Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

calculo btu

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por fjsouza Ver Post
    E quanto ao cálculo de BTU's... alguem tem uma tabela confiável para passar? Abraços
    tem uma tabela que eu uso quando vou fazer algum dimensionamento que é bem completa .. tem também um programa da estalo que vc baixa gratuitamente que é 10..

    hoje eu tô meio sem tempo vou ver se a noite eu anexo ela pra vc ok ? ela é muito boa ...

    Comment


    • #17
      Obrigado Jairo, vou aguardar. Quanto ao programa que vc mencionou, é da estalo? Procurei no google e só achei barulhos de estalos em ar condicionados...rsrsrs... abraço!

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
        Jairo,

        Ja me intrometendo na conversa, fui eu quem fez varios questionamentos sobre ferramentas. Comprei as melhores que pude achar. So pra ter uma ideia: acabei comprando 3 flangeadores. O ultimo foi um Ridgid - nao tem comparaçao com os xing-ling - flange perfeita, sem riscos.

        Quanto ao teste da espuma, citado nesta mensagem:
        http://www.htforum.com/vb/showthread...=1#post4625460

        a minha curtissima experiencia de instalador amador , 1 unidade instalada :-) , mostrou que o teste da espuma com sabao so detecta vazamentos muito grandes. Comprei um produto que eh capaz de detectar vazamento nao detectavel por espuma de sabao - mas mesmo assim so consegui ver porque sabia que havia um vazamento. Fiz este teste em uma mangueira com 10 kgf/cm2 de nitrogenio. Ela esta pressurizada desde o dia 17/dez 19:00 . Hoje - 28/dez 13:10 - a pressao esta em 7 kgf/cm2. Os vazamentos estao na junçao da mangueira com o adaptador. Eh um vazamento muito pequeno, que nao consigo ver de modo algum usando espuma de sabao. Mas ele esta la!

        Nao comprei um detector de vazamentos eletronico (sniffer) porque nao encontrei nenhum que fosse confiavel para o R410A. Pesquisei muito a esse respeito em forums dos US e UK.

        Quanto ao teste de vazamento usando o vacuo: So pode ser feito se houver um registro (valvula) e um vacuometro depois da mangueira do manifold, proximo a porta de serviço. A mangueira do manifold eh muito permeavel, ou seja, vai entrar ar no sistema e o manifold nao vai acusar nada. Mas o vacuometro BluVac mostra na hora!

        Um abraço,
        Eduardo
        no próprio vácuo a gente já percebe que tem vazamento...as flanges que são na grande amioria a fonte de problemas principalmente pra principiantes ,,,e a falta do torquímetro ..o meu emprestei e agora tô sem... já encomendei vai chegar lá pro dia 8

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          tem uma tabela que eu uso quando vou fazer algum dimensionamento que é bem completa .. tem também um programa da estalo que vc baixa gratuitamente que é 10..

          hoje eu tô meio sem tempo vou ver se a noite eu anexo ela pra vc ok ? ela é muito boa ...
          Jairo, quando puder, me mande a tabela por gentileza. Grande abraço,

          Fernando

          Comment


          • #20
            Alguém tem um boa tabela de cálculo de BTU para me enviar? Grato

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por fjsouza Ver Post
              Alguém tem um boa tabela de cálculo de BTU para me enviar? Grato
              hoje a noite de mando vai dando uma olhada nesse link http://www.portaldoeletrodomestico.c...ndicionado.pdf
              aí tá a tabela ..qualquer duvida é só postar

              http://www.inovararcondicionado.com....carga-termica/

              entre no link pra baixar a tabela de carga termica ela é igual a minha ainda tem o fator de multiplicação por regiões
              Last edited by jairo bertoni; 11/01/13, 11:55.

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                hoje a noite de mando vai dando uma olhada nesse link http://www.portaldoeletrodomestico.c...ndicionado.pdf
                aí tá a tabela ..qualquer duvida é só postar

                http://www.inovararcondicionado.com....carga-termica/

                entre no link pra baixar a tabela de carga termica ela é igual a minha ainda tem o fator de multiplicação por regiões
                Olá, Jairo. Esta é exatamente a tebela que usávamos no primeiro semestre do SENAI para calcular a carga térmica. Segundo os professores, ela só deve ser usada para pequenos ambientes como escritórios, consultórios ou dormitórios e salas e só até 5TR (60.000 BTU/h). A partir desta capacidade a margem de erro é muito grande, e cada vez maior. E aí o bicho pega e começam a entrar um monte de coisas (coeficientes de transmissão de calor, insolação hora a hora, calor latente, dados psicométricos, vazão volumétrica, etc.).
                Para instalações domésticas, a tabela que você apresentou é perfeita e recomendada pela ABNT até a capacidade em que falei.

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
                  Olá, Jairo. Esta é exatamente a tebela que usávamos no primeiro semestre do SENAI para calcular a carga térmica. Segundo os professores, ela só deve ser usada para pequenos ambientes como escritórios, consultórios ou dormitórios e salas e só até 5TR (60.000 BTU/h). A partir desta capacidade a margem de erro é muito grande, e cada vez maior. E aí o bicho pega e começam a entrar um monte de coisas (coeficientes de transmissão de calor, insolação hora a hora, calor latente, dados psicométricos, vazão volumétrica, etc.).
                  Para instalações domésticas, a tabela que você apresentou é perfeita e recomendada pela ABNT até a capacidade em que falei.
                  sim cícero a intenção é essa ...aqui o que aparece é por aí ..até 5tr ..já instalei máquinas de precisão em cofres de provedor de internet...20 hp cada uma ...com controle da umidade relativa,renovação,calor sensível,damper corta fogo,temperatura com pouca variação,alarmes,integrado ao sistema pra gerenciamento,etc

                  espero e tenho certeza que surgirá algum tópico com programas e tabelas que calcule psicomotricidade do ar, controle vazão,vazão do ar,perdas ,pressão estática,calor específico,densidade,calor latente,sensível,etc enfim acima de 7.5 tr´s ..obrigado.. quando na proximidade da febrava aí em sampa esse ano vamos marcar pra encontrar lá se Deus quiser é claro e se der certo vou te levar num quarto estanque ,com renovação de ar com atenuador de ruido ,feito com barreira de vapor,lã de rocha ,lajes duplas porta estanque,com controle de umidade...rsrrsrsrs um cara que mora perto da cabeceira da pista de congonhas(ele é controlador de voo) ...o cara construiu um "bunker" rsrsrsrs mais uma vez obrigado pelos seus apartes ...tenho aprendido muito com vc um grande abraço jairo o senai que vc fez foi o do ipiranga ? o oscar rodrigues alves ?
                  Last edited by jairo bertoni; 11/01/13, 18:18.

                  Comment


                  • #24
                    Obrigado Jairo! Agora sim, uma boa tabela para utilizar. Grande abraço

                    Comment


                    • #25
                      Calcular

                      Eu recomendo que você tentar usar essa ferramenta on-line, ele vai ajudar você a calcular o custo do seu ar-condicionado:

                      http://www.calculararcondicionado.com/

                      Comment


                      • #26
                        Obrigado pela informação sandro1978, mas é uma ferramenta virtual que funciona apenas como mais um quebra galho fazendo um cálculo que pode ser aproximado ou não, pois sequer permite que você calcule a área real de qualquer ambiente devido a não ser possível a utilização de medidas fracionadas, tamanho das janelas e se são totalmente de vidro ou madeira e quaisquer outros tipso de vãos existentes, tipo de insolação e vai por aí a fora. Mas de qualquer forma valeu e seja bem vindo ao fórum.
                        Abraço.

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por fjsouza Ver Post
                          Procurei no google algumas calculadoras de BTU's para saber qual a potencia ideal para o meu quarto. É um quarto de 12,5m2, com janela de 3m2, duas pessoas e dois eletrônicos, sol da tarde, cortina em um apto com vizinhos em cima e embaixo.

                          Algumas calculadoras me deram resultado de 7000 btu's, outras 9000 e outras 12000. E agora? Quem está certo?

                          Abraço
                          Fernando
                          12.5x600+(2x600)+(2x600)= 9900 Btus

                          com folga põe um e 12000 Btus

                          ou se quiser fazer um estudo mais aprofundado me manda teu imeil que enviarei APOSTILA DE CARGA TÉRMICA
                          PROFESSOR JULIO TEYKAL

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por sandro1978 Ver Post
                            Eu recomendo que você tentar usar essa ferramenta on-line, ele vai ajudar você a calcular o custo do seu ar-condicionado:

                            http://www.calculararcondicionado.com/


                            o interessante e que algumas literaturas dizem para considerar 600 Btus por pessoas e aparelhos elétricos ja nesta fala em 400 Btus a muitas divergências entre autores o certo e seguir as normas elas estão ai para isso, eu estou pesquisando muito sobre isso e chegarei a um consenso e criarei um tópico para trocarmos ideias

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por André Luis Ver Post
                              o interessante e que algumas literaturas dizem para considerar 600 Btus por pessoas e aparelhos elétricos ja nesta fala em 400 Btus a muitas divergências entre autores o certo e seguir as normas elas estão ai para isso, eu estou pesquisando muito sobre isso e chegarei a um consenso e criarei um tópico para trocarmos ideias
                              andré... essas tabelas de calculo virtuais são valores aproximados ...pra instalação de mini split´s de parede e piso teto até 5 tr em residencias e em pequenas e médias empresas se aproxima razoavelmente da carga aproximada,eu não utilizo,ela foi criada pela demanda das compras on line pela internet para o leigo ter uma base sobre que aparelho comprar,com os dados primários do ambiente tipo area(M²) insolação com paredes voltadas para o sol,quantas horas de sol ,quantidades de pessoas e aparelhos (fontes de calor eletroeletronicas)

                              essa valor de 600 btu´s de calor emitido por pessoa por exemplo foi encontrado por pesquisadores acadêmicos,laboratórios de universidades em pesquisas ,estudos,teses,doutorados ligados à produção de calor etc,como sendo o calor emitido por uma pessoa ,sentada,em ambiente controlado,com dados e tomadas de temperatura interna,temperatura externa ,umidade relativa e outras grandezas, em várias situações ..pra nosso clima ,a coisa fica entre 600 btus´s (150 Kcal) a 750 btus(algo em torno de 190 Kcal) isso varia mas não muito..isso vc pode generalizar pra todo tipo de material,tanto pessoal,como da construção civil,utensílios,regiões,países,enfim tudo e todo tipo de material e situações que englobam esse segmento

                              em cima disso e obviamente acompanhando e aliando-se à descoberta de novos materiais foi-se criando tabelas de calculos cada vez mais precisas..hoje em dia Graças a Deus ,me parece que o condicionamento está tendo um certo tipo de cuidado e atenção dentro do projetos de residencias e empreendimentos em relação aos engenheiros ,arquitetos e empreiteiros que era a grande pedra no sapato dos instaladores e empresas iguais a nossa ..pequenos e médios ...com o uso de materiais isolantes/acusticos ,nas lages ,telhas ,coberturas,tintas reflexivas isolantes termo acústicas,uma preocupação que a pouco tempo atrás não se tinha nesse setor em relação à posição do sol ou insolação,a preocupação de se construir nichos tecnicos apropriados ,sacadas tecnicas de fachada pra instalação e instaladores,fora o lay out e design..está facilitando nossa vida ..ainda está no começo ..mas não deixa de ser um avanço.. e o mais importante visando economia,relação custo benefício,custo fixo,respeito à natureza e por aí vai..

                              portanto a tabela dado acima não sei em qual postagem é muito precisa pra residencias e pequenos e médios empreendimentos comerciais ..em sistemas de precisão aí é outra história que podemos discutir em outra ocasião...

                              existem tabelas e softwares bem mais precisos,que acho que fogem um pouco da nossa área de atuação..claro que com as exceções de plantão..e isso não quer dizer que vc ou os colegas não podem conhecê-las ou ter acesso a elas ou querer conhecer ..essa curiosidade e vontade de saber mais,do jeito certo,com a atitude e procedimento correto,respeitando-se os limites,com responsabilidade, é que move o mundo para frente..conhecimento nunca é demais ..um abraço

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                                andré... essas tabelas de calculo virtuais são valores aproximados ...pra instalação de mini split´s de parede e piso teto até 5 tr em residencias e em pequenas e médias empresas se aproxima razoavelmente da carga aproximada,eu não utilizo,ela foi criada pela demanda das compras on line pela internet para o leigo ter uma base sobre que aparelho comprar,com os dados primários do ambiente tipo area(M²) insolação com paredes voltadas para o sol,quantas horas de sol ,quantidades de pessoas e aparelhos (fontes de calor eletroeletronicas)

                                essa valor de 600 btu´s de calor emitido por pessoa por exemplo foi encontrado por pesquisadores acadêmicos,laboratórios de universidades em pesquisas ,estudos,teses,doutorados ligados à produção de calor etc,como sendo o calor emitido por uma pessoa ,sentada,em ambiente controlado,com dados e tomadas de temperatura interna,temperatura externa ,umidade relativa e outras grandezas, em várias situações ..pra nosso clima ,a coisa fica entre 600 btus´s (150 Kcal) a 750 btus(algo em torno de 190 Kcal) isso varia mas não muito..isso vc pode generalizar pra todo tipo de material,tanto pessoal,como da construção civil,utensílios,regiões,países,enfim tudo e todo tipo de material e situações que englobam esse segmento

                                em cima disso e obviamente acompanhando e aliando-se à descoberta de novos materiais foi-se criando tabelas de calculos cada vez mais precisas..hoje em dia Graças a Deus ,me parece que o condicionamento está tendo um certo tipo de cuidado e atenção dentro do projetos de residencias e empreendimentos em relação aos engenheiros ,arquitetos e empreiteiros que era a grande pedra no sapato dos instaladores e empresas iguais a nossa ..pequenos e médios ...com o uso de materiais isolantes/acusticos ,nas lages ,telhas ,coberturas,tintas reflexivas isolantes termo acústicas,uma preocupação que a pouco tempo atrás não se tinha nesse setor em relação à posição do sol ou insolação,a preocupação de se construir nichos tecnicos apropriados ,sacadas tecnicas de fachada pra instalação e instaladores,fora o lay out e design..está facilitando nossa vida ..ainda está no começo ..mas não deixa de ser um avanço.. e o mais importante visando economia,relação custo benefício,custo fixo,respeito à natureza e por aí vai..

                                portanto a tabela dado acima não sei em qual postagem é muito precisa pra residencias e pequenos e médios empreendimentos comerciais ..em sistemas de precisão aí é outra história que podemos discutir em outra ocasião...

                                existem tabelas e softwares bem mais precisos,que acho que fogem um pouco da nossa área de atuação..claro que com as exceções de plantão..e isso não quer dizer que vc ou os colegas não podem conhecê-las ou ter acesso a elas ou querer conhecer ..essa curiosidade e vontade de saber mais,do jeito certo,com a atitude e procedimento correto,respeitando-se os limites,com responsabilidade, é que move o mundo para frente..conhecimento nunca é demais ..um abraço
                                muito boa sua citação Jairo antigamente eu usava 700 btus pela metragem dependendo do local se o local fosse como igrejas ou salões de beleza já utilizava 1000 btus pela área sempre deu certo pois quando ia fazer pela forma que se deve ser feita a diferença era pouca mas minhas técnicas estão e devem mudar.

                                Comment

                                Working...
                                X