Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

capilar entupido

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • capilar entupido

    Boa noite a todos.
    Estou com problemas com uma elgin hi wall 30.000.
    Ao ligar a maquina depois de alguns minutos medi as pressoes alta = 75PSI e Baixa 50 PSI. Amperagem do compressor 13 A
    Acontece que o compressor está esquentando muito e depois de 10 minutos ligado ele desarma e só rearma depois de algum tempo.
    Acredito que está entupido o capilar. Porque não gela quase nada porem as linhas estão bem geladas.
    Alguem pode me ajudar?

  • #2
    Postado originalmente por Lemos Ver Post
    Boa noite a todos.
    Estou com problemas com uma elgin hi wall 30.000.
    Ao ligar a maquina depois de alguns minutos medi as pressoes alta = 75PSI e Baixa 50 PSI. Amperagem do compressor 13 A
    Acontece que o compressor está esquentando muito e depois de 10 minutos ligado ele desarma e só rearma depois de algum tempo.
    Acredito que está entupido o capilar. Porque não gela quase nada porem as linhas estão bem geladas.
    Alguem pode me ajudar?
    meça a capacitancia do capacitor de partida que e de 60mf pode estar fraco pois alem de dar a partida no compressor ajuda a manter o compressor em funcionamento

    Comment


    • #3
      boa noite oziro.
      medi a capacitor e esta com 59,4 acredito que dentro da tolerancia.
      mas tem mais algumas mediçoes que fiz:
      com aparelho ligado a 19 graus:
      amperagem: 13,4
      pressão de alta: 75 psi
      pressão de baixa: 50 psi
      super aquecimento muito alto: 19
      bornes compressor: não está em curto com a massa
      c x s = 5.0
      c x r = 3.4
      s x r = 6.4
      detalhes: depois de aproximadamente 10 minutos desarma o compressor ( verifiquei que está muito quente) desarmando pelo termico.
      outra coisa é que colocando a mao na saida das valvulas as mesmas estão bem geladas. resumo : o aparelho não gela quase nada.
      condensadora limpa, evaporadora limpa, ( tudo bem que a carga está um pouco baixa ( 50 psi a 27 graus ) mas porque esuqenta tanto o compressor e a pressão de alta não deveria estar a uns 200 psi ??

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Lemos Ver Post
        boa noite oziro.
        medi a capacitor e esta com 59,4 acredito que dentro da tolerancia.
        mas tem mais algumas mediçoes que fiz:
        com aparelho ligado a 19 graus:
        amperagem: 13,4
        pressão de alta: 75 psi
        pressão de baixa: 50 psi
        super aquecimento muito alto: 19
        bornes compressor: não está em curto com a massa
        c x s = 5.0
        c x r = 3.4
        s x r = 6.4
        detalhes: depois de aproximadamente 10 minutos desarma o compressor ( verifiquei que está muito quente) desarmando pelo termico.
        outra coisa é que colocando a mao na saida das valvulas as mesmas estão bem geladas. resumo : o aparelho não gela quase nada.
        condensadora limpa, evaporadora limpa, ( tudo bem que a carga está um pouco baixa ( 50 psi a 27 graus ) mas porque esuqenta tanto o compressor e a pressão de alta não deveria estar a uns 200 psi ??
        a amperagem esta boa fiz manutençao em uma elgin 30k piso teto aos 15 dias atras motor estava esquentando muito e abria o termico era defeito no capacitor quanto a pressao se a espansao do gas ( capilar) for na condensadora nao tem linha de alta e sim linha de liquido ai a pressao e baixa entre 75 e 85 psig se a expansao for na evaporadora ai tem linha de alta e a pressao em torno de 220 a 250 psig se o capilar estivesse entupido a pressao na linha de sucçao era muito baixa ou ate negativa verifique se nao tem tubo estrangulado ou o compressor esta em fim de carreira

        Comment


        • #5
          Obrigado pela ajuda Oziro. O problema está solucionado. Tinhamos 02 problemas
          1 - Capilar obstruido ( troquei o capilar e filtro)
          2 - O sensor de serpentina da evaporadora estava com uma medida muito acima dos 5K por volta dos 23K oscilando
          Troquei o sensor e testei o sensor de ambiente e tudo ficou OK
          Fiz vacuo e fiz nova carga de gas 60 PSI e o super aquecimento ficou entre 9 e 10 ( dentro da faixa aceitável).
          Vc vê né? Capilar entupido e sensor da serpentina ruim. Ahhhhh Elgin só me da trabalho rssss

          Comment


          • #6
            Oziro e colegas do forum. Agora tenho outra missão Elgin pisoteto 48.000 trifasico 220
            Maquina ligada 19 graus gelando bem mas depois de +ou- 20 minutos desarma o compressor, depois de uns minutos religa e passado mais uns 15 minutos desarma e aí não volta mais , indicando um erro ( pisca 3 vezes verde operação) e não volta mais, porem se acionar o controle remoto volta a gelar e assim vai nesta rotina. por ser uma sala de aula até que se resolva o problema a profeesora fica ligando pelo controle todas as vezes que para.
            Bem testei os sensores OK , por duvida troquei por novos ( nada) troquei a placa eletronica ( nada) o erro persiste, carga de gas OK, amperagem OK, pressostato fiz uma jump ( nada ) Podem me dar uma luz ???? Obrigado

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Lemos Ver Post
              Oziro e colegas do forum. Agora tenho outra missão Elgin pisoteto 48.000 trifasico 220
              Maquina ligada 19 graus gelando bem mas depois de +ou- 20 minutos desarma o compressor, depois de uns minutos religa e passado mais uns 15 minutos desarma e aí não volta mais , indicando um erro ( pisca 3 vezes verde operação) e não volta mais, porem se acionar o controle remoto volta a gelar e assim vai nesta rotina. por ser uma sala de aula até que se resolva o problema a profeesora fica ligando pelo controle todas as vezes que para.
              Bem testei os sensores OK , por duvida troquei por novos ( nada) troquei a placa eletronica ( nada) o erro persiste, carga de gas OK, amperagem OK, pressostato fiz uma jump ( nada ) Podem me dar uma luz ???? Obrigado
              colega primeiro valeu pelo retorno isso indica que mesmo com muitos anos de esperiencia ainda tenho muito para aprender quanto a maquina de 48k na minha apostila diz que tres piscada no led operaçao a cada 8 segundos e anormalia no sistema de refrigeraçao ou vazamento de gas mais quando ela desligar meça se esta chegando tensao 220v no borne A1 e A2 para saber se o defeito esta na evaporadora ou na condensadora verifique se a serpentina da condensadora nao esta suja e se a rotaçao dos 2 ventiladores da condensadora esta com rotaçao normal pois o compressor pode estar desligando por temperatura alta

              Comment


              • #8
                OK Segunda feira vou fazer o testes e retorno .
                Oziro, uma coisa que não mencionei... Este mesmo defeito está acontecendo em 04 aparelhos iguais na escola.
                Primeira coisa que verifiquei foi a tensão da rede, depois carga de gas, amperagem compressor, sensores (02), pressostato e arrisquei trocar a placa da evaporadora. O defeito persiste. Mas vou verificar os capacitores e motoventiladores na condensadora.
                Logicamente só fiz em uma delas, quando descobrir o defeito faço nas outras sem problemas.
                Bom fim de semana a todos.

                Comment


                • #9
                  Oziro, ia me esquecendo. Sua experiencia vale muito para os colegas de profissão. Porque se não fosse vc o Jairo e todos que estão sempre nos dando um apoio, com certeza eu estaria acendendo um cigarro ao lado da maquina, dava uma coçada na cabeça e diria : Meu Deus se entende de refrigeração me ajuda rssssssss
                  Todos aprendemos uns com os outros, a diferença está naqueles que se propoe a ajudar. Isto não tem preço.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Lemos Ver Post
                    OK Segunda feira vou fazer o testes e retorno .
                    Oziro, uma coisa que não mencionei... Este mesmo defeito está acontecendo em 04 aparelhos iguais na escola.
                    Primeira coisa que verifiquei foi a tensão da rede, depois carga de gas, amperagem compressor, sensores (02), pressostato e arrisquei trocar a placa da evaporadora. O defeito persiste. Mas vou verificar os capacitores e motoventiladores na condensadora.
                    Logicamente só fiz em uma delas, quando descobrir o defeito faço nas outras sem problemas.
                    Bom fim de semana a todos.
                    Lemos estou com uma maquina da elgin pt 80000btu que instalei a 5 anos atras agora apresentou o mesmo problema que voce sitou ja agendei com o cliente para fazer a manutençao assim que conseguir resolver o problema posto no forum o intuito do forum e isso mesmo troca de experiencia abs

                    Comment


                    • #11
                      testando sensor da evaporadora (serpentina)

                      olá lemos, como vc fez esse teste?
                      eu aprendi a testar se ele está funcionando quando aumenta ou diminui a resistencia ohlmica, mas não com valores de referencia. como vc fez?:

                      ...medida muito acima dos 5K por volta dos 23K oscilando...Troquei o sensor e testei o sensor de ambiente e tudo ficou OK.

                      ainda sou um iniciante..

                      Comment


                      • #12
                        O teste é bem simples: desconecte os sensores da placa e com o multimetro na escala de 20k com as pontas de provas faça a medida no conector do sensor de temperatura ambiente e depois do sensor da serpentina . Se o sensor estiver bom deve estar por volta de 5 k desde que a temperatura ambiente esteja proximo dos 25 graus. Quando fiz este teste no equipamento que eu estava consertando (elgin 30.000 btus ), o sensor da serpentina ( degelo) me deu a leitura de 23K e ficava oscilando pra cima e pra baixo. O que indica que está em curto ou danificado. Daí troquei por um novo. Obs. Troquei os dois , por que são conjugados.
                        Todos os termitores ( sensores termostático) tem uma tabela de referencia alguns trabalham com 5 K outros com 10 K e tem aparelhos com 20 K
                        Ma vale lembrar que o aparelho tinha também entupimento no capilar. Dois defeitos distintos.

                        Comment

                        Working...
                        X