Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

duvida de tubulação congelando

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • duvida de tubulação congelando

    boa noite amigos sou novo no ramo e no forum
    minhas duvidas de imediato são
    sobre as tubulações como identificar corretamente as linhas liquidas e gasosas e sobre as válvulas de serviços e hoje peguei um aparelho consul 9mil
    que esta com as seguintes características nas medições e ainda não sei bem o que fazer

    aparelho que esta assim ele esta congelando a linha q nao é de serviço
    psi 41
    e 15,4 graus na mesma linha de serviço
    na tabela r22 o mais próximo é 40,9 =-7,8

    -7,8 +4= -3,8
    -7,8 +10= 2,2
    o que devo fazer esta faltando gas a media de trabalho é 65 psi? e a temperatura tem q ficar entre 6 tentei achar o manual de instalação e por enquanto nao conseguir achar na net pra tirar referencias.
    Last edited by raul santos; 26/02/15, 23:27. Razão: complementar

  • #2
    Boa noite Raul!

    A regra é simples:

    sem válvula de serviço = tubo fino = tubo de alta = linha de líquido = saída do compressor = descarga

    com válvula de serviço = tubo grosso = tubo de baixa = linha gás = entrada do compressor = sucção

    a regra da válvula de serviço só vale pra aparelhos até 24000/30000. Lembre-se: as máquinas maiores geralmente tem válvula de serviço na alta e baixa

    Muito bem, você está iniciando bem, calculando o superaquecimento.
    De praxe, o valor ideal deve ficar entre 5 e 10.

    Só um problema, você calculou errado.
    O cálculo correto é:
    -7,8-4 = -11,8
    -7,8-10 = -17,8

    Veja bem: regra prática, se está congelando a linha de alta (fina) é falta de gás e ponto!

    Analisando o resultado dos cálculos:

    O primeiro cálculo está próximo do valor ideal que é 5~10, logo não estaria congelando a linha de alta se os valores fossem realmente esses. Ou você mediu errado a temperatura do tubo, ou termômetro está mal, ou sei lá o que... Lembrando que a medição deve ser à 15 cm da válvula de serviço e sem sofrer interferência externa (vento, temperatura ambiente, etc...)

    O segundo cálculo está num valor bem longe do ideal, logo condiz com a realidade de estar congelando a linha de alta.

    Falta gás, mas antes de completar não esqueça de averiguar por quê está assim, procure vazamentos, geralmente estão com mancha ou gota de óleo. Uma esponja com espuma de sabão irá lhe ajudar.

    Lembre se:
    + gás = superaquecimento diminui
    - gás = superaquecimento aumenta

    Pressão ideal é os +-65 psi. Depois que você recarregar e refizer os cálculos, você vai ver que o resultado da conta vai dar entre 5 e 10.
    Last edited by PETERSON; 27/02/15, 00:17.

    Comment


    • #3
      Retificando o cálculo:

      4-(-7,8) = 11,8
      10-(-7,8) = 17,8

      Regrinha de matemática sempre me atrapalho rsrs....

      Superaquecimento = valor medido - valor tabela

      Comment


      • #4
        Peterson agradecido , vou fazer a desmontagem da maquina neste sábado vou tirar tudo pra limpar e higienizar ela esta alagando o quarto do cliente vou limpar a canaleta e limpar a turbina tudo que tem direito e refazer a instalação fazer novas flanges e trocar ate a tubulação aproveitar que a primeira limpeza geral que vou fazer e troco a tubulação por minha conta pra ficar bem feito e testar meus conhecimentos,
        agradeço pela atenção
        e so uma duvida em maquinas de r22 24 mil btus que tem valvula de serviço alta e baixa como deve ficar as temperaturas e as pressão na alta e na baixa
        um conhecido quer que eu instale pra ele um tri split usado que é duas de 12 mil e uma de 24 mil btus marca LG MODELO :LM-4820C3L

        Comment


        • #5
          Raul, vejo que você ainda está muito "cru". Tome muito cuidado ao mexer nas máquinas sem o devido conhecimento.

          Sugiro que estude bastante.

          Abraço!

          Comment


          • #6
            Betto cassiano
            obrigado na parte de montagem e desmontagem eu entendo so não tinha entendido completamente o funcionamento geral da maquina mas estou a estudar pra poder me tornar um otimo profissional para não lesar meus clientes
            ja sou formado em mecânica aeronáutica célula, mas como a remuneração de estagio é pouca preciso complementar a minha renda e creio que este sera o melhor caminho e ate quem sabe mais viavel estou a estudar pra poder ser o mais correto no que eu faço,
            e agradeço por toda a ajuda,

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por raul santos Ver Post
              Betto cassiano
              obrigado na parte de montagem e desmontagem eu entendo so não tinha entendido completamente o funcionamento geral da maquina mas estou a estudar pra poder me tornar um otimo profissional para não lesar meus clientes
              ja sou formado em mecânica aeronáutica célula, mas como a remuneração de estagio é pouca preciso complementar a minha renda e creio que este sera o melhor caminho e ate quem sabe mais viavel estou a estudar pra poder ser o mais correto no que eu faço,
              e agradeço por toda a ajuda,

              Muito bem. Você está no caminho certo. Buscar a excelência com humildade sempre.

              Comment


              • #8
                Não entendi este cálculo de super aquecimento que vc fez. não seria os 15,4 da temperatura de sucção - os -7.8 que vc encontrou na tabela de pressão?
                ai daria 7,6 c

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por raul santos Ver Post
                  Peterson agradecido , vou fazer a desmontagem da maquina neste sábado vou tirar tudo pra limpar e higienizar ela esta alagando o quarto do cliente vou limpar a canaleta e limpar a turbina tudo que tem direito e refazer a instalação fazer novas flanges e trocar ate a tubulação aproveitar que a primeira limpeza geral que vou fazer e troco a tubulação por minha conta pra ficar bem feito e testar meus conhecimentos,
                  agradeço pela atenção
                  e so uma duvida em maquinas de r22 24 mil btus que tem valvula de serviço alta e baixa como deve ficar as temperaturas e as pressão na alta e na baixa
                  um conhecido quer que eu instale pra ele um tri split usado que é duas de 12 mil e uma de 24 mil btus marca LG MODELO :LM-4820C3L
                  Então o valor de superaquecimento que é de 5 a 10 pra qualquer ar desde aparelhos de janela até máquina de 60 mil btu, respeitando a tabela pra cada tipo de gás. Uns manuais dizem que é de 6 a 9, outros de 7 a 12 mas em fim, é ar condicionado o valor é esse.

                  Quando você faz este mesmo procedimento mas medindo pressão e temperatura na linha de alta a coisa muda de nome, é o tal de SUB RESFRIAMENTO. O valor ideal está entre 2 e 8, depende do fabricante.

                  A conta ao contrário:

                  SUB RESFRIAMENTO = Temperatura da tabela - Temperatura da linha. (ideal entre 5 e 10)
                  SUPER AQUECIMENTO = Temperatura da linha - Temperatura da tabela. (ideal entre 2 e 8)

                  Só para lembrar, você tem que esperar estabilizar o sistema por +- 15 minutos...

                  Boa sorte na sua primeira instalação, a minha não faz muito tempo, apanhei mas foi bom. Foi mudança do local de instalação. Limpei tudo, coloquei tubo novo, flange, vácuo, etc... No fim deu certo... Tive um pouco de trabalho com o vácuo, demorou demais, mas deu certo....

                  Você tem carteira de célula?
                  Eu ia tirar aviônica mas saí da área.
                  Faço manutenção em GPU, sou autorizado JETPOWER. Se na sua empresa precisar de alguém, dá um toque rsrs...
                  Tenho amigos na gol, tam e Líder...
                  Boa Sorte!
                  Pra quem tem célula, ar condicionado é só questão de se habituar.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por denilzo Ver Post
                    Não entendi este cálculo de super aquecimento que vc fez. não seria os 15,4 da temperatura de sucção - os -7.8 que vc encontrou na tabela de pressão?
                    ai daria 7,6 c
                    Então rapaz eu também não entendi os 15,4.
                    Considerei o valor que ele usou no cálculo dele.
                    Mesmo assim 15,4 - -7,8 na regra da matemática fica 15,4 +7,8 = 23,3 por que o valor da tabela é negativo...

                    Comment


                    • #11
                      bom dia Peterson ainda nao prestei a banca, estou esperando meu nome sair acabei o curso agora na fly center em campinas e estou na procura de estagiosou de indaiatuba -sp, mas como um dos meus últimos módulos foi pressurização e refrigeração gostei bastante, que fiz cursos rápidos de ar split em campinas mesmo e consegui comprar algumas ferramentas essenciais pra montagem e manutenção sei que o caminho ´´e longo mas estou a estudar cada dia mais e lendo muito este forun rsrs mas vamos que vamos pretendo ser um profissional qual qualidade e nitidez no que eu faço, por isto pergunto muito e sou mega curioso e de cara pegando umas buxas de conhecidos pra fazer rsrsrs

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por raul santos Ver Post
                        bom dia Peterson ainda nao prestei a banca, estou esperando meu nome sair acabei o curso agora na fly center em campinas e estou na procura de estagiosou de indaiatuba -sp, mas como um dos meus últimos módulos foi pressurização e refrigeração gostei bastante, que fiz cursos rápidos de ar split em campinas mesmo e consegui comprar algumas ferramentas essenciais pra montagem e manutenção sei que o caminho ´´e longo mas estou a estudar cada dia mais e lendo muito este forun rsrs mas vamos que vamos pretendo ser um profissional qual qualidade e nitidez no que eu faço, por isto pergunto muito e sou mega curioso e de cara pegando umas buxas de conhecidos pra fazer rsrsrs
                        Um avionico da lider amigo meu falou que pessoas pra cuidar de refrigeração em asa fixa e asa móvel é raríssimo... Ainda mais umas maquinas novas que usam ar comprimido pra refrigerar ja ouviu falar?

                        Voltando no tópico, o que eu sei foi vendo videos no youtube e perguntando aos amigos aqui do fórum...

                        Comment


                        • #13
                          Boa noite Peterson, vc tem razão minha conta esta errada esqueci da bendita regra matemática, mas oque eu questionei não foi a forma que vc fez os cálculos, eu não entendi estes dados que ele forneceu para os cálculos, pela temperatura que ele viu na sucção e a temperatura da tabela realmente daria os 23,3 muito alto superaquecimento.

                          Comment

                          Working...
                          X