Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compressor desliga rapidamente na função inverno

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Compressor desliga rapidamente na função inverno

Olá a todos do fórum, sou novato na área da refrigeração, acabei de fazer o curso e estou tentando resolver o problema do meu ar condicionado split da LG de 9000 BTU/h quente/frio.
    Primeiramente fiz os testes elétricos nas suas 4 alimentações e pareceu tudo ok, logo, estava sem gás refrigerante, pois tinha um vazamento que detectei e foi resolvido, posteriormente fiz o vácuo com as válvulas abertas para que o fizesse também no compressor, coloquei toda carga de gás e ficou ótimo. Tudo lindo haha, mas moro no sul e começou a esfriar.. Resolvi ligar meu aparelho na função inverno, fechei o quarto e fui pra sala ver tv, quando retornei percebi que não tinha ficado nem de perto bom. Fiquei bem cabisbaixo , pois achei que tinha feito tudo certo.
    Hoje recoloquei os andaimes no lugar, e fui fazer uns testes antes. Coloquei na função inverno e fiquei escutando a condensadora da janela, percebi que o ventilador liga instantaneamente, mas o compressor demora um pouco mas liga, fiquei conferindo a temperatura de saída da evaporadora e estava saindo ar bem quente, mas logo após uns 30 segundos que o compressor estava trabalhando ele desligou, e assim foi , 1 min ligava e 30 seg desligava, e assim por diante.. Peguei um copo com água fria e coloquei o tersmostato dentro, para ver se o mesmo não estava desligando o compressor pela temperatura do ambiente, mas não o compressor voltou a repetir o mesmo processo liga e desliga.
    Pois bem, troquei a função para o verão e peguei um secador de cabelo para o tersmotato não o desligar caso viesse a acontecer, mas não , o compressor trabalhou tranquilamente sem desligar e resfriando muito bem o ambiente..
    Não sei qual seria o problema do meu split, como falei sou bem novato ^^
    Desculpa postar novamente, mas acho que estava no local errado.
    Agradeço as futuras ajudas
    Nícolas Wotter

Resolvido!

Eai pessoal, pra quem olhou o post e também ficou com dúvida, consegui resolver o problema.. voltei na minha apostila e dei uma estudada.
    O problema é que não me preocupei com a temperatura da rua onde estava colocando o gás ( que estava bem baixa, 14~17°), então fiquei adicionando gás , verificando que a válvula de alta estava derretendo o gelo e também o manômetro, que quando estabilizou ficou com 70 psi, e como a válvula de baixa não congelou achei que estava com boa carga de gás. Como a temperatura esta diretamente relacionada com a pressão, uma boa carga de gás com esta temperatura, deveria ter deixado em 50~55 psi no máximo, se fosse verão , estaria estabilizando por volta dos 90 psi, que está bem fora dos conhecidos 65 psi.
    Por conta disto, quem estava desarmando o compressor era o protetor térmico do compressor, pois a pressão estava muito alta e consequentemente a temperatura.
    Fico no aguardo dos conhecimentos dos colegas, sou leitor assíduo do fórum ,pois já aprendi muita coisa com vocês,grande abraço.
    Nícolas Wotter

Comment

E isso aí companheiro parabéns pelo aprendizado. Realmente você entrou num setor muito enriquecedor de nossa profissão ( refrigerante; carga ou recarga de refrigerante; condições gerais das recargas de refrigerante; etc.).
      Só afirmar alguns conceitos: *O evaporador e onde a substancia absorve calor (setor de frio); evapora o líquido refrigerante; é sector de baixas pressões. *O condensador e onde a substancia libera o calor absorvido (setor de calor); condensa o gás refrigerante; é sector de altas pressões. * Se recomenda chamar de unidade interior e exterior sendo que no verão e no inverno tem diferentes denominações conforme o trabalho que esteja realizando nesse momento (evaporando ou condensando). *Ao respeito das pressões e temperaturas recomendadas; você esta certo mas não esqueça o que aprendeu neste caso: temperatura ambiente, as condições de instalação; o refrigerante; etc. tem incidência sobre o procedimento. Sempre será recomendável utilização de balança para colocar a carga certinha conforme recomendação do fabricante que se expressa na placa da unidade exterior normalmente ao igual que as características gerais do modelo. *O amperímetro; termómetro; manómetros são ferramenta fundamentais do bom professional. *Ao respeito das diferencias desses dados na prática, em geral pode acreditar que conforme eleva a carga térmica do ambiente eleva pressiones; temperaturas e consumos e ao inverso quando descem as cargas térmicas.
      Da para mais pero não quero me estender e sair ainda mais do tema puntual.
      Cordialmente, sds.,,

Comment

Working...
      X