Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bitola Conexão p/tubos

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bitola Conexão p/tubos

    Boa noite,

    Pessoal como sou novato no ramo e tenho algumas duvidas referente as bitolas das tubulações, estive pesquisando alguns manuais que tive acesso, conforme as marcas: LG, SAMSUNG, KOMECO, MIDEA,CARRIER E SPRINGER e encontre os seguintes:

    7000 1/4 - 3/8
    9000 1/4 - 3/8
    12000 1/4 - 1/2 na LG 1/4 - 3/8
    18000 1/4 - 1/2 na CARRIER E SPRINGER 1/4 - 5/8
    24000 3/8 - 5/8 na SAMSUNG 1/4 - 5/8 CARRIER E SPRINGER menciona 22000 1/4 - 5/8

    na SAMSUNG, LG, CARRIER E SPRINGER não encontrei esta capacidade
    30000 3/8 - 5/8
    36000 1/2 - 3/4
    48000 1/2 - 3/4
    58000 3/8 - 7/8 somente CARRIER E MIDEA.

    E alimentação elétrica a partir de 24000 btus é pela condensadora.

    Fiz essa pesquisa pois ha poucos dias instalei um 18000 Midea onde tive alguns problema, pois o manual mencionava uma tubulação e na pratica a condensadora tinha uma bitola e a evaporadora outra, ai foi feito uma adaptação na tubulação conforme alguns colegas do fórum orientaram.

    Então gostaria que os mais experiente nos oriente, pois já vi alguns comentários aqui de colegas comentando que pegaram pre-instalações inadequadas. Conforme visto acima a partir de 18000 que os fabricantes se não segue um padrão.
    Talvez haja ou surja outras duvidas de membros do fórum referente ao assunto só não haviam se manifestado.

    Grato da atenção de todos.

  • #2
    Realmente os fabricantes não seguem um padrão entre si.

    Mais quando faço preparação faço da seguinte forma:

    7 a 9 000 btus 1/4 e 3/8
    12000 btus 1/4 e 1/2
    18ooo btus 1/4 e 5/8
    22 a 30000 btus 3/8 e 5/8

    usando essas bitolas se consegue instalar qualquer marca de aparelho, talvez seja necessário para algumas marcas ou em tecnologia inverter em alguns casos soldar um pedaço de tubo onde vai fazer as conexões para reduzir a bitola dos tubos.

    Nunca tive problemas por instalar aparelhos onde os tubos que foram passados são de bitola maior que as do aparelho, mais se as bitolas do aparelho for maior que a da tubulação não é aconselhável.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Fischer Ver Post
      Boa noite,

      Pessoal como sou novato no ramo e tenho algumas duvidas referente as bitolas das tubulações, estive pesquisando alguns manuais que tive acesso, conforme as marcas: LG, SAMSUNG, KOMECO, MIDEA,CARRIER E SPRINGER e encontre os seguintes:

      7000 1/4 - 3/8
      9000 1/4 - 3/8
      12000 1/4 - 1/2 na LG 1/4 - 3/8
      18000 1/4 - 1/2 na CARRIER E SPRINGER 1/4 - 5/8
      24000 3/8 - 5/8 na SAMSUNG 1/4 - 5/8 CARRIER E SPRINGER menciona 22000 1/4 - 5/8

      na SAMSUNG, LG, CARRIER E SPRINGER não encontrei esta capacidade
      30000 3/8 - 5/8
      36000 1/2 - 3/4
      48000 1/2 - 3/4
      58000 3/8 - 7/8 somente CARRIER E MIDEA.

      E alimentação elétrica a partir de 24000 btus é pela condensadora.

      Fiz essa pesquisa pois ha poucos dias instalei um 18000 Midea onde tive alguns problema, pois o manual mencionava uma tubulação e na pratica a condensadora tinha uma bitola e a evaporadora outra, ai foi feito uma adaptação na tubulação conforme alguns colegas do fórum orientaram.

      Então gostaria que os mais experiente nos oriente, pois já vi alguns comentários aqui de colegas comentando que pegaram pre-instalações inadequadas. Conforme visto acima a partir de 18000 que os fabricantes se não segue um padrão.
      Talvez haja ou surja outras duvidas de membros do fórum referente ao assunto só não haviam se manifestado.

      Grato da atenção de todos.
      Fischer, estava mesmo precisando dessa informação, as vezes pedem orçamento na hora como uma base de preço, normalmente peço pra ir no local pra ver como será a instalação, vejo dificuldade de instalação, tamanho da linha que vai ficar da Condensadora para o Evaporador qual a marca do aparelho modelo, quantos btus e etc... , mas basicamente é isso, então o cliente liga me informa as condições e a metragem e dou o orçamento baseado no que foi informado, mas sempre relato que não é um valor preciso, somente uma base de valor da instalação para o cliente ficar ciente de quanto vai lhe custar, informo também que este valor está sugeito a alteração de acordo com o local da instalação, se o cliente gostar eu vou ao local vejo, se tiver como ele relatou eu confirmo ou não o valor informado por mim para o cliente.
      As medidas que vc me informou irão me ajudar muito na hora de calcular o orçamento.

      Valeu pelo compartilhamento da informação, mas quero só ressaltar um detalhe Fischer, em relação a alimentação que vc citou que "alimentação elétrica a partir de 24000 btus é pela condensadora" eu Instalei um Inverter da LG de 12000 Btus onde a alimentação ficava na Condensadora, só pra acrescentar a informação, achei um tanto estranho mas é bom relatar esse acontecido pra galera ficar bem informada dos novos conceitos dos aparelhos inverter, cada dia inventam algo diferente, precisamos ficar atulaizados, valeu mano.

      Jairo valeu também pela informação, vai ajudar muito no caso de qualquer eventualidade posterior, tipo se for um inverter e a bitola for diferente, posso seguir sua sugestão já que não houve qualquer tipo de problema com vc nestes casos, valeu mano.
      Last edited by Marciodecarvalho; 15/08/14, 11:12.

      Comment


      • #4
        Vale lembrar que o diâmetro da tubulação pode variar em função da distancia entre as unidades. Isso evita perda de potencia do equipamento.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Alexandre_Paixão Ver Post
          Vale lembrar que o diâmetro da tubulação pode variar em função da distancia entre as unidades. Isso evita perda de potencia do equipamento.
          alexandre vale ressaltar que para mini split´s de parede ,as mult splits e as piso tetos até 5 tr essas bitolas não pedem redução ou amento das bitolas que são vamos dizer "fixas",devendo o instalador sempre guardar e não ultrapassar as distancias/desníveis superiores/inferiores máximos e mínimos e instalar os equipamentos nos procedimentos de instalação guardando esses parâmetros descritos nos manuais de instalação dos fabricantes.e por tabela a necessidade ou não do acréscimo de gás refrigerante

          já nas instalações maiores e com distancias maiores que vc bem conhece ,os sistemas VRV´s,inverter´s e também os fixos em maiores capacidades existe essa possibilidade de redução ou aumento de bitolas de acordo a cada características de projeto de cada fabricante que grosso modo são meio que parecidos e não foge muito a regra e é pedido quando de acordo a distancias e desníveis

          aproveitei seu poste como gancho porque alguns colegas pra facilitar e não perder o serviço reduzem ou aumentam bitolas de mini split geralmente e principalmente aquelas que ultrapassaram o limite linear das distancias entre as unidades pedida pelo fabricante ..

          claro que já encontrei erros grosseiros por falta de informação ou de consulta aos fabricantes sobre detalhes tecnicos de cada fabricante seja ele sobre bitolas de tubulações frigorígenas que podem ser diferentes entre as capacidades modelos de cada fabricante e mesmo a alimentação eletrica seja ela de comando ou de alimentação e principalmente como é feita essa alimentação de energia se pela unidade interna ou externa que também pode ser diferente entre os fabricantes independentemente da capacidade e a quantidade de condutores e suas bitolas etc.. isso principalmente em prédios residenciais e comerciais que os incorporadores diziam que tinham infra de ar condicionado pré instalada

          em alguns casos quando um tubo passado está com a bitola acima do que pede o fabricante seja pra linha de gás ou de liquido ainda faço a redução ..não é aconselhável,mas dos males o menor..agora quando é o contrário aí não faço ..ou seja o tubo passado ou pré instalado é menor do que o exigido pelo fabricante ..mas isso é assunto que sempre surge no forum ..já perdi a conta das vezes que respondi sobre isso ..abraço boa sorte ..

          Comment


          • #6
            Jairo, mas de uma vez vi vc falando sobre desnível "escrevendo", pode comentar um pouco mais sobre isso, se for entre a condensadora e a evaporadora que está no manual e as vezes requer um sifão entre as tubulações você pode passar um pouco do seu conhecimento ? Grato.

            Comment


            • #7
              Bom dia.
              "em alguns casos quando um tubo passado está com a bitola acima do que pede o fabricante seja pra linha de gás ou de liquido ainda faço a redução ..não é aconselhável,mas dos males o menor..agora quando é o contrário aí não faço ..ou seja o tubo passado ou pré instalado é menor do que o exigido pelo fabricante ..mas isso é assunto que sempre surge no forum ..já perdi a conta das vezes que respondi sobre isso ..abraço boa sorte .."

              Gostaria de saber qual o possível problema de instalar o ar condicionado se a bitola do tubo da infra for menor que a do aparelho ? Se é apenas redução de potência ou se realmente pode estragar o aparelho.
              Comprei um inverter 22000 , com bitolas de 3/8 e 5/8 . A minha infra é de 1/4 e 1/2. Porém o espaço que tenho é de 36 metros, ou seja, um de 18 mil (que é o que minha infra previa) não daria conta do recado. Teria que ser mesmo o 22mil. Mas, segundo os instaladores, seria inviável trocar toda a infra, pois o prédio já entregou com a estrutura pronta e fixada no concreto.

              Neste caso, acabei optando por reduzir a bitola do aparelho mesmo. Gostaria de saber se estou correndo algum risco.
              Desde já, Obrigado

              Comment


              • #8
                Muito bom dia galera! Estou começando no ramo e nada melhor que começar instalando meu próprio split. Dai surgiu a duvida, a tubulação que sai da evaporadora é 1/4 e 3/8, e lendo sobre o assunto vi que para o meu caso (Split sansung AS12UWBUXAZ 12000 btu) seria uma tubulação de 1/4 e 1/2. Agora eu te pergunto; Respeito a tubulação da evaporadora ou coloco o tubo de 1/2 ?

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por carlo amorim Ver Post
                  Muito bom dia galera! Estou começando no ramo e nada melhor que começar instalando meu próprio split. Dai surgiu a duvida, a tubulação que sai da evaporadora é 1/4 e 3/8, e lendo sobre o assunto vi que para o meu caso (Split sansung AS12UWBUXAZ 12000 btu) seria uma tubulação de 1/4 e 1/2. Agora eu te pergunto; Respeito a tubulação da evaporadora ou coloco o tubo de 1/2 ?
                  se o ar nao e inverter voce e obrigado a colocar tubo de 1/2 na sucçao e 1/4 na descarga pois as porcas que acompanha o ar condicionado de 12k e porca de 1/2 e 1/4

                  Comment


                  • #10
                    Pessoal tenho um Piso teto para instalar de 60.000 Btus carrier onde o mesmo vai ter uma linha de tubulação entre 28 e 30 metros com 8 metros de descida para evaporadora, vou usar três sifão na linha de sucção só que pairou uma dúvida agora comigo devido eu ainda não ter instalado um equipamento de 60.000 com uma linha tão extensa fui buscar no manual o mesmo manda usar tubulação de 11/8" na linha de sucção devido a distancia.
                    Minha duvida é a seguinte eu começo com 7/8 até 10 metros e depois coloco 11/8 ou levo 11/8 direto de uma ponta a outra?
                    Alguém poderia me tirar esta dúvida por favor?
                    Grato

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por ABS AR CONDICIONADO Ver Post
                      Pessoal tenho um Piso teto para instalar de 60.000 Btus carrier onde o mesmo vai ter uma linha de tubulação entre 28 e 30 metros com 8 metros de descida para evaporadora, vou usar três sifão na linha de sucção só que pairou uma dúvida agora comigo devido eu ainda não ter instalado um equipamento de 60.000 com uma linha tão extensa fui buscar no manual o mesmo manda usar tubulação de 11/8" na linha de sucção devido a distancia.
                      Minha duvida é a seguinte eu começo com 7/8 até 10 metros e depois coloco 11/8 ou levo 11/8 direto de uma ponta a outra?
                      Alguém poderia me tirar esta dúvida por favor?
                      Grato
                      use o tubo 1"1/8 direto

                      Comment


                      • #12
                        use direto o tubo de 1"1/8

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por ABS AR CONDICIONADO Ver Post
                          Pessoal tenho um Piso teto para instalar de 60.000 Btus carrier onde o mesmo vai ter uma linha de tubulação entre 28 e 30 metros com 8 metros de descida para evaporadora, vou usar três sifão na linha de sucção só que pairou uma dúvida agora comigo devido eu ainda não ter instalado um equipamento de 60.000 com uma linha tão extensa fui buscar no manual o mesmo manda usar tubulação de 11/8" na linha de sucção devido a distancia.
                          Minha duvida é a seguinte eu começo com 7/8 até 10 metros e depois coloco 11/8 ou levo 11/8 direto de uma ponta a outra?
                          Alguém poderia me tirar esta dúvida por favor?
                          Grato
                          maquina da carrier nesta distancia pode ser instalado com tubo de parede de 79mm diametro de 1/8 de uma ponta a outra com curva longa e nao cotovelo quantidade de fruido se for ciclo frio 35g/m se for reverso 50g/m somente para chegar proximo da carga total e ajustar o balanceamento da carga de fruido pelo superaquecimento

                          Comment


                          • #14
                            utilize o de 1"1/8 na totalidade do comprimento linear.

                            Comment


                            • #15
                              utilize o tubo 1"1/8

                              Comment

                              Working...
                              X