Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida teste sensor temperatura

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida teste sensor temperatura

    Prezados boa noite , caso não tenhamos a tabela de aferição de sensores , e suspeita que o defeito esteja nele , pode-se fechar o contato
    do mesmo na placa com fio ,para ver se o sistema funciona ?

  • #2
    Não amigo, não pode. O sensor não opera como um interruptor, hora aberto, hora fechado. O sensor também chamado termistor, é um tipo de transdutor de sinal. Pense na placa como um pequeno computador, onde também existem um hardware e um software. Dispositivos como o sensor, relês, motor ventilador e outros são periféricos desse sistema automatizado.
    O sensor capta o sinal na forma de temperatura e transforma essa informação em um impulso elétrico( medido em Kohms).
    A variação dessa grandeza é enviada ao microcontrolador da placa que interpreta este sinal com base em dados armazenados em uma memória EEPROM e decide como proceder. Cada sensor ( serpentina e ambiente) possui uma curva de Ascenção e decaimento que é constantemente medida e interpretada pelo micro e esta comparação é que diagnostica os erros.
    Edivando Araujo

    Comment


    • #3
      Se vc está em dúvida se um sensor está alterado verifique o outro a medida dos dois tem que ser proxima. A medida desses ntc é sempre dw 5k pra cima a 25 graus. Mas esse valor muda conforme a marca e modelo.
      Edivando Araujo

      Comment


      • #4
        Edivando muito obrigado pela explanação , valeu !

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
          Não amigo, não pode. O sensor não opera como um interruptor, hora aberto, hora fechado. O sensor também chamado termistor, é um tipo de transdutor de sinal. Pense na placa como um pequeno computador, onde também existem um hardware e um software. Dispositivos como o sensor, relês, motor ventilador e outros são periféricos desse sistema automatizado.
          O sensor capta o sinal na forma de temperatura e transforma essa informação em um impulso elétrico( medido em Kohms).
          A variação dessa grandeza é enviada ao microcontrolador da placa que interpreta este sinal com base em dados armazenados em uma memória EEPROM e decide como proceder. Cada sensor ( serpentina e ambiente) possui uma curva de Ascenção e decaimento que é constantemente medida e interpretada pelo micro e esta comparação é que diagnostica os erros.
          Se eu fosse montar uma escola de refrigeração minha primeira opção de professor seria você Edivando, eu não tenho essa especificação tão tecnica de sensor, mas gostei da explicação, foi la no fundo pra melhor entendimento e ainda mas com um exemplo.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
            Se eu fosse montar uma escola de refrigeração minha primeira opção de professor seria você Edivando, eu não tenho essa especificação tão tecnica de sensor, mas gostei da explicação, foi la no fundo pra melhor entendimento e ainda mas com um exemplo.
            Obrigado amigo. Existe gente mais capacitada para isso. Muito do que sei foi constatado na prática e horas de leitura, pesquisa e conversa com uma amigo que trabalha na área de eletrônica aliada a refrigeração, ele trabalha tem 12 anos com consertos de placas de split, conhece o sistema de cabo a rabo e tudo que sei sobre o assunto com já disse devo a ele. Pratico eletrônica como hobby, mas já conserto alguns circuitos mais simples. Rocksley Mariano o nº 1 em consertos de eletrônica de splits aqui em Porto
            Velho.
            Edivando Araujo

            Comment


            • #7
              Edivaldo, queria colar com um kra assim, iria aprender muito com ele. Hoje é dificil encontrar alguem que queria compartilhar o conhecimento.

              Comment


              • #8
                Tenho encontrado sensores NTC de dois valores:

                5K (5.000 ohms) e 10K(10.000 ohms), este valor tem como referência a temperatura de 25 graus celsius.

                Se a temperatura for acima da de referência o valor da resistência diminui, se a temperatura for abaixo da de referência a resistência aumenta.

                Resumindo: o valor da resistência é inversamente proporcional a temperatura.

                Comment


                • #9
                  É amigo Becker existe uma enorme gama de valores para esses termistores. Os aparelhos da gree usam sensores de 15k para ambiente de 20k para a serpentina, midea 7k, york usa em alguns modelos 5k e em outros 10k. Adotei a dinâmica de tomar nota desses valores e fazer uma ficha técnica de cada modelo de máquina para ficar mais fácil e rápida a manutenção.
                  Edivando Araujo

                  Comment


                  • #10
                    Posso usar um de 15 k de uma máquina elgin no lugar de um de 5 k de uma máquina york vai funcionar

                    Comment

                    Working...
                    X