Senhores Boa tarde,Estou numa Encrenca braba me ajudem por favor,instalei 03 maquinas de 90.000 Springer. e todas 03 apresentam congelamento de serpentina do evaporador,a válvula de sucção e o compressor fica coberto de gelo.a pressão não passa de 40 pisig. medi os capacitores do ventilador tao dentro da normalidade.evaporador limpo(novo). fiz o vácuo corretamente. motores do evaporador novos.vazao dentro do padrão. a valvula cartucho esta colocada corretamente. e a 093. so veio ela. tubulação tem 25 mts. 3/8 e 7/8. não sei mas o que faço.
Orçamento de Ar Condicionado - Posts
Collapse
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Piso Teto Springer 90.000 Btu´s congelando a sucção e evaporador.
Collapse
X
-
este ar e um piso teto de 90k ou 80kPostado originalmente por Ricardo pedrosa Ver PostSenhores Boa tarde,Estou numa Encrenca braba me ajudem por favor,instalei 03 maquinas de 90.000 Springer. e todas 03 apresentam congelamento de serpentina do evaporador,a válvula de sucção e o compressor fica coberto de gelo.a pressão não passa de 40 pisig. medi os capacitores do ventilador tao dentro da normalidade.evaporador limpo(novo). fiz o vácuo corretamente. motores do evaporador novos.vazao dentro do padrão. a valvula cartucho esta colocada corretamente. e a 093. so veio ela. tubulação tem 25 mts. 3/8 e 7/8. não sei mas o que faço.
-
Tubulação de 25 mts, vc deveria ter utilizado tubos de 1 1/8 e 1/2, e quanto ao desnível entre as unidades ? Conferiu o kit de expansão, pois com uma tubulação longa, se vc não soldou com nitrogênio, pode ter formado borras, que podem obstruir a passagem do gás pelo orifício. Confira se o kit foi montado corretamente ou se o mesmo está obstruído. Boa sorte.
Comment
-
A tubulação foi limpa com 141b.retirei os orificios e estavam limpos. Ela é de 80.000 (errei digitei 90). quanto ao nível os dois na mesma altura. Esse modelo vem apenas 1 orificio que e o 093. conforme no manual. retirei e coloquei o um mais fino e aconteceu a mesma coisa. poxa nunca tinha pego um defeito assim.
Comment
-
Quando congela a sucção mesmo com a pressão de baixa baixa, é sinal que está havendo uma expansão logo após a evaporadora, causada por amassamento ou entupimento na tubulação. Verifica onde começa a formação de gelo. Pode ser em alguma flange ou solda que escorreu pra dentro da tubulação. Onde estiver obstruído vai haver uma queda brusca da pressão e da temperatura na tubulação.
Comment
-
onde voce colocou o pistao de expansao na saida da condensadora ou na entrada da evaporadora apos 15metros de tubulaçao eu faço o que o marcio h citou uso tubulaçao de 1.1/8 na sucçao voce disse que esta com dificuldade de injetar gas eu meço o comprimento da tubulaçao faço o calculo de quantas gramas vai de fluido e quebro o vacuo com o fluido ja na quantidade certa para depois abrir as valvulas para liberar o gas da condensadora, se voce tem o equipamento para tirar o ventil da chiraider da linha de sucçao fica mais facil de injetar o gas mais se estiver muito frio ai so com a cinta termica no bujao mais vai dando retorno para o forum
Comment
-
Eu instalei a válvula de expansão na entrada do Evaporador. Mas o Problema não e entrar gás. se fosse deficiência de gás eu colocava. O problema e esse congelamento no evaporador,linha de sucção na entrada do condensador. se fosse deficiência congelava os capilares de entrada do gás no evaporador. agora congelar retorno nunca vi.
Olha só, o que faz congelar o evaporador.Evaporador obstruído por sujeira, Motor do evaporador com defeito,turbinas sujas ou quebradas,Deficiência de gás,filtros de telas sujos, quando por algum motivo não esta havendo troca de calor no Evaporador. não e o meu caso. A tubulação até concordo que tem que ser 1.1/8. mas tem uma Instalada do mesmo modelo com tubulação de 3/4. e não congela. Pode ser defeito de Fabricação do Evaporador será. mas todas as 03. o mesmo defeito. mistério....
Comment
-
eu tenho um manual de uma 80k piso teto da elgin que diz o seguinte congelamento na linha de sucçao excesso de gas,filtro sujo, temperatura ambiente muito baixa. .congelamento no evaporador falta de gas,filtro obstruido voce verificou se a tensao da maquina e a mesma que esta sendo alimentada outro dia um cliente comprou uma york 60k 220 v trifasica quando fui instalar a maquina era 380v trifasica e muito esquisito as tres maquinas com o mesmo problema meça a amperagem da maquina e compare com que esta na etiqueta amperagem fora dos padroes pode indicar pouco gas ou exesso de gas, obstruçao, umidade,com serteza voce completou a carga de gas voce verificou se e compativo com a que veio na maquina somos seres humanos estamos sujeito a erroPostado originalmente por Ricardo pedrosa Ver PostEu instalei a válvula de expansão na entrada do Evaporador. Mas o Problema não e entrar gás. se fosse deficiência de gás eu colocava. O problema e esse congelamento no evaporador,linha de sucção na entrada do condensador. se fosse deficiência congelava os capilares de entrada do gás no evaporador. agora congelar retorno nunca vi.
Olha só, o que faz congelar o evaporador.Evaporador obstruído por sujeira, Motor do evaporador com defeito,turbinas sujas ou quebradas,Deficiência de gás,filtros de telas sujos, quando por algum motivo não esta havendo troca de calor no Evaporador. não e o meu caso. A tubulação até concordo que tem que ser 1.1/8. mas tem uma Instalada do mesmo modelo com tubulação de 3/4. e não congela. Pode ser defeito de Fabricação do Evaporador será. mas todas as 03. o mesmo defeito. mistério....
Comment
-
valeu colega assim que resolver o problema da um retorno mesmo o CPD ser um lugar um pouco quente mas a temperatura setada e baixa e pode ocorrer congelamento estou com uma maquina de 80k da elgin instalada em uma igreja ja faz cinco anos agora esta apresentando o mesmo problema da sua congela a evaporadora e a linha de sucçao e depois a maquina desliga, a pressao de baixa esta com 40psig e a amperagem um pouco abaixo do normal preciso renovar o cadastro do ibama para comprar o gas ai e que vou realmente mexer na maquinaPostado originalmente por Ricardo pedrosa Ver PostE uma área de CPD, talvez seja porque a Temperatura ambiente exigida pelo Cliente seja 17 graus... e a unica Explicação Plausível.poxa tbm não tenho certeza...isso me deixa intrigado. mas obrigado a todos que me ajudaram. obrigado.
Comment

Comment