Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre R22

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvidas sobre R22

    Pessoal,bom dia.
    primeiro de tudo,me desculpem se isso já existir em outro tópico.
    Vamos lá. Eu sou técnico em eletrônica,não em refrigeração. Vira e mexe algum conhecido me pede pra ver alguma coisa é sempre acabo ajudando.
    Numa dessas oportunidades,um conhecido me deu um ar portátil de 8500btu da gree,disse que o conserto na época iria sair muito caro. Como eu conheço um pouco,peguei o equipamento,desmontei e achei o térmico do compressor com defeito. Depois de muito peregrinar,achei um térmico novo e troquei,gelando bonito...aí fui fechar o aparelho,e colocar os parafusos que faltavam.furei o condensador com um parafuso 3mm maior que o necessário.fiquei P da vida,mas acontece.
    Comprei FOSCOOPER,maçarico de oxigênio-glp,fechei o furo,ok. Comprei a schrader pra instalar. Vira daqui,dali,mexe,só achei um lugar pra instalar a maldita,na linha de alta,sem ter que cortar lata nenhuma .o acesso do compressor é o pior que já vi. Mas bem. Soldei e instalei a schrader . Fiz vácuo,manifold acusando mais de 500(quase 800) de vácuo,deixei dois dias,nada de baixar,partir pra carga.legal. fluido,garrafa virada,carregando,sem balança,com latinha de 1kg,vai 450 no equipamento. Pressão com ele desligado em 80psig. Mudei pro manômetro de alta,liguei e deixei trabalhar,pressão estável dentro de 200 a 220psig. Normalmente o pessoal fala em pressão de baixa de 65-70psig. Como saber se a pressão em alta está ok ,considerando que não tive outro lugar pra instalar a schrader? Obrigado a todos desde já.
    Boa semana.

  • #2
    Equipamento de baixa capacidade a schrader geralmente fica na linha de baixa. A quantidade de gás você coloca por balança de acordo com as especificações de fábrica. A pressão depende da temperatura ambiente, e pra isso você precisaria fazer o superaquecimento 60-70 é o normal. Agora tem que ver a qualidade do fluido refrigerante, se for freon(DuPont) você consegue superaquecimento(que nada mais é do que uma calibração da quantidade de gás levando em conta a temperatura do meio) nessa faixa. Se for outros fluidos fuleragem a quantidade geralmente é maior, levando a um aumento da pressão. O superaquecimento significa calibrar o equipamento para ter a maior eficiência usando a menor quantidade de fluido possível.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por malcunha Ver Post
      Pessoal,bom dia.
      primeiro de tudo,me desculpem se isso já existir em outro tópico.
      Vamos lá. Eu sou técnico em eletrônica,não em refrigeração. Vira e mexe algum conhecido me pede pra ver alguma coisa é sempre acabo ajudando.
      Numa dessas oportunidades,um conhecido me deu um ar portátil de 8500btu da gree,disse que o conserto na época iria sair muito caro. Como eu conheço um pouco,peguei o equipamento,desmontei e achei o térmico do compressor com defeito. Depois de muito peregrinar,achei um térmico novo e troquei,gelando bonito...aí fui fechar o aparelho,e colocar os parafusos que faltavam.furei o condensador com um parafuso 3mm maior que o necessário.fiquei P da vida,mas acontece.
      Comprei FOSCOOPER,maçarico de oxigênio-glp,fechei o furo,ok. Comprei a schrader pra instalar. Vira daqui,dali,mexe,só achei um lugar pra instalar a maldita,na linha de alta,sem ter que cortar lata nenhuma .o acesso do compressor é o pior que já vi. Mas bem. Soldei e instalei a schrader . Fiz vácuo,manifold acusando mais de 500(quase 800) de vácuo,deixei dois dias,nada de baixar,partir pra carga.legal. fluido,garrafa virada,carregando,sem balança,com latinha de 1kg,vai 450 no equipamento. Pressão com ele desligado em 80psig. Mudei pro manômetro de alta,liguei e deixei trabalhar,pressão estável dentro de 200 a 220psig. Normalmente o pessoal fala em pressão de baixa de 65-70psig. Como saber se a pressão em alta está ok ,considerando que não tive outro lugar pra instalar a schrader? Obrigado a todos desde já.
      Boa semana.
      Pra fazer superaquecimento você precisa de pelo menos um manifold analógico, uma tabela de pressão vs temperatura pro fluido que você está usando e termômetro pra monitorar a temperatura e poder fazer os cálculos. Se você trabalhasse com climatização eu te recomendaria adquirir um manifold com vacuomentro embutido tipo: testo 557, fieldpiece sman 360/460 ou um mastercool que evita toda essa dor de cabeça e economiza tempo.

      Comment

      Working...
      X