Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Posso usar uma condensadora maior em um evaporador menor?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Posso usar uma condensadora maior em um evaporador menor?

    Olá amigos! Na minha casa tenho três equipamentos instalados, um deles é o GST36 de 36000btus. Recentemente o compressor queimou e não estou querendo comprar outro, pois pretendo melhorar a refrigeração do local colocando um de 60000BTUs. Eu adquiri uma condensadora de 60000 da york por um ótimo preço, mas não acompanha a evaporadora. Eu gostaria de ir usando essa condensadora de 60000 na minha evaporadora de 36000 até que eu possa comprar a evaporadora de 60000, estou ciente que estaria desperdiçando energia e logicamente não tendo o benefício dos 60000btus. Minha dúvida seria: Removendo o gás R22 em excesso eu conseguiria controlar a pressão? Outro detalhe é que a minha evaporadora de 36000 possui capilar e a condensadora que adquiri também, então eu teria dois capilares no sistema. Já me deparei com algumas instalações de AR usado, onde o cliente comprou uma unidade nova e acabou tendo dois capilares e funcionou normal, mas eram da mesma carga BTUs. Aguardo uma luz dos amigos.

  • #2
    Colocar uma condensadora maior para uma evaporadora menor, muitos já fizeram e poucos assumem (eu sou um deles, kkkk). O seu caso tem um agravante, a condensadora é muito maior, quase o dobro (nao é tipo 12K para 9K). Vai refrigerar? Acredito que sim. E as pressões? Não tenho certeza, mas acho que iria dar golpe de liquido. O problema maior que vejo é como ficaria a corrente elétrica, pois o compressor de 60K tem um deslocamento volumétrico alto e isso sob a restrição de dois capilares, a corrente nominal acho ficaria alta. Eu não recomendaria arriscar a vida de um compressor de 60K, se houver uma queima ou travamento seu custo para resolver seria muito alto. Só uma opinião, abraços.

    Comment


    • #3
      Obrigado Paulo pela ajuda. Eu estava querendo retirar carga de gás para que o compressor não tivesse que fazer muita força, mas tenho receio de dar problema na refrigeração. Pensei em colocar um inversor para baixar a velocidade do compressor, se trata de um Scroll.

      Comment


      • #4
        Kigratis, com o inversor a historia muda. Eu, pelo menos não vejo algo que desabone, na verdade acho que na teoria funciona. Particularmente nunca fiz e sempre tive esta curiosidade se funcionaria. Caso algum colega ja tenha feito, seria legal participar do post.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Paulo Renato Ver Post
          Kigratis, com o inversor a historia muda. Eu, pelo menos não vejo algo que desabone, na verdade acho que na teoria funciona. Particularmente nunca fiz e sempre tive esta curiosidade se funcionaria. Caso algum colega ja tenha feito, seria legal participar do post.
          eita cada dia gosto mais desse forum...parabéns e obrigado...

          Comment

          Working...
          X