Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pressão x Temperatura externa

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pressão x Temperatura externa

    Olá amigos, alguém tem uma tabela pra mim saber que pressão deixar o R22 em dia de muito calor e em dia de muito frio? Desde já agradeço

  • #2
    Não tem isso, vc regula com a pressão ideal, com a quantidade ideal em gramas ideal, e o ar condicionado tem que estar bem limpo. Ambas as colmeias, para as trocas de calores devidas.
    Existe uma tabela que com a pressão vc sabe a que temperatura o gás está, na sucção.

    Comment


    • #3
      Por exemplo já li que com 21 graus de temperatura externa a pressão vai estar com 51psi. Sendo que o ideal sabemos que é entre 60 e 70. Existe alguma tabela pra saber que pressão esta de acordo com a temperatura do dia? se alguém tem me envia por favor. gi1982@gmail.com
      Last edited by Gilorenz; 23/06/14, 08:33.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Gilorenz Ver Post
        Por exemplo já li que com 21 graus de temperatura externa a pressão vai estar com 51psi. Sendo que o ideal sabemos que é entre 60 e 70. Existe alguma tabela pra saber que pressão esta de acordo com a temperatura do dia? se alguém tem me envia por favor. gi1982@gmail.com
        olha não existe receita pra isso cada caso é um caso ...vc tem que fazer essa conta pelo super aquecimento temperatura pela pressão na manifold de baixa menos a temperatura de retorno no tubo da linha de gás a temperatura do resultado dessa operação tem que estar enquadrada no que pede o manual do fabricante se estiver fora vc tem que injetar mais gás ou retirar gás pra que a temperatura de operação fique nos parâmetros entre o minimo e o máximo permitido que é mais ou menos entre 7 a 12 ºc isso varia um pouquinho entre os fabricantes mas é mais ou menos por aí ..MAS !!!!! pode ter certeza que no verão vc vai ter que dar outra verificada nas pressões e temperaturas de operação e talvez completar a carga .eu acho melhor fazer um bom vácuo e dar a carga pelo peso de refrigerante que o fabricante pede..abraço

        Comment


        • #5
          e isso ai jairo

          Comment


          • #6
            Valeu amigo me diz mais duas coisas, se der abaixo de 7 retiro e acima de 12 acrescento refrigerante? e qual resultado ideal do insuflamento? abraço

            Comment


            • #7
              Em um fórum de refrigeração da Espanha, tem umas vídeo aulas que demonstram em laboratório que a pressão varia com a temperatura externa. Em um ambiente controlado. Tem até uma tabela, que tem como ponto central a temperatura de 30º C, onde a pressão de sucção ficaria em 60 psi. Partindo desse ponto, ela diminuiria ou aumentaria um psi para cada grau de temperatura externa que variasse para mais ou para menos. Então o amigo Gilorenz estaria certo, pois 30 menos 21 dá 9 e 60 psi menos 9 psi dará os 51 psi que ele falou. Mas como na vida real não temos como controlar todos os parâmetros como em um laboratório, pode haver diferenças nas medições.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                Em um fórum de refrigeração da Espanha, tem umas vídeo aulas que demonstram em laboratório que a pressão varia com a temperatura externa. Em um ambiente controlado. Tem até uma tabela, que tem como ponto central a temperatura de 30º C, onde a pressão de sucção ficaria em 60 psi. Partindo desse ponto, ela diminuiria ou aumentaria um psi para cada grau de temperatura externa que variasse para mais ou para menos. Então o amigo Gilorenz estaria certo, pois 30 menos 21 dá 9 e 60 psi menos 9 psi dará os 51 psi que ele falou. Mas como na vida real não temos como controlar todos os parâmetros como em um laboratório, pode haver diferenças nas medições.
                0

                beleza ..por isso em sistemas fixos o teste de SA pede a diferença das temperaturas .se a temperatura externa estiver em 21 ºc e a pressão em 51 psi nessa pressão pelo manômetro a temperatura é de 3º negativos provavelmente a diferença da temperatura de retorno na linha de gás daria um SA entre 7º a 8º...nesse caso eu faria o vácuo e daria a carga pelo peso com uma balança eletronica.não se esqueça que apesar de não ser muito lembrado nessa caso o sub resfriamento se torna importante para também sabermos se a carga está completa

                devemos salientar que cada fabricante tem uma tabela de SA e SB pra seus equipamentos e que são geralmente mais ou menos parecidas mas alguns tem diferenças significativas portanto é seguir o que pede o fabricante em seu manual de instalação sempre......essas grandezas também dependem do elemento de expansão se ele é fixo (capilar) ou valvula de expansão (tx ,tixa etc) o correto na minha visão no campo nada melhor do que como disse fazer o vácuo e dar a carga pelo peso do gás refrigerante que pede o fabricante em sua operação ...nunca tive problemas adotando essa prática ..apesar que na minha região praticamente o inverno inexistir,mas de fez em quando a temperatura baixa e já encontrei colegas que "entupiram' o coitado de gás e a coisa nunca saia dos 50 psig´s chegando até a ter parada de compressor por excesso de gás rsrssrs estou aqui pra aprender ..se como dificilmente encontro temperaturas externas abaixo de 30 º c me corrijam se falei alguma bobagem. abraço boa sorte

                Comment


                • #9
                  É isso mesmo Jairo. O ideal é sempre fazer a carga pelo peso. Mas em casos onde não é necessária a recarga completa, como nos fixos R22, este conhecimento pode ajudar muito para não se cometer o erro muito comum de se por excesso de gás em dias frios. Outro detalhe é que o superaquecimento aumenta também, só que inversamente proporcional à temperatura. Esta tabela é própria para aparelhos R22 com elemento de expansão à capilar.

                  Comment


                  • #10
                    quando a carga de gas esta baixa tem formaçao de gelo na saida da condensadora para nao por excesso de gas nos dia frio eu coloco gas o suficiente para descongelar a valvula e sinal que o gas deixou de expandir na valvula e foi expandir na evaporadora mais o ideal ainda e o peso

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por oziro Ver Post
                      quando a carga de gas esta baixa tem formaçao de gelo na saida da condensadora para nao por excesso de gas nos dia frio eu coloco gas o suficiente para descongelar a valvula e sinal que o gas deixou de expandir na valvula e foi expandir na evaporadora mais o ideal ainda e o peso
                      sim ..existem atitudes e procedimentos que nos ajudam e a coisa melhora ainda mais se isso é aliado a experiencia ..se temos uma rotina e alguns anos de estrada atuando num segmento é uma coisa obvia e nada excepcional se a gente consegue detectar defeitos e problemas de performance só na percepção..e nada substitui o conhecimento e sua aliada sua majestade as ferramentas..no caso quando se consegue esse cenário fica bem mais fácil.acho que o negócio é um meio termo pacífico entre as partes...o bom senso e a ética tem que imperar..nada de ser corajoso e aprender pela tentativa e erro e se possível for sempre da maneira certa e mais fácil que é o de eterno aprendiz mesmo

                      com as ferramentas certas sejam elas da parte eletromecânica,nas boas práticas,e com conhecimento e informação.esse caminho é mais difícil e longo e no meu ponto de vista é também o mais prazeroso.ficando mais fácil interagir,passar ou receber o conhecimento sem manifestações de megalomania ou egocentrismo,ou falta de humildade.

                      portanto é aprendendo viver e conviver com a verdade em todos os sentidos e por tabela ser liberto por ela,em que o principal benefício dessa prática é que aprender de alguma maneira ou ensinar,doar ou receber,acertar ou errar, se tornam na verdade partes de um todo que norteiam qualquer atuação pessoal ou relacionamento seja ele profissional,comercial ou afetivo.um abraço boa sorte
                      Last edited by jairo bertoni; 30/06/14, 05:48.

                      Comment


                      • #12
                        ae jairo como faço pra conseguir um estagio contigo
                        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                        0

                        beleza ..por isso em sistemas fixos o teste de SA pede a diferença das temperaturas .se a temperatura externa estiver em 21 ºc e a pressão em 51 psi nessa pressão pelo manômetro a temperatura é de 3º negativos provavelmente a diferença da temperatura de retorno na linha de gás daria um SA entre 7º a 8º...nesse caso eu faria o vácuo e daria a carga pelo peso com uma balança eletronica.não se esqueça que apesar de não ser muito lembrado nessa caso o sub resfriamento se torna importante para também sabermos se a carga está completa

                        devemos salientar que cada fabricante tem uma tabela de SA e SB pra seus equipamentos e que são geralmente mais ou menos parecidas mas alguns tem diferenças significativas portanto é seguir o que pede o fabricante em seu manual de instalação sempre......essas grandezas também dependem do elemento de expansão se ele é fixo (capilar) ou valvula de expansão (tx ,tixa etc) o correto na minha visão no campo nada melhor do que como disse fazer o vácuo e dar a carga pelo peso do gás refrigerante que pede o fabricante em sua operação ...nunca tive problemas adotando essa prática ..apesar que na minha região praticamente o inverno inexistir,mas de fez em quando a temperatura baixa e já encontrei colegas que "entupiram' o coitado de gás e a coisa nunca saia dos 50 psig´s chegando até a ter parada de compressor por excesso de gás rsrssrs estou aqui pra aprender ..se como dificilmente encontro temperaturas externas abaixo de 30 º c me corrijam se falei alguma bobagem. abraço boa sorte

                        Comment


                        • #13
                          É sempre bom essa troca de conhecimento, mas como Jairo informou inserir o gas por peso sempre que for possível é o menos falível de erros.

                          Comment


                          • #14
                            blz, ate aqui tudo que foi mencionado existe uma correlaçao ,porém, em casos onde ha substituiçao de compressores e aumento de tubulaço ,torna-se inviavel a recarga do fluido pelo peso, tendo em vista que estamos saindo do padrao original do fabricante, neste caso, a experincia do tecnico deve ser levada em consideraçao e a recarga deve ser feita pelo metodo de pressao ,levando em consideraçao a temperatura ambiente, abraços!!

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por sinval.novaes Ver Post
                              blz, ate aqui tudo que foi mencionado existe uma correlaçao ,porém, em casos onde ha substituiçao de compressores e aumento de tubulaço ,torna-se inviavel a recarga do fluido pelo peso, tendo em vista que estamos saindo do padrao original do fabricante, neste caso, a experincia do tecnico deve ser levada em consideraçao e a recarga deve ser feita pelo metodo de pressao ,levando em consideraçao a temperatura ambiente, abraços!!
                              olha isso aí sai fora do escopo de qualquer projeto inclusive do fabricante .Claro que tem fabricante (principalmente os antigos springer carrier piso teto de 60k btu´s) que pede em seu manual de instalação mudança de bitolas de acordo distancias e desníveis entre as unidades se está no manual beleza .Existem casos que tivemos que mudar o elemento de expansão para um de bitola maior..Se vc aumenta a distancia linear ou bitola /seção vc aumenta o volume e por tabela o deslocamento ...por caracterísitcas de minha região.no caso cidades pequenas e médias com poucos prédios ,dificilmente as distancias entre unidades ultrapassa o que pede o fabricante ...portanto não posso opinar ,por que sinceramente nunca precisei ...

                              E já encontrei alguns equipamentos com projetos de fábrica ruins com força...com erros de engenharia ..que no caso precisamos de adequar ..Em alguns casos foi que não resolveu .

                              seja bem vindo ..Não despareça..dá uma força pra gente .Abraço.

                              Comment

                              Working...
                              X