Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tubulação de cobre ou alumínio?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Seguem dois links de artigos sobre a utilizaçao de aluminio:

    a favor:
    http://www.arcondicionado.refrigerac...-refrigeracao/

    contra:
    http://airplanetsplit.blogspot.com.b...s-basicos.html

    Eduardo

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
      Seguem dois links de artigos sobre a utilizaçao de aluminio:

      a favor:
      http://www.arcondicionado.refrigerac...-refrigeracao/

      contra:
      http://airplanetsplit.blogspot.com.b...s-basicos.html

      Eduardo
      na verdade as duas empresas estão puxando a sardinha pra sua lata pois COMERCIALIZAM OS PRODUTOS ... meu argumento é somente fisico,estrutural,molecular..não uso alumínio Pelo fato dele ser mais frágil em tudo...e não vou entrar em detalhes "tecniquêses" por não adiantar ..tenho histórico com o produto ..conheço suas virtudes e limitações ..sei o que o tempo faz com alumínio...conheço todos os materiais anti corrosivos,bi metálicos ,ligas,pastas ,tintas,um dos sócios de meu pai ,meu tio já falecido,trabalhou a vida inteira,instalando linhas de transmissão tanto de baixa como alta voltagem ,urbanas e rurais ,quase 50 anos ... já desmontei todo tipo de equipamento,ferramentas ,que usam esse material...já enrolei motores ,geradores,transformadores,etc que usavam esse material ..não tem comparação a vida util,reoperações,manuseio do alumínio em relação ao cobre... pode usar o que for que o alumínio fura,degrada,perde rendimento,e suas características físicas com o tempo ,muito mais rápido que o cobre...muito mas muito mais rápido ... ... vc acha que eu seria louco de não aproveitar o uso desse material se fosse bom pra mim E O PRO CLIENTE ??? NO CASO É BOM SÓ PRA MIM...PRO CLIENTE NUNCA VAI SER !!!

      30 anos ..instalo split a 18 anos ...o alumínio nunca mas NUNCA SERA´E TERÁ A DURABILIDADE ,CONFIABILIDADE,QUALIDADE, QUE O COBRE TEM E NÓS DÁ ..

      agora o homem tem essa característica nefasta,maligna de querer "reverter" uma situação em que comprovadamente a qualidade é muito mas muito inferior a um produto que esse "novo" quer substituir

      poderiam até usar o argumento da falta do cobre.que ele tá cada vez mais escasso sua extração é mais difícil e cara, que o alumínio é mais barato e abundante ,mais fácil,etc...e concordarmos que TODOS temos que usar o alumínio no lugar do cobre beleza tudo bem concordo com o argumento ..mas dizer que é a mesma coisa ,que é até melhor isso é que "ferve meu sangue" ..se tamos numa "crise' de fornecimento..de encontrar o material,o material está acabando etc

      joia ...então vamos todos partir pra um alternativa mesmo perdendo na QUALIDADE mas é uma opção viável etc e tal..aí tudo bem ..mas afirmar ,tentar convencer , que ele é um ótimo material substituto do cobre nessa nossa área, pra mim o homem ultrapassou em muito os limites do cinismo...como plano "B" ainda vai...

      podem usar qualquer argumento...pelo que sei ainda não inventaram uma liga que deixe o produto mais resistente e que não perca suas características físicas,e que mantenha o preço e peso convidativos e competitivos ..

      sempre prometo a mim mesmo que não vou dar pitaco nesse assunto rsrsrsrsr e sempre descumpro a promessa feita..rsrsrsr

      Comment


      • #18
        Caaaaallllllmmmmaaaa Jairo!!!

        Eu concordo contigo! Apenas achei os artigos interessantes... Sou da epoca em que os radiadores dos carros eram de cobre. Quando furava dava pra consertar. Depois passaram a ser de aluminio. O custo inicial e' menor que o antigo de cobre, mas quando fura nao tem jeito... e' descartavel.

        Mas parece que, infelizmente, a industria de ar condicionado esta no mesmo caminho. Daqui a pouco vai ser tudo de aluminio... descartavel...

        Um abraçao,
        Eduardo

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
          Caaaaallllllmmmmaaaa Jairo!!!

          Eu concordo contigo! Apenas achei os artigos interessantes... Sou da epoca em que os radiadores dos carros eram de cobre. Quando furava dava pra consertar. Depois passaram a ser de aluminio. O custo inicial e' menor que o antigo de cobre, mas quando fura nao tem jeito... e' descartavel.

          Mas parece que, infelizmente, a industria de ar condicionado esta no mesmo caminho. Daqui a pouco vai ser tudo de aluminio... descartavel...

          Um abraçao,
          Eduardo
          kkkkkk eu tô calmo...eu entendi sua intenção ...não tava falando do seu poste não...rsrsrsrs se deu essa impressão desculpe ..rsrsrs legal..sei que isso é irreversível ..e os cara vão pro preço mais baixo sem se importar com as consequências principalmente para o cliente ..e arranjam e dão varias justificativas que pra quem conhece são extremamente irresponsáveis ...mas é isso aí ..vou instalar com cobre até quando der ...já tô descendo a ladeira portanto tô salvo..rsrsrsss

          Comment


          • #20
            é melhor não arriscar em certas instalações o aluminio , principalmente as embutidas em forros ou parede

            Comment


            • #21
              já usei os dois produtos e achei o aluminio mais fácil de manuseio(faz curvas com mais facilidade)e o preço do aluminio é mais barato.quanto à qualidade,não acho que seja muito diferente.os mecânicos mais antigos tem resistência ao uso do aluminio.alguns nem usaram ainda e são contra.se fizer o serviço bem feito,não haverá problemas.

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por pimentel Ver Post
                já usei os dois produtos e achei o aluminio mais fácil de manuseio(faz curvas com mais facilidade)e o preço do aluminio é mais barato.quanto à qualidade,não acho que seja muito diferente.os mecânicos mais antigos tem resistência ao uso do aluminio.alguns nem usaram ainda e são contra.se fizer o serviço bem feito,não haverá problemas.
                em outros foruns essa polêmica rendeu bastante ..aqui não vou explicar os porquês que não uso e nem aconselho e nem indico instalar com alumínio ..primeiro como disse em outros foruns o alumínio veio pra ficar eu querendo ou não..em segundo lugar ..o alumínio em evaporadoras é realidade a uns 30 anos ..só que tem um tratamento contra corrosão...e deve ter alguma liga ...na verdade eu não quero discutir pois não adianta ..eu instalei pra experimentar do jeito correto ..como pedem os fabricantes isolados separadamente ..vazou os dois e não foi nas flanges ..foi no tubo mesmo ..o fabricante é meu conhecido ..tem um tubo que não sei se da vulkan uma grande empresa do ramo que tem todos os acessórios pra se trabalhar com alumínio e esse tubo foi aprovado pela fujitsu (tenho que comprovar isso da própria fujitsu,pois quando ligo lá esqueço sempre de perguntar) portanto eu não trabalho ...e vou trabalhar até quando der com cobre...não é teimosia e nem intransigência da minha parte ..minha família e eu conhecemos produtos com alumínio a uns 50 anos ..não só da refrigeração mas desde eletroportáteis,ferramentas elétricas,cabos tubos ,condutores ,etc e o alumínio é bem mais barato que o cobre ,mas muito mas muito mais frágil e menos durável em termos de resistência a umidade ,oleo ,e a oxidação..

                no meu entender com o tempo acho que vai aumentar muito as reoperações pela utilização desse material nas interligações ...principalmente os embutidos ou chumbados com reboco na parede ...quem viver verá....mas temos que respeitar os colegas ..pois tudo na vida tem seus prós e contras ...tem seus defensores e acusadores ..tem os que gostam e os que não gostam ...os que aprovam e os que não aprovam ...portanto bola pra afrente ..falei que não ia me alongar olha o tamanho do post rsrsrsrsrs

                meu argumento é somente físico,estrutural,molecular..não uso alumínio Pelo fato dele ser mais frágil em tudo...e não vou entrar em detalhes "tecniquêses" por não adiantar ..tenho histórico com o produto ..conheço suas virtudes e limitações ..sei o que o tempo faz com alumínio...conheço todos os materiais anti corrosivos,bi metálicos ,ligas,pastas ,tintas,um dos sócios de meu pai ,meu tio já falecido,trabalhou a vida inteira,instalando linhas de transmissão tanto de baixa como alta voltagem ,urbanas e rurais ,quase 50 anos ... já desmontei todo tipo de equipamento,ferramentas,já enrolei motores ,geradores,transformadores,etc que utilizavam esse material ..não tem comparação a vida util,reoperações,manuseio do alumínio em relação ao cobre... pode usar o que for que o alumínio fura,degrada,perde rendimento,e suas características físicas com o tempo ,muito mais rápido que o cobre...muito mas muito mais rápido ...vc´s acham que eu seria louco de não aproveitar o uso desse material se fosse bom pra mim E O PRO CLIENTE ??? NO CASO É BOM SÓ PRA MIM E PRAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ...PRO CLIENTE NUNCA VAI SER !!!

                tenho 30 anos de estrada ..instalo split a 18 anos,isso não quer dizer nada entendam bem...mas por essa vivencia e experiencia pelo que vi,na minha opinião alumínio nunca mas NUNCA SERA´E TERÁ A DURABILIDADE ,CONFIABILIDADE,QUALIDADE, QUE O COBRE TEM E NÓS DÁ ..

                poderiam até usar o argumento da falta do cobre,sua dificuldade de se encontrar,sua extração,é bem mais caro, etc,quanto a isso como argumentação e justificativa eu até concordaria e entenderia ..se estamos numa crise mundial de fornecimento,e por isso acordaríamos e concordaríamos que TODOS teremos que utilizar os tubos de alumínio no lugar do cobre beleza tudo bem,eu não só concordaria com esse argumento como também aprovaria ..mas dizer que é a mesma coisa ,que é até melhor,e blá blá.. isso é que "ferve meu sangue" ..não é tanto com quem usa ..cada um faz o que e o que acha .. mais por quem fabrica e comercializa

                joia ...então vamos TODOS partir pra um alternativa mesmo perdendo na QUALIDADE mas é uma opção viável etc e tal..aí tudo bem ..mas afirmar ,tentar convencer , que ele é um ótimo material substituto do cobre nessa nossa área, pra mim o homem ultrapassou em muito os limites do cinismo...como plano "B" ainda vai...e podem usar qualquer argumento...pelo que sei ainda não inventaram uma liga que deixe o produto mais resistente e que não perca suas características físicas,e que mantenha o preço e peso convidativos e competitivos ..isso não é uma questão fechada..é minha opinião ..sei que tem os que concordam com ela outros certamente vão discordar ...esse depoimento é uma justificativa estritamente pessoal ..uma contradição retundante "aqui não vou explicar os porquês que não uso e nem aconselho e nem indico" rsrsrsrsrsrs

                sempre prometo a mim mesmo que não vou dar pitaco nesse assunto rsrsrsrsr e sempre descumpro a promessa feita..rsrsrsr
                Last edited by jairo bertoni; 06/01/13, 10:35.

                Comment


                • #23
                  A utilização de tubos de alumínio torna o equipamento mais resistente a problemas originados pela maresia.
                  Em época de veraneio, as empresas aumentam o número de vendas e instalações de equipamentos de ar condicionado no litoral. O risco da maresia estragar os aparelhos preocupa os compradores. No entanto, o problema pode ser amenizado com algumas medidas que já foram tema de debate na ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.
                  A utilização de tubos de alumínio para ar condicionado é uma alternativa para a substituição do cobre, pois é mais resistente. Como é protegido por uma camada de óxido, torna-se também mais estável. Segundo o promotor técnico de vendas da empresa Vulkan, Francisco Sousa, a troca de material já é uma tendência em diversos países.

                  - Além do alumínio ser um material mais barato e mais leve, é mais resistente a corrosão por sua composição química. É necessário também que o cuidado esteja na instalação do aparelho.

                  Na troca do tubo de cobre pelo de alumínio, é recomendada a limpeza de peças como flangeador, curvador, rebatador e molas. O cobre deixa poeira residual que pode causar danos ao alumínio. Outra medida é ter ferramentas especificas para cada tubo, assim evita a má limpeza dos instrumentos.

                  Outras vantagens do tubo alumínio é ser flexível, o que facilita o manuseio na instalação, e possuir menor efeito "mola", ou seja, quando o material é dobrado, retorna a sua posição original mais rapidamente que o cobre. Além do alumínio trabalhar em temperaturas e pressões mais elevadas, possui também uma microestrutura refinada e homogênea, sem deformações.

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por Marzon Carnauba Ver Post
                    A utilização de tubos de alumínio torna o equipamento mais resistente a problemas originados pela maresia.
                    Em época de veraneio, as empresas aumentam o número de vendas e instalações de equipamentos de ar condicionado no litoral. O risco da maresia estragar os aparelhos preocupa os compradores. No entanto, o problema pode ser amenizado com algumas medidas que já foram tema de debate na ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.
                    A utilização de tubos de alumínio para ar condicionado é uma alternativa para a substituição do cobre, pois é mais resistente. Como é protegido por uma camada de óxido, torna-se também mais estável. Segundo o promotor técnico de vendas da empresa Vulkan, Francisco Sousa, a troca de material já é uma tendência em diversos países.

                    - Além do alumínio ser um material mais barato e mais leve, é mais resistente a corrosão por sua composição química. É necessário também que o cuidado esteja na instalação do aparelho.

                    Na troca do tubo de cobre pelo de alumínio, é recomendada a limpeza de peças como flangeador, curvador, rebatador e molas. O cobre deixa poeira residual que pode causar danos ao alumínio. Outra medida é ter ferramentas especificas para cada tubo, assim evita a má limpeza dos instrumentos.

                    Outras vantagens do tubo alumínio é ser flexível, o que facilita o manuseio na instalação, e possuir menor efeito "mola", ou seja, quando o material é dobrado, retorna a sua posição original mais rapidamente que o cobre. Além do alumínio trabalhar em temperaturas e pressões mais elevadas, possui também uma microestrutura refinada e homogênea, sem deformações.
                    olá marzon seja bem vindo...vc nem precisa "defender " o alumínio rsrsrsrsrs isso não tem mais jeito..tem gente que usa e vai utilizar sem argumento nenhum a grande maioria é assim se for ruim ou bom ele vai usar pelo preço.. só isso ...a unica e grande vantagem ,indiscutível,o preço ...e as instalações não vão cair de preço ...rsrsrsrsrs ..eu conheço aluminio como disse a mais de 30 anos ..agora que estão "descobrindo" essa coisa maravilhosa que ele é..se nós partirmos pelo interesse comercial ,pela escasses ,tudo bem. ...claro que o aluminio não é tão horroroso... o que me deixa "P" da vida é dizer que ele é melhor do que o cobre sempre vou ficar com um pé atrás com esse argumento... tudo tem prós e contras ...temos que ter bom senso,racionalidade,conhecimento e informação... o que eu vejo que seria mesmo um ponto a favor do alumínio a meu ver é só o preço... temos que respeitar..sei que é irreversível.. pra mim então que tô descendo a ladeira rsrsrsrs..mais uma vez quebrei minha promessa...rsrsrrs mas se precisar e eu estiver vivo até lá posso dar o braço a torcer por que não ?

                    Comment


                    • #25
                      Em relaçao ao tempo durabilidade e vibraçao com certeza o cobre é sem duvida a melhor opçao.Pois com o passar do tempo com a vibraçao da unidade condensadora os canos de aluminio abrem vazamento.Nao tem jeito...

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por marcio lustosa Ver Post
                        Em relaçao ao tempo durabilidade e vibraçao com certeza o cobre é sem duvida a melhor opçao.Pois com o passar do tempo com a vibraçao da unidade condensadora os canos de aluminio abrem vazamento.Nao tem jeito...
                        o pessoal da fujitsu e da hitachi não aprovaram os tubos de alumínio como opção aos de cobre em testes feitos com o material em seus equipamentos..só corroborou com o que eu achava...

                        Comment


                        • #27
                          Eu sei que esse post é bastante antigo, mas só esse ano comecei a pesquisar um pouco sobre ar condicionado pois ele é necessário... Já não mais é artigo de luxo. Enfim, depois de muito pesquisar, resolvi comprar o Fujitsu mesmo, apesar de ser mais caro, acredito na qualidade dos Japa.
                          Voltando ao tópico aqui debatido...
                          Fiz orçamento com uma empresa que vende instala ar condicionado, e eles me informaram que não fazem somente a instalação. É um serviço completo da venda do aparelho com a instalação. Com isso pedi um orçamento decupado e achei um absurdo tanto o valor aparelho quanto da instalação. E quando veio escrito no orçamento que eles usam dutos de cobre estranhei e vim pesquisar sobre os dois materiais.

                          Resultado da pesquisa...
                          Não vi uma real vantagem em usar o tubo de cobre no que diz respeito a eficiência. Nenhuma das defesas do uso do alumínio se sobressaem em relação à sua eficiência condutora ou longevidade de uso. Os argumentos do Jairo são claros. Em nenhum momento ele disse que é mais fácil usar o cobre, que mais leve ou que é mais barato. As defesas em relação ao uso do cobre são relacionadas sempre à qualidade, durabilidade à condutividade de temperaturas, etc...

                          Como disse, tenho pesquisado muito sobre ar condicionado e entrei bastante nesse fórum para pegar informações e o Jairo perece ser umas das pessoas mais ativas, em tudo que é tópico, e como dito aqui, 18 anos de experiência. E bem... Jairo, você não quer instalar o aparelho aqui em casa? Kkkk

                          Comment


                          • #28
                            Boas jairo,
                            Quero desde já agradecer por partilhares o teu conhecimento conosco, já me foi muito útil e ainda continua a ser. Eu entrei à pouco tempo no mercado de Ar Condicionado, nomeadamente, instalação e manutenção. Sendo eu estudante de engenharia mecânica, estou tentando reduzir ao máximo os custos das instalações, para puder combater com os preços daqui da região (Fortaleza/CE), obviamente sempre respeitando os manuais de instalação e as distâncias mínimas. Como não é muito aconselhado reduzir a distância, me virei para o material e tenho feito algumas pesquisas. O cobre, nós sabemos que ele tem uma condutividade térmica maior do que o alumínio e também maior resistência à corrosão, ao passo que o alumínio, a condutividade térmica é menor, mas em relação à corrosão, para além de ele puder ser tratado... quando está em processo de corrosão ele forma uma camada de óxido para se defender da corrosão. Nunca utilizei alumínio, por medo. Agora eu te pergunto, a vulkan defende bastante o alumínio pelo que pesquisei... e parece que lançaram uma linha de tubulação de alumínio com uma liga Hylife, tu já ouviu falar nessa tubulação? e outra, o isolamento não é suficiente para retardar a corrosão do alumínio também? e outra, eu vi uma liga de alumínio, misturada com Magnésio e outra com Manganês, bastante atraente também.

                            Obrigado, e continuação de uma boa semana.

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por Joao Pedro Ver Post
                              Boas jairo,
                              Quero desde já agradecer por partilhares o teu conhecimento conosco, já me foi muito útil e ainda continua a ser. Eu entrei à pouco tempo no mercado de Ar Condicionado, nomeadamente, instalação e manutenção. Sendo eu estudante de engenharia mecânica, estou tentando reduzir ao máximo os custos das instalações, para puder combater com os preços daqui da região (Fortaleza/CE), obviamente sempre respeitando os manuais de instalação e as distâncias mínimas. Como não é muito aconselhado reduzir a distância, me virei para o material e tenho feito algumas pesquisas. O cobre, nós sabemos que ele tem uma condutividade térmica maior do que o alumínio e também maior resistência à corrosão, ao passo que o alumínio, a condutividade térmica é menor, mas em relação à corrosão, para além de ele puder ser tratado... quando está em processo de corrosão ele forma uma camada de óxido para se defender da corrosão. Nunca utilizei alumínio, por medo. Agora eu te pergunto, a vulkan defende bastante o alumínio pelo que pesquisei... e parece que lançaram uma linha de tubulação de alumínio com uma liga Hylife, tu já ouviu falar nessa tubulação? e outra, o isolamento não é suficiente para retardar a corrosão do alumínio também? e outra, eu vi uma liga de alumínio, misturada com Magnésio e outra com Manganês, bastante atraente também.

                              Obrigado, e continuação de uma boa semana.
                              olha postei link´s legais não sei mais qual o tópico com estudos sobre o alumínio .nesses links estão todos os prós e contras ,ligas ,skin´s protetoras,soldas frias,fabricantes ,depoimentos etc..acho que se vc pesquisar vc encontra..como tenho conhecidos em quase todos os fabricantes de condiconadores seja na área tecnica como na de aplicação ,controle de qualidade e engenharia de campo ,fora visitas e cursos com esses fabricantes em todos eles é unanimidade que o cobre é infinitamente superior ao alumínio .e essa opinião tem mais peso pra mim por que vem isenta de interesse comercial.todos testaram em seus laboratórios aqui no brasil e no exterior,com material fornecidos pelos fabricantes interessados que algum fabricante de peso homologa-se a utilização de alumínio e desse seu aval .negativo .nenhuma aprovou.então fico com eles .

                              não sou contra a utilização do alumínio.o que eu fico meio que cabrero é com a argumentação.se eu nãoconhecesse o produto talvez posso defender sua utilidade .o que eu estou ficndo indignado é com a tentativa de comparação bem unilateral e parcial.

                              como disse acho que o uso do alumínio no lugar do cobre mais cedo ou mais tarde irreversível .mas não posso concordar é com a argumentação.tudo tem prós e contras.abraço jairo

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                                olha postei link´s legais não sei mais qual o tópico com estudos sobre o alumínio .nesses links estão todos os prós e contras ,ligas ,skin´s protetoras,soldas frias,fabricantes ,depoimentos etc..acho que se vc pesquisar vc encontra..como tenho conhecidos em quase todos os fabricantes de condiconadores seja na área tecnica como na de aplicação ,controle de qualidade e engenharia de campo ,fora visitas e cursos com esses fabricantes em todos eles é unanimidade que o cobre é infinitamente superior ao alumínio .e essa opinião tem mais peso pra mim por que vem isenta de interesse comercial.todos testaram em seus laboratórios aqui no brasil e no exterior,com material fornecidos pelos fabricantes interessados que algum fabricante de peso homologa-se a utilização de alumínio e desse seu aval .negativo .nenhuma aprovou.então fico com eles .

                                não sou contra a utilização do alumínio.o que eu fico meio que cabrero é com a argumentação.se eu nãoconhecesse o produto talvez posso defender sua utilidade .o que eu estou ficndo indignado é com a tentativa de comparação bem unilateral e parcial.

                                como disse acho que o uso do alumínio no lugar do cobre mais cedo ou mais tarde irreversível .mas não posso concordar é com a argumentação.tudo tem prós e contras.abraço jairo
                                concordo com tudo que foi escrito pelo Jairo!. Aqui em João Pessoa PB, principalmente na área da orla, já peguei condensadora com pelo menos 2 mm de sal na bandeja, usei uma espátula para tirar o excesso e mostrar para o cliente, antes do uso da lavadora, essas condensadoras com tubulação de alumínio, já detectei vazamentos com apenas 3 meses de uso.

                                Comment

                                Working...
                                X