Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca compressor

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Troca compressor

    Caros amigos,

    peguei um b.o. E agora preciso resolve-lo.

    Tenho que trocar um compressor de 3/4, vi muitos vídeos falando sobre solda mas... Li alguma coisa de um dos amigos falando que usa o nitrogênio para realizar solda e tal ( acho que foi vc jairo).... Acredito que seja pra não cair nada dentro do compressor ou tubulação.
    Mas como usá-lo???

    Vou precisar recarregar o sistema com r404 e o equipamento não tem nenhuma informação da quantidade... Etiquetas danificadas.
    Como saber a quantidade certa?

    Ah, o equipamento é um freezer expositor vertical (tipo os de sorvete da kibon).

    O fórum é sobre ar condicionado mas fico agradecido se alguém tiver experiência com essas coisas e puder dar a dica.

    Abraço.

  • #2
    Peterson, em soldas onde a tubulação é removida do equipamento vc deve usar nitrogênio a um fluxo constante (3 psi). Mas nesse caso eu não sei como proceder. Acho até que não tem como usar esse procedimento uma vez que o nitrogênio não terá por onde sair.

    É isso mesmo turma ?

    Comment


    • #3
      Não tenho tanta experiência assim com freezer, mas se você tem um compressor hermético dá pra dar carga medindo o superaquecimento e "setando" "entre 6°C e 9°C" (Silva. J, Silva. Ana 2007. p345).

      Comment


      • #4
        Já ouvi indivíduos afirmando que pode-se carregar com até 15PSI se tratando de compressores de 1/4 a 1/2, mas não levo muita fé nesta afirmação. Li também, mas não encontrei a referência pra citar aqui (mão achei o livro onde está), que a pressão no refrigerador não deve ultrapassar 1,4PSI. A informação que eu tenho e posso te passar com referência é que citei na primeira linha.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por R$ 1,99 Ver Post
          Não tenho tanta experiência assim com freezer, mas se você tem um compressor hermético dá pra dar carga medindo o superaquecimento e "setando" "entre 6°C e 9°C" (Silva. J, Silva. Ana 2007. p345).
          Muito obrigado. Alguem no fórum disse que não daria pra fazer o superaquecimento por que o capilar vai por dentro do tubo de baixa, mas esse sistema demontei hoje e vi que o capilar vai por fora mesmo. Desta forma é só realizar igual se faz no ar split, com tabela, termo penta e manômetro???

          vlw pela luz..rsrs

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por PETERSON Ver Post
            Muito obrigado. Alguem no fórum disse que não daria pra fazer o superaquecimento por que o capilar vai por dentro do tubo de baixa, mas esse sistema demontei hoje e vi que o capilar vai por fora mesmo. Desta forma é só realizar igual se faz no ar split, com tabela, termo penta e manômetro???

            vlw pela luz..rsrs
            PETERSON, eu não costumo trabalhar com R404, mas pelo que aprendi, a pressão de baixa deve ficar em torno de 20 PSI e se o freezer que você está fazendo manutenção não passa o capilar por dentro do tubo de retorno, dá para fazer o superaquecimento sim. De qualquer forma, acompanha a corrente de trabalho do compressor e cuida para ela não ultrapassar a corrente nominal do compressor, que você encontra nas especificações do fabricante no site do mesmo. Essa corrente normalmente fica abaixo da nominal (In), só atingindo a mesma em dias muito quentes e com carga total. E se eu não me engano, esse gás deve ser carregado na forma líquida. Cuidado para não dar golpe de líquido no mesmo.

            Comment


            • #7
              Esse expositor é da Metalfrio? Se sim, procura a placa de identificação nele e busca no site que eles tem o manual:
              http://www.metalfrio.com.br/site/bra...downloads.aspx

              Comment


              • #8
                Outra questão é que você tem que escolher o compressor não pela potência do mesmo em hp, pois esta só vai te dizer o quanto que o motor do compressor consome de energia. O certo é pela capacidade de refrigeração em btu/h ou kw/h. E no seu caso, você terá que usar um compressor LBP.
                http://www.clubedarefrigeracao.com.b...-lbp-mbp-e-hbp
                http://www.clubedarefrigeracao.com.b...ores-lst-e-hst
                Last edited by Márcio Paco; 08/02/15, 12:09.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                  Outra questão é que você tem que escolher o compressor não pela potência do mesmo em hp, pois esta só vai te dizer o quanto que o motor do compressor consome de energia. O certo é pela capacidade de refrigeração em btu/h ou kw/h. E no seu caso, você terá que usar um compressor LBP.
                  http://www.clubedarefrigeracao.com.b...-lbp-mbp-e-hbp
                  http://www.clubedarefrigeracao.com.b...ores-lst-e-hst
                  Muito obrigado Márcio... muito bem esplicado para quem não tem muita experiência rsrs....
                  eu já verifiquei quanto a capacidade térmica do motor... 3/4 pra baixas temperaturas lbp...
                  Salvou-me...
                  Deus abençoe pela ajuda.
                  Estou nesse serviço já há uns 15 dias...

                  Fiz outros serviços em uma pousada pois trabalho com fornos combinados, máquina de lavar louça industrial, etc... refrigeração é novidade pra mim, porém o cliente pediu que o ajudasse pois os caras que mexem com refrigeração lá pros lados de parati são ultra careiros e altamente nó cegos. Palavras do cliente...
                  Esse freezer não tem etiqueta em lugar nenhum, não sei a marca e já foi pintado até de rolinho. o dono da pousada me pediu pra trocar o controlador digital fullgauge. Falei que estava aprendendo refrigeração mas de elétrica eu entendo, se for só isso eu faço...
                  Os curiosos que passaram por lá antes cortaram toda a fiarada, deixaram uma zona. vi o esquema de ligação para motores com relé e capacitor de partida na internet e em fim... tive que refazer toda a elétrica do equipamento. ao partir, já vi que a ventoinha estava em curto, troquei.
                  Liguei denovo e o motor estava aquecendo muito e estourando capacitor. Medi a corrente, estava em 11A. O relé nao desarmava até estourar o capacitor devido a alta corrente.
                  O motor que tem lá é um necchi n17rv. só tem essa informação. Fucei horas na net e vi que é 3/4, 3,5A e esta com r502.
                  Aprendi com os caros amigos aqui que pra a corrente estar alta assim só tem 2 motivos: entupimento ou baixa isolação (curto)
                  Medi a resistencia pra massa e deu ok! medi a resistencia e a bobina de marcha deu 3,4ohm e a auxiliar 17,8ohm.
                  sendo assim, abri os tubos de alta e baixa e coloquei o motor pra rodar e mesmo fora do sistema o dito cujo está com os 11A.
                  Condenei o compressor.

                  Agora preciso colocar outro no lugar, limpar o sistema, trocar o filtro, dar vácuo e carregar com 404 e pronto.

                  Só precisava saber a quandidade de refrigerante... você já me ajudou.... Vou carregar lentamente na fase líquida, observando o superaquecimento e a corrente do motor.

                  Qual o cuidado que devo ter na ora de soldar o compressor novo??? Meu maçarico é o portátil.

                  Já sei que não posso deixar o compressor aberto pra atmosfera muito tempo pra não absorver umidade e nem demorar muito na solda pra não estragar a isolação do motor... Mais alguma coisa??

                  Abraço.

                  Comment


                  • #10
                    maçarico portátil pra soldar os tubos de compressor é osso.mas dá pra fazer .use solda amarela com fluxo ,ou a própria foscooper ou prata com fluxo.a solda amarela coma avaeta mais fina. limpe bem o tubo com uma lixa ou lima ,se vc demorar muito fica ruim pra soldar .treine com um compressor usado defeituoso.talvez v não encontre dificuldade pra soldar,daí não vá pensar que estou fazendo terrorismo com vc rsrsrss .vamos ver se essa mensagem passa pelo moderador.abraço jairo

                    Comment


                    • #11
                      Passa uma lixa fina na tubulação para tirar ferrugem e gordura, usa pasta de solda mas não muito e tenta proteger o que estiver em volta pra não chamuscar, usando alguma coisa, tipo, uma tampa de ferro ou outra coisa, que vai te ajudar até a concentrar o calor no local que ele será necessário. Já que você vai trocar o compressor, faz uma limpeza interna das tubulações antes de soldar o compressor novo com R141B.
                      Last edited by Márcio Paco; 09/02/15, 16:08.

                      Comment


                      • #12
                        Evite direcionar a chama do maçário direto ao compressor para não aquece-lo, eu costumo usar aqueles refratários que se usa em churrasqueira,( parece um tijolo branco), para proteger onde esta direcionado a chama, para saber a pressão de trabalho depende da temperatura de trabalho do freezer.
                        Last edited by denilzo; 14/02/15, 22:18.

                        Comment

                        Working...
                        X