Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obedecer a metragem minima recomendada pelo fabricante.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Obedecer a metragem minima recomendada pelo fabricante.

    Percebo que em vários tópicos existem opiniões diversas em relação a metragem minima de tubulação para instalação do split.
    Cada marca recomenda uma metragem especifica.
    Porem no curso que fiz, e em 99% dos aparelhos instalados por ai, principalmente os que ficam "colados" um nas costas do outro, vejo que não se usa nem um metro de tubulação.

    O que nos ensinaram: Retirar o excesso de gaz e fazer o teste de superaquecimento. E a maquina funciona perfeitamente.

    Pergunto aos que realmente tem conhecimento técnico: Por que usar 2, 3 ate 5 metros de tubulação (RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE)? O que acontece se não utilizar esta metragem minima?, falo das instalações em que se adiciona 30 cm ou no máximo 50 cm de tubulação.

    Por favor, não precisam responder _ porque o fabricante recomenda, caso contrario perde a garantia... disso eu já sei!

    Obrigado!

  • #2
    Se não utilizar esta medida, pode ocorrer golpe de liquido no compressor, já via acontecer isto com um amigo meu instalador, ele teve que pagar um compressor inverter para o cliente pq o fabricante não cobriu a garantia. teoricamente pq ocorre golpe de liquido? pq o fluido refrigerante saturado sai do evaporador e precisa ter um espaço de linha de retorno suficiente (calculado pela engenharia ) para que se por ventura tiver liquido na linha ele vir a mudar para estado gasoso antes de entrar no compressor, isto acontece em qualquer equipamento que utilize fluido refrigerante geladeira, freezer, câmara,todos tem comprimento de linha de retorno calculado, amenos que vc instale separador de liquido antes do compressor.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por denilzo Ver Post
      Se não utilizar esta medida, pode ocorrer golpe de liquido no compressor, já via acontecer isto com um amigo meu instalador, ele teve que pagar um compressor inverter para o cliente pq o fabricante não cobriu a garantia. teoricamente pq ocorre golpe de liquido? pq o fluido refrigerante saturado sai do evaporador e precisa ter um espaço de linha de retorno suficiente (calculado pela engenharia ) para que se por ventura tiver liquido na linha ele vir a mudar para estado gasoso antes de entrar no compressor, isto acontece em qualquer equipamento que utilize fluido refrigerante geladeira, freezer, câmara,todos tem comprimento de linha de retorno calculado, amenos que vc instale separador de liquido antes do compressor.
      porque nao da golpe de liquido em ar de janela que as tubulaçoes entre evaporadora e condensadora sao muito curtas descupe nao estou sendo ironico a pergunta e somente para ser descutido abs

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por oziro Ver Post
        porque nao da golpe de liquido em ar de janela que as tubulaçoes entre evaporadora e condensadora sao muito curtas descupe nao estou sendo ironico a pergunta e somente para ser descutido abs
        Verdade, não tinha nem pensado nos aparelhos de janela...

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por denilzo Ver Post
          Se não utilizar esta medida, pode ocorrer golpe de liquido no compressor, já via acontecer isto com um amigo meu instalador, ele teve que pagar um compressor inverter para o cliente pq o fabricante não cobriu a garantia. teoricamente pq ocorre golpe de liquido? pq o fluido refrigerante saturado sai do evaporador e precisa ter um espaço de linha de retorno suficiente (calculado pela engenharia ) para que se por ventura tiver liquido na linha ele vir a mudar para estado gasoso antes de entrar no compressor, isto acontece em qualquer equipamento que utilize fluido refrigerante geladeira, freezer, câmara,todos tem comprimento de linha de retorno calculado, amenos que vc instale separador de liquido antes do compressor.
          Então... a instalação sem metragem minima é uma loteria, pode funcionar e nunca dar problema como na maioria dos casos, e pode ocorrer o golpe de liquido... e já era...

          O cuidado com o golpe de liquido seria um caso especifico dos aparelhos inverter ou r22 também?

          Comment


          • #6
            é mais ou menos assim, corre o risco não quer dizer que vai acontecer.
            acredito que no caso do inverter seria mais difícil acontecer pq quando a temperatura esta baixa o compressor está trabalhando com capacidade reduzida, digo acredito pq não tenho muita experiência em inverter.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por oziro Ver Post
              porque nao da golpe de liquido em ar de janela que as tubulaçoes entre evaporadora e condensadora sao muito curtas descupe nao estou sendo ironico a pergunta e somente para ser descutido abs
              acredito que seja pela característica de construção de cada um, os aparelhos de janela por ex: trabalha com um deslocamento de ar maior que os split isto influência tbem na temperatura de retorno da sucção, bom acredito que seja isto, mas é um assunto pra ser discutido com pessoas mais experientes

              Comment


              • #8
                Se for feito o superaquecimento corretamente, não tem perigo de retorno de líquido para o compressor. Quanto ao separador de líquido, se você olhar o compressor vai ver que ele já possui um junto ao seu corpo. Os manuais dos produtos são feitos com a ajuda do corpo jurídico da empresa, visando se protegerem judicialmente. Se você entrar com um processo, eles vão argumentar que não foi seguido o manual de instalação. Dependendo do caso, como em quartos, onde se preza o silêncio, o barulho do gás expandindo nos tubos da serpentina em instalações muito curtas, pode incomodar pessoas mais sensíveis. Bom, essa é minha opinião. Não sou dono da verdade, então aceito críticas, desde que construtivas.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                  Se for feito o superaquecimento corretamente, não tem perigo de retorno de líquido para o compressor. Quanto ao separador de líquido, se você olhar o compressor vai ver que ele já possui um junto ao seu corpo. Os manuais dos produtos são feitos com a ajuda do corpo jurídico da empresa, visando se protegerem judicialmente. Se você entrar com um processo, eles vão argumentar que não foi seguido o manual de instalação. Dependendo do caso, como em quartos, onde se preza o silêncio, o barulho do gás expandindo nos tubos da serpentina em instalações muito curtas, pode incomodar pessoas mais sensíveis. Bom, essa é minha opinião. Não sou dono da verdade, então aceito críticas, desde que construtivas.
                  Se considerarmos todos os itens exigidos no manual de instalação, fica quase impossível seguir com a montagem recomendada. Quando não há aterramento, a infra é um pouco mais longa que o limite da maquina, quando precisa cortar o plug, quando é necessário soldar ao invés de flangear... Sempre que preciso intervir na forma original da maquina, informo ao cliente em relação a garantia do fabricante. E se falar que precisa ficar uma maçaroca de tubo atrás da maquina... o cliente não quer nem saber... ele quer o mais discreto possível...

                  Comment


                  • #10
                    Então pessoal, mais alguém? Cade a turma das autorizadas? Como vocês procedem e por que?

                    Comment


                    • #11
                      como foi mencionado no comentário do amigo wagner, realmente tem situações quase que a maioria delas é realmente impossível seguir o manual a risca, sou novo em instalações, mas vou dar um ex. não sei se estou enganado, mas alguns fabricantes não sei se todos pedem distancias da condensadora na parede, que com os suportes que vendem nas lojas é impossível cumprir, há menos que se use um suporte de 18000 para instalar uma máquina de 9000. se eu estiver errado por favor me corrijam, como disse sou novo na área de instalação e entrei neste fórum pq já aprendi bastante coisa com o pessoal.

                      Comment

                      Working...
                      X