica com eficacia,economia e qualidade.isso te falo pelo que eu tenho visto nas obras na parte hidráuica.

    Comment


    • #3
      Jairo, na verdade estava me referindo a tubulação para ar condicionado, em substituição do cobre.
      No caso do PEX eu até recebi uma amostra da fornecedora Astra, é tubo composto por PEX - Alumínio - PEX unidos por camadas adesivas. Mas no próprio catalogo da linha 278 da Tigre, sobre PPR Industrial, é citado como aplicável no uso em instalações de ar condicionado.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Lucas Oliveira Ver Post
        Jairo, na verdade estava me referindo a tubulação para ar condicionado, em substituição do cobre.
        No caso do PEX eu até recebi uma amostra da fornecedora Astra, é tubo composto por PEX - Alumínio - PEX unidos por camadas adesivas. Mas no próprio catalogo da linha 278 da Tigre, sobre PPR Industrial, é citado como aplicável no uso em instalações de ar condicionado.
        olha isso é novidade para mim .e se for verdade vou comprar pra testar.acredito que nem precise de isolação .

        PPR TERMOFUSÃO
        Linha completa para instalações prediais de água fria e quente.
        Sua função é conduzir água fria e quente com alta exigência de desempenho e durabilidade em instalações prediais de residências, hotéis, industria, clubes e hospitais. Pode ser utilizado também em sistemas de calefação, instalação de condicionadores de ar frio e quente, instalações navais e industriais.abraço obrigado por compartilhar

        http://tigre.com.br/pt/produtos_linh...i=4&lnh_id=298

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          olha isso é novidade para mim .e se for verdade vou comprar pra testar.acredito que nem precise de isolação .

          PPR TERMOFUSÃO
          Linha completa para instalações prediais de água fria e quente.
          Sua função é conduzir água fria e quente com alta exigência de desempenho e durabilidade em instalações prediais de residências, hotéis, industria, clubes e hospitais. Pode ser utilizado também em sistemas de calefação, instalação de condicionadores de ar frio e quente, instalações navais e industriais.abraço obrigado por compartilhar

          http://tigre.com.br/pt/produtos_linh...i=4&lnh_id=298
          sou tecnico autorizado em compressor a parafuso sempre uso tubo ppr azul da unikap para instalaçao linha de ar comprimido muito facil e pratico para trabalhar nao da vazamento e segundo a fabrica tem garantia de 50 anos quando vencer a garantia ja estou com 105 anos kkkk abs

          Comment


          • #6
            legal oziro.é bom saber.mais uma vez o forum ajudando a gente.vou procurar fabricantes e representantes pra comprar e experimentar.

            Comment


            • #7
              Lucas, na verdade acredito que a aplicação para ar condicionado referida no catálogo que você viu deve ser para sistemas de água gelada. Eu participei de uma obra onde foi utilizado o PPR para ligar todos os fan coils, ficando somente a prumada principal que vem dos chillers com aço carbono.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                legal oziro.é bom saber.mais uma vez o forum ajudando a gente.vou procurar fabricantes e representantes pra comprar e experimentar.
                a unikap e de guarulhos proximo a rodovia dutra preço muito bom e vende qualquer quantia voce pode trocar os velhos tubos de ferro dos compressores apresentando o serviço para varias empresas para aqueles que quiser fazer um curso em compressor a parafuso sera de grande valia pois sao compressores automatizados tem um painel de comando e trabalha em estrela,triangulo para fazer qualquer alteraçao precisa entrar no codigo da fabrica e avisa no painel quantas horas de trabalho falta para fazer a troca de oleo se nao parar para a troca ele desliga o motor e so liga apos a troca do oleo isso faz com que o tecnico seja avisado com antecedencia para a manutençao e tem codigo de erro igual a dos ar condicionado e uma grana a mais que entra no orçamento

                Comment


                • #9
                  Só para vocês entenderem o que eu estou falando então, segue o catálogo que eu me referia da tigre: http://www.google.com.br/url?sa=t&rc...W-Y-3d5dWxqoJg

                  E o site da Astra: http://www.astra-sa.com.br/destaques...titemperatura/

                  Este ultimo eu tenho uma amostra em mãos inclusive, me parece material bem interessante, mas como eu disse, minha duvida é quanto a resistência a longo prazo.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Lucas Oliveira Ver Post
                    Só para vocês entenderem o que eu estou falando então, segue o catálogo que eu me referia da tigre: http://www.google.com.br/url?sa=t&rc...W-Y-3d5dWxqoJg

                    E o site da Astra: http://www.astra-sa.com.br/destaques...titemperatura/

                    Este ultimo eu tenho uma amostra em mãos inclusive, me parece material bem interessante, mas como eu disse, minha duvida é quanto a resistência a longo prazo.
                    conversei com o pessoal da tigre esse tubo é compatível em sistemas de agua gelada schiller e a compressores parafuso como bem disse nosso colega forista oziro,portanto as bitolas dos tubos de acordo a tigre e acredito que dos outros fabricantes também vão de 20mm a 130 mm são bitolas maiores pra sistemas também maiores ...que trabalha com sistema de agua gelada ou agua quente e o pessoal que conversei conhece e realmente utiliza.

                    pra gente que instala mais mini split de parede e piso teto vamos utilizando o cobre.espero que o nosso mercado se torne atraente pros fabricantes e começam a planejar em produzir bitolas menores pra nossa área de atuação mas penso que a fabricação desses tubos em bitolas menores ainda é complicado e provavelmente muito cara pela características desse tubo,ficaria inviável a produção seriada deles tanto pela produção em si como pelo preço .mas acho também que a médio prazo vai aparecer pra nossa alegria rsrsrs esses tubos compatíveis aos mini split´s de parede e piso teto.pelo que observei bem mais interessantes do que o alumínio.

                    não se esquecendo que esse tubo precisa de uma série de acessórios principalmente o equipamento de termo fusão e derivações .mas pela maleabilidade ,leveza ,durabilidade e suportando altas pressões de trabalho quando entrar no nosso segmento vai ser uma bela opção .talvez no começo bem mais caro ,mas como tudo que é novidade ,com o tempo o preço estabiliza. obrigado pelo colega postar .pelo menos a gente já está conhecendo e partir de agora vamos acompanhar a evoluçao da conversa .abraço boa sorte jairo

                    Comment


                    • #11
                      Obrigado Jairo, Cícero e Oziro, pelas respostas.
                      Realmente cheguei ao ppr da Tigre depois de começar a procurar a respeito de qual material se referia uma construtora que estou atendendo. No final eles que me passaram a indicação da Astra.

                      No caso da Astra eu posso afirmar com certeza que pode ser utilizado em sistemas Split. Estou com o folheto (que apresenta inclusive a imagem de um Split com sistema instalado na capa) e a amostra do material em mãos. Para este material inclusive não há a necessidade do equipamento de termofusão, funcionando com um escareador plástico para chanfrar e anéis de compressão.

                      Como dito pelo Jairo, se resistir bem as baixas temperaturas e a corrosão, tenho expectativas muito maiores do que quanto ao alumínio, que na minha empresa eu nem cogito utilizar.

                      Provavelmente chamarei novamente o representante para conversar, mas de qualquer forma está construtora deu indícios que pretende realizar a próxima obra experimentando este material. Então vou continuar me informando sobre o assunto, talvez testar na minha loja antes (embora minha maior dúvida seja o uso a longo prazo). De qualquer forma eu vou lhes informando conforme for adquirindo novas informações.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Lucas Oliveira Ver Post
                        Obrigado Jairo, Cícero e Oziro, pelas respostas.
                        Realmente cheguei ao ppr da Tigre depois de começar a procurar a respeito de qual material se referia uma construtora que estou atendendo. No final eles que me passaram a indicação da Astra.

                        No caso da Astra eu posso afirmar com certeza que pode ser utilizado em sistemas Split. Estou com o folheto (que apresenta inclusive a imagem de um Split com sistema instalado na capa) e a amostra do material em mãos. Para este material inclusive não há a necessidade do equipamento de termofusão, funcionando com um escareador plástico para chanfrar e anéis de compressão.

                        Como dito pelo Jairo, se resistir bem as baixas temperaturas e a corrosão, tenho expectativas muito maiores do que quanto ao alumínio, que na minha empresa eu nem cogito utilizar.

                        Provavelmente chamarei novamente o representante para conversar, mas de qualquer forma está construtora deu indícios que pretende realizar a próxima obra experimentando este material. Então vou continuar me informando sobre o assunto, talvez testar na minha loja antes (embora minha maior dúvida seja o uso a longo prazo). De qualquer forma eu vou lhes informando conforme for adquirindo novas informações.
                        mais uma vez obrigado..vamos pesquisar daqui também.pelo link que vc passou vou entrar em contato com o pessoal da astra .depois posto o resultado valeu abraço boa sorte jairo

                        Comment


                        • #13
                          entrei no link ..vc teria algum contato pra melhores esplicações sobre bitolas,como seria esse anel ,pressões de trabalho etc...abraço jairo

                          Comment


                          • #14
                            Algumas informações eu tenho.
                            A pressão máxima de trabalho é de 3,8 Mpa ou 38 bar, com um temperatura máxima de 60ºC.

                            O contato que eu tenho é do representante daqui de SC, mas ele chegou até mim depois que eu enviei um e-mail pedindo cotações e mais informações para ele.

                            vte@astra-sa.com.br

                            Comment


                            • #15
                              Pode pesquisar por FRIOPEX, já está havendo alguma demanda de trabalho com este tipo de tubulação.

                              Comment

                              Working...
                              X