Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Misturas Blend como MP39 (R401b) para obter maior rendimento!

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Misturas Blend como MP39 (R401b) para obter maior rendimento!

    Já fiz isso em muitos ar tipo janela e em algumas centrais que apresentavam pouco rendimento. E isso pode dar uma sobrevida a equipamentos moribundos.
    Algum dos colegas já tentou esse recurso. Ou sabe de outro para otimizar o funcionamento de aparelhos que usam R22?
    Sei que não é recomendado por nenhum fabricante esse tipo de manipulação devido as reações químicas que podem resultar de uma mistura indevida. Mas falo da utilização de gases com compostos semelhantes.
    Não me crucifiquem.

    http://www2.dupont.com/Refrigerants/...mestica_2.html

    Abraço!
    Last edited by Edivando Araujo; 17/09/14, 14:43.
    Edivando Araujo

  • #2
    Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
    Já fiz isso em muitos ar tipo janela e em algumas centrais que apresentavam pouco rendimento. E isso pode dar uma sobrevida a equipamentos moribundos.
    Algum dos colegas já tentou esse recurso. Ou sabe de outro para otimizar o funcionamento de aparelhos que usam R22?
    Sei que não é recomendado por nenhum fabricante esse tipo de manipulação devido as reações químicas que podem resultar de uma mistura indevida. Mas falo da utilização de gases com compostos semelhantes.
    Não me crucifiquem.

    http://www2.dupont.com/Refrigerants/...mestica_2.html

    Abraço!
    kkkkkkkk. tá crucificado...rsrsrsrs ...eu ainda não tive oportunidade e nem coragem de fazer isso rsrsrs isso não seria o retrofit ???http://www.webarcondicionado.com.br/...parelhos-split abraço

    Comment


    • #3
      Não, não. Retrofit seria a substituição completa de um fluido por outro, com todas as implicâncias desta reoperação. Nesse caso falo de uma mistura de dois fluidos com propriedades semelhantes.
      Por exemplo, quando um ar janela já não rende das mesma forma com R22, costumo as vezes fazer uma mistura de 70% R22 30% MP39 que é mais leve e circula com menos esforço, trabalhando com uma pressão semelhante a uma carga normal de R22 mas com uma amperagem bem abaixo da normal. Ficando também o compressor com uma temperatura de carcaça bem mais baixa também. Pelo menos foi isso que pude constatar em meus experimentos kkk.
      Last edited by Edivando Araujo; 17/09/14, 22:13.
      Edivando Araujo

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
        Não, não. Retrofit seria a substituição completa de um fluido por outro, com todas as implicâncias desta reoperação. Nesse caso falo de uma mistura de dois fluidos com propriedades semelhantes.
        Por exemplo, quando um ar janela já não rende das mesma forma com R22, costumo as vezes fazer uma mistura de 70% R22 30% MP39 que é mais leve e circula com menos esforço, trabalhando com uma pressão semelhante a uma carga normal de R22 mas com uma amperagem bem abaixo da normal. Ficando também o compressor com uma temperatura de carcaça bem mais baixa também. Pelo menos foi isso que pude constatar em meus experimentos kkk.
        kkkk temos um colega aqui no forum que anda meio sumido que é um verdadeiro DR FRANKENSTEIN rsrsrs ele monta condicionadores de várias marcas e capacidades diferentes entre si os quais chama de frankenstein júnior rsrsrs talvez vc sirva pra ser assistente dele kkkkkk mas de qualquer maneira obrigado pela dica ..

        Comment


        • #5
          Está vivo!!! Kkkk. Tem muito nego fazendo salada de frutas com split aqui também. To só esperando alguém tentar com uma inverter pra ver o tamanho da bagunça.
          Edivando Araujo

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
            Já fiz isso em muitos ar tipo janela e em algumas centrais que apresentavam pouco rendimento. E isso pode dar uma sobrevida a equipamentos moribundos.
            Algum dos colegas já tentou esse recurso. Ou sabe de outro para otimizar o funcionamento de aparelhos que usam R22?
            Sei que não é recomendado por nenhum fabricante esse tipo de manipulação devido as reações químicas que podem resultar de uma mistura indevida. Mas falo da utilização de gases com compostos semelhantes.
            Não me crucifiquem.

            http://www2.dupont.com/Refrigerants/...mestica_2.html

            Abraço!
            Olá Edivando,
            não seria melhor colocar só o MO29, assim o risco seria menor ou nenhum kkkkkk,
            Essa mistura que vc tem feito do R-22 com o substituto do R12 que é o MP39 qual o tempo de sobrevida dos acj ? tem essa informação?
            Obs. Eu gostaria de dizer nada contra, mas não posso, to fora kkkkkkk
            Last edited by Marciodecarvalho; 18/09/14, 08:58. Razão: Erro de digitação

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
              Olá Edivando,
              não seria melhor colocar só o MO29, assim o risco seria menor ou nenhum kkkkkk,
              Essa mistura que vc tem feito do R-22 com o substituto do R12 que é o MP39 qual o tempo de sobrevida dos acj ? tem essa informação?
              Obs. Eu gostaria de dizer nada contra, mas não posso, to fora kkkkkkk

              kkk..como não fiz ainda nenhum retrofit ,vou pensar no caso pois ainda tenho alguns cliente com equipamentos em R22 operando ..vou ver a viabilidade...valeu a dica ,obrigado ...jairo

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                kkk..como não fiz ainda nenhum retrofit ,vou pensar no caso pois ainda tenho alguns cliente com equipamentos em R22 operando ..vou ver a viabilidade...valeu a dica ,obrigado ...jairo
                ainda lembrando que no exterior o retrofit com blend´s é utilizado a mais de 15 anos,dei uma pesquisada e esse mo 29 é uma boa opção na substituição do R22 sendo bastante elogiado..e com adendo de não precisar de trocar o óleo e ainda ser compatível também com a maioria dos óleos sintéticos que os colegas lá de fora chamam de "drop-in" ..sendo ele uma mistura dos gases R125 do R134a e do 600A

                tópico legal.abraço jairo... tá vendo edivando?
                Last edited by jairo bertoni; 18/09/14, 09:57.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
                  Olá Edivando,
                  não seria melhor colocar só o MO29, assim o risco seria menor ou nenhum kkkkkk,
                  Essa mistura que vc tem feito do R-22 com o substituto do R12 que é o MP39 qual o tempo de sobrevida dos acj ? tem essa informação?
                  Obs. Eu gostaria de dizer nada contra, mas não posso, to fora kkkkkkk
                  Tem um de 10K btus que fiz a uns dois anos e ainda está a toda periodicamente dou manutenção nele. Mas esse é um caso isolado já que teve alguns com sobrevida de oito meses.
                  Edivando Araujo

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                    ainda lembrando que no exterior o retrofit com blend´s é utilizado a mais de 15 anos,dei uma pesquisada e esse mo 29 é uma boa opção na substituição do R22 sendo bastante elogiado..e com adendo de não precisar de trocar o óleo e ainda ser compatível também com a maioria dos óleos sintéticos que os colegas lá de fora chamam de "drop-in" ..sendo ele uma mistura dos gases R125 do R134a e do 600A

                    tópico legal.abraço jairo... tá vendo edivando?
                    Valeu pelas novas informações amigo vou tentar essa mistura da próxima vez e posto o resultado.
                    Edivando Araujo

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
                      Olá Edivando,
                      não seria melhor colocar só o MO29, assim o risco seria menor ou nenhum kkkkkk,
                      Essa mistura que vc tem feito do R-22 com o substituto do R12 que é o MP39 qual o tempo de sobrevida dos acj ? tem essa informação?
                      Obs. Eu gostaria de dizer nada contra, mas não posso, to fora kkkkkkk
                      Realmente. Estive olhando as especificações do MO29 quanto ao retrofit:

                      Considerações para Retrofit
                      O ISCEON® MO29 é compatível com lubrificantes a base de OM, AB e POE, onde na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante utilizado atualmente. O retorno do óleo lubrificante é determinado por condições operacionais e de projeto, sendo que em alguns sistemas com configurações complexas de tubulação, pode ser necessário adicionar POE.
                      Algumas aplicações poderão exigir pequenas alterações no equipamento durante o Retrofit, por exemplo, substituição de vedações e ajustes/substituição da válvula de expansão.
                      Fonte: http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon29_br.html

                      Vou considerar essa uma opção muito mais viável.

                      Valeu amigo!!!!
                      Edivando Araujo

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
                        Realmente. Estive olhando as especificações do MO29 quanto ao retrofit:

                        Considerações para Retrofit
                        O ISCEON® MO29 é compatível com lubrificantes a base de OM, AB e POE, onde na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante utilizado atualmente. O retorno do óleo lubrificante é determinado por condições operacionais e de projeto, sendo que em alguns sistemas com configurações complexas de tubulação, pode ser necessário adicionar POE.
                        Algumas aplicações poderão exigir pequenas alterações no equipamento durante o Retrofit, por exemplo, substituição de vedações e ajustes/substituição da válvula de expansão.
                        Fonte: http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon29_br.html

                        Vou considerar essa uma opção muito mais viável.

                        Valeu amigo!!!!
                        Beleza, já fiz alguns retrofit com o MO29 a única alteração foi diminuir em 10% a quantidade da carga do gas, não me lembro neste momento o Psi, mas lembro só de fazer o teste de SA, e deu certinho, se na carga do R22 pedir por exemplo 1Kg, diminuo 10% que no caso vou inserir apenas 900Gr. depois do vácuo é claro e não substituo nada, fica perfeito, outra coisa em um dos equipamentos medir a amperagem antes e depois do retrofit, o equipamento ficou com menor amperagem de trabalho após o retrofit, no caso ficou mais suave.
                        Ponto negativo: se houver um vazamento, o problema é que não poderá realizar o complemento do gás, terá que deixar escapar o restante fazer vácuo novamente e fazer a carga de gás completa, assim fui insturido. Abç.

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
                          Beleza, já fiz alguns retrofit com o MO29 a única alteração foi diminuir em 10% a quantidade da carga do gas, não me lembro neste momento o Psi, mas lembro só de fazer o teste de SA, e deu certinho, se na carga do R22 pedir por exemplo 1Kg, diminuo 10% que no caso vou inserir apenas 900Gr. depois do vácuo é claro e não substituo nada, fica perfeito, outra coisa em um dos equipamentos medir a amperagem antes e depois do retrofit, o equipamento ficou com menor amperagem de trabalho após o retrofit, no caso ficou mais suave.
                          Ponto negativo: se houver um vazamento, o problema é que não poderá realizar o complemento do gás, terá que deixar escapar o restante fazer vácuo novamente e fazer a carga de gás completa, assim fui insturido. Abç.
                          é por isso que amo esse forum !!!obrigado

                          Comment

                          Working...
                          X