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Dúvida compressor

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  • Dúvida compressor

    BOM DIA PESSOAL!
    PRA AJUDAR UM AMIGO, PRECISEI MEXER EM UM FREEZER.
    O MOTOR ESTÁ SUPERQUENTE, CORRENTE DE 11A, DE FORMA QUE NEM DESARMA O RELÉ E ESTOURA O CAPACITOR QUE É DE 50mF.
    ISOLAÇÃO ESTÁ OK!
    É OBSTRUÇÃO NO SISTEMA QUE PODE ESTAR CAUSANDO ESSE AQUECIMENTO E SOBRECORRENTE???
    TEM UMA ETIQUETA QUE DIZ:NECCHI N 17RV R502 4.7FLA 31LRA

    DECIDI ABRIR O SISTEMA PARA VER ENTUPIMENTO, ESTOU CORRETO? MAS QUAL GÁS USAR DEPOIS? QUANTIDADE? CORRENTE NOMINAL? SE PRECISAR SUBSTITUIR O COMPRESSOR, QUAL É EQUIVALENTE?
    ABRAÇOS.

  • #2
    Quando você pegou este aparelho o capacitor já estava estourado, ou estourou a partir do momento em que você mexeu na instalação elétrica?
    No caso de freezer, o Capacitor é somente para dar a partida no motor. ou seja, ele parte o motor e logo sai de cena... O Relé pode estar com problema e por isso o capacitor estoura.
    Ou então a ligação do capacitor está incorreta.

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    • #3
      Este problema também pode ser o motor. O tipo de gás está em uma plaqueta no aparelho, e também vem especificado na etiqueta do motor compressor... Geralmente é o gás 134

      A quantidade de gás também vem especificado no aparelho.

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      • #4
        Para o capacitor estourar será que a tensão dele é compatível com a sua rede? Dá uma testada no motor fora do freezer, vê se ele parte e funciona ou se está colado. 11A é uma corrente muito alta - ele pode estar trancado ou em curto em alguma bobina.

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        • #5
          Então o equipamento estava parado e com todos os fios cortados, algum curioso destruiu tudo, tive que montar um novo comando com controlador, contator, relé, capacitor, etc... Começou a estourar depois que liguei porém revi a ligação varias vezes... O que me leva a crer que o capacitor estoura pq a corrente alta do motor não está permitindo o desarme do relé. Mesmo depois que o compressor está ligado, medi com o alicate e continua passando corrente pelo capacitor...

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Melc Ver Post
            Quando você pegou este aparelho o capacitor já estava estourado, ou estourou a partir do momento em que você mexeu na instalação elétrica?
            No caso de freezer, o Capacitor é somente para dar a partida no motor. ou seja, ele parte o motor e logo sai de cena... O Relé pode estar com problema e por isso o capacitor estoura.
            Ou então a ligação do capacitor está incorreta.
            Então o equipamento estava parado e com todos os fios cortados, algum curioso destruiu tudo, tive que montar um novo comando com controlador, contator, relé, capacitor, etc... Começou a estourar depois que liguei porém revi a ligação varias vezes... O que me leva a crer que o capacitor estoura pq a corrente alta do motor não está permitindo o desarme do relé. Mesmo depois que o compressor está ligado, medi com o alicate e continua passando corrente pelo capacitor...

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            • #7
              Anota a marca e modelo do compressor e joga no site do fabricante que vai ter várias informações que podem te ajudar.

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              • #8
                Relé

                Se ainda passa corrente pelo capacitor é sinal que o relé voltimétrico não está saindo. Pois quando vc starta o compressor o relé tem de sair assim que tiver corrente.
                Faz um teste no relé voltimétrico. 4.7FLAé corrente nominal e 31LRA écorrente de travamento.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por valdeni Ver Post
                  se ainda passa corrente pelo capacitor é sinal que o relé voltimétrico não está saindo. Pois quando vc starta o compressor o relé tem de sair assim que tiver corrente.
                  Faz um teste no relé voltimétrico. 4.7flaé corrente nominal e 31lra écorrente de travamento.
                  o relé é novo, tudo novo. Eu acredito que é essa corrente alta de 11a que não deixa desligar o relé. O que causa corrente alta se o motor não está em curto pra massa???
                  O equipamento não tem mais etiqueta, qual será a quantidade de gás??? Li que o 404 substitui o 502 verdade?

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                  • #10
                    corrente alta

                    Excesso de gás pode causar corrente alta. Mas mesmo que o relé sege novo, faz o teste nele para ver se está saindo logo quando parte o motor.

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                    • #11
                      Postado originalmente por valdeni Ver Post
                      excesso de gás pode causar corrente alta. Mas mesmo que o relé sege novo, faz o teste nele para ver se está saindo logo quando parte o motor.
                      rapaz testei o relé fora e está bom... Fiz como ensinam no youtube, teste de continuidade virando e desvirando ele. Uma observação, o freezer estava parado há algumas semanas...

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                      • #12
                        Postado originalmente por PETERSON Ver Post
                        o relé é novo, tudo novo. Eu acredito que é essa corrente alta de 11a que não deixa desligar o relé. O que causa corrente alta se o motor não está em curto pra massa???
                        O equipamento não tem mais etiqueta, qual será a quantidade de gás??? Li que o 404 substitui o 502 verdade?
                        vc tem que ligar direto existe um testador de compressores que usam rele de partida que é um capacitor e um botão ou interruptor de campainha que substitui o rele se ele partir meça a amperagem..se a amperagem estiver alta ou ele não partir o compressor foi pro pau.outra ferramenta é o megômetro que analisa o isolamento do compressor se ele tá em massa com a carcaça ou mesmo interrompido.

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                        • #13
                          Bom dia tenho uma expositora metalfrio, ela parou de gelar, chamei técnico, ele disse que relê estourou e que motor está condenado. Segundo ele, porque liguei na 110. Ele está correto ou só tenho que trocar relê?Pois agora ligo no 220 e o motor funciona

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                          • #14
                            Postado originalmente por solange.barbosa Ver Post
                            Bom dia tenho uma expositora metalfrio, ela parou de gelar, chamei técnico, ele disse que relê estourou e que motor está condenado. Segundo ele, porque liguei na 110. Ele está correto ou só tenho que trocar relê?Pois agora ligo no 220 e o motor funciona
                            olha de longe fica difícl nesse caso de emitir alguma opinião sem correr o risco de errar feio mas se a voltagem de trabalho nominal do compressor for em 220 volts vc não tem que trocar o compressor vc tem que trocar de técnico que aparentemente é um estelionatário da profissão .agende uma visita técnica com outro profissional pra uma 2ª opinião Não dê nenhuma dica pra quem for olhar ..e veja p que ele te fala ..dá o retorno boa sorte abraço jairo

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