Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

duvida de tubulação congelando

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • duvida de tubulação congelando

    boa noite amigos sou novo no ramo e no forum
    minhas duvidas de imediato são
    sobre as tubulações como identificar corretamente as linhas liquidas e gasosas e sobre as válvulas de serviços e hoje peguei um aparelho consul 9mil
    que esta com as seguintes características nas medições e ainda não sei bem o que fazer

    aparelho que esta assim ele esta congelando a linha q nao é de serviço
    psi 41
    e 15,4 graus na mesma linha de serviço
    na tabela r22 o mais próximo é 40,9 =-7,8

    -7,8 +4= -3,8
    -7,8 +10= 2,2
    o que devo fazer esta faltando gas a media de trabalho é 65 psi? e a temperatura tem q ficar entre 6 tentei achar o manual de instalação e por enquanto nao conseguir achar na net pra tirar referencias.
    Last edited by raul santos; 26/02/15, 23:27. Razão: complementar

  • #2
    Boa noite Raul!

    A regra é simples:

    sem válvula de serviço = tubo fino = tubo de alta = linha de líquido = saída do compressor = descarga

    com válvula de serviço = tubo grosso = tubo de baixa = linha gás = entrada do compressor = sucção

    a regra da válvula de serviço só vale pra aparelhos até 24000/30000. Lembre-se: as máquinas maiores geralmente tem válvula de serviço na alta e baixa

    Muito bem, você está iniciando bem, calculando o superaquecimento.
    De praxe, o valor ideal deve ficar entre 5 e 10.

    Só um problema, você calculou errado.
    O cálculo correto é:
    -7,8-4 = -11,8
    -7,8-10 = -17,8

    Veja bem: regra prática, se está congelando a linha de alta (fina) é falta de gás e ponto!

    Analisando o resultado dos cálculos: