Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas com teste superaquecimento

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvidas com teste superaquecimento

    Estou com muitas duvidas, e andei dando uma vasculhada na net nao achei em detalhes todo procedimento deste teste , poderia sanar minhas duvidas ?

    Sei que detalhes ajudam a formular melhor resposta , nao tenho certesa mas creio que o tempo deva influenciar o resultado aqui no litoral a temperatura ta na faixa dos 29, 30 ou 32 . A condensadora esta em um corredor coberto e de muita ventilasao


    Fiz o vácuo de 1 hora , bomba suryha 5 cfm duplo estagio nova e óleo novo e deixei o manômetro da noite para o outro dia em teste para ver se não perdia o vácuo , no dia seguinte vi que estava na mesma escala deixada .
    Após tudo feito liberei o gás na linha, com espuma verifiquei os flanges por desencargo, fiz o isolamento térmico e passei fita metalizada, depois ficou no manômetro de baixa 65 psi o recomendado com a condensadora em funcionamento e gelando. Depois que soltei a mangueira da válvula de serviço reparei que escapa um pouquinho de gás ia ponta da mangueira pingou umas gotinhas de óleo seria normal?
    Noto que toda vez ao ligar o ar condicionado à válvula onde liberei o gás ela fica branca e após uns minutinhos goteja agua isto seria normal?
    Agora estou meio perdido no teste de superaquecimento ,
    esse teste o correto seria fazer com o equipamento ligado após quanto tempo ?
    e de quanto tempo deve ser este teste ?
    e qual nível da ventilação para o teste ?

    Não sei se estou fazendo correto, mas após ligar o equipamento com sensor do termômetro digital 20 cm da válvula de serviço, ventilação em baixa e com 30 minutos de uso programado para 24 graus o termômetro esta em 13 graus, pela tabela do R22 65psi convertido em temperatura da 2,8 graus, então 13 - 2,8 = 10,2.
    Mas notei que se programar a 23 graus ventilação em baixa o termômetro chegou em 11 graus sendo assim 11 – 2,8 = 8,2.
    Notei também que se eu mudo da ventilação de baixa para ventilação máxima no caso dos 13 graus medido ou 11 ele começa a subir, e se eu volto na ventilação baixa ele volta a ficar na escala 13 graus ou 11 dependendo a temperatura que eu programo e tempo que fica ligado

    Então gostaria de de saber se fiz correto o teste de superaquecimento.

  • #2
    Certinho meu caro, Vc fez o teste de rendimento deu quanto ?
    Aí em baixo eh complicado mesmo.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por basilio dias Ver Post
      Certinho meu caro, Vc fez o teste de rendimento deu quanto ?
      Aí em baixo eh complicado mesmo.
      Boa Tarde Basílio.
      Primeiramente não sou um técnico em refrigeração essa foi minha primeira instalação, e só fiz pelo motivo que o pessoal que instala Ar Split tanto como autorizada ou sem ser autorizado nenhum queria fazer o procedimento de vácuo, alegando que o equipamento esta novo e não precisa e estavam pedindo 500,00, isso que já estava no lugar evaporadora, fiação elétrica o buraco de passagem dos canos, aqui foi instalação parede com parede e como o equipamento esta novo todos queria só fazer sangria de gás, oque pelo que andei lendo e mi orientando esta errado e achei o valor um absurdo sendo que não vai nem fazer o serviço como deve ser feito,e ainda vai pegar bem mastigado, então a este valor eu prefiro gastar um pouco mais e comprar as ferramentas e como gosto de ferramentas então não esquentei com o valor ate mesmo porque foi pouca coisa mais que os 500,00 cobrado , então comprei tudo novo bomba de vácuo de 5cfm, manifold para r22, termômetro digital, curvador de cano de cobre , flangeador cortador de cano e eu mesmo instalei, oque não mi ficou bem claro foi este procedimento do super. Aquecimento, pois não achei alguém dando explicação detalhada em matéria de tempo que deve ser feito o teste e qual modo de ventilação.
      Então gostaria de saber se oque fiz foi correto e se os dados estão corretos, a maquina e uma Elgin nove mil btus somente frio.
      Outra coisa que achei estranho foi normal na hora de tirar o manifold e pingar da mangueira umas gotinhas de óleo
      Outra coisa toda vez que ligo o ar a válvula que liberei o gás fica branca depois pinga agua também esta normal
      Eo que seria este teste de rendimento .

      Comment


      • #4
        Marcelo, pelo que vejo você fez tudo de acordo, e os resultados obtidos com o superaquecimento mostram que seu equipamento está funcionando muito bem. Parabéns amigo!
        A saída de óleo quando você retira as mangueiras do manifold é normal, uma vez que o óleo circula pela tubulação juntamente com o gás.
        Alguns equipamentos, quando são ligados começam a trabalhar com uma pressão mais baixa na linha de sucção e depois vão subindo até atingir o valor normal de funcionamento. Quando isso ocorre, a pressão baixa no início faz com que seja formado gelo na válvula de serviço e também na tubulação se houver alguma parte sem isolamento. Mas isso dura pouquíssimo tempo e logo a pressão sobe para valor normal, fazendo derreter o gelo formado e pingando água. Pode ficar tranquilo com isso, não há nada de anormal com seu equipamento.
        Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
          Marcelo, pelo que vejo você fez tudo de acordo, e os resultados obtidos com o superaquecimento mostram que seu equipamento está funcionando muito bem. Parabéns amigo!
          A saída de óleo quando você retira as mangueiras do manifold é normal, uma vez que o óleo circula pela tubulação juntamente com o gás.
          Alguns equipamentos, quando são ligados começam a trabalhar com uma pressão mais baixa na linha de sucção e depois vão subindo até atingir o valor normal de funcionamento. Quando isso ocorre, a pressão baixa no início faz com que seja formado gelo na válvula de serviço e também na tubulação se houver alguma parte sem isolamento. Mas isso dura pouquíssimo tempo e logo a pressão sobe para valor normal, fazendo derreter o gelo formado e pingando água. Pode ficar tranquilo com isso, não há nada de anormal com seu equipamento.
          Mais uma vez parabéns pelo trabalho.


          Boa tarde Cicero .
          Só me senti obrigado em ter que tentar fazer a instalação pelos motivos que citei de se negarem a fazer todo procedimento coreto do vácuo na montagem eo valor cobrado, Eu ate pagaria os 500,00, mas a partir do momento que fosse feito tudo do modo correto, Não sou mão de vaca sei que os equipamentos utilizados numa instalação são caros e que se deve fazer a manutenção ou calibragem do mesmo com o correr de varias instalações, mas a meu ver 300,00 pelo tipo da minha instalação estava muito bem cobrado.
          Obrigado pelos parabéns estou longe de ser técnico em refrigeração e não pretendo seguir o ramo , sou do ramo de informática e programador , apenas tentei aprender o máximo que deu pra não fazer pior do que outro que se julga um técnico poderia ter feito .
          Só para completar as informação, pois vai que sirva para alguém um dia que quer por.
          Os outros teste
          Maquina Elgin Somente frio 9 Mil Btus
          Gás R22
          2 metros de tubulação de cobre o recomendado no manual
          Isolamento indepente da tubulação
          Fiação de 4 mm com aterramento
          Tomada 20A
          Disjuntor de 10A
          Amperagem ficou em 3,25, no manual esta 4,06
          watts ficou com 714.4. No manual esta 830
          OBS . Para reforçar o isolamento térmico da tubulação comprei uma Manta de polietileno 4 mm mesmo material do isolamento dos tubos, cortei em tira e enrolei na tubulação, depois passei fita metálica, depois passei outra camada da manta e finalizei com a fita metálica, esta manta e utilizada em piscina de vinil entre a parede eo vinil. Ótimo isolamento térmico ou acústico.

          http://www.hemeisolantes.com.br/mate...-piscinas.html

          Comment


          • #6
            Bom Marcelo meus parabens, cara muito bom, mais se vc fez instalacao de parede para parede resta a saber se vc

            fez um lupe no tubo de succao ? pra evitar q entre oleo no compressor.

            se vc quiser saber a temperatura pra fazer o teste de superaquecimento use 22 a 23º o recomendavel.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por basilio dias Ver Post
              Bom Marcelo meus parabens, cara muito bom, mais se vc fez instalacao de parede para parede resta a saber se vc

              fez um lupe no tubo de succao ? pra evitar q entre oleo no compressor.

              se vc quiser saber a temperatura pra fazer o teste de superaquecimento use 22 a 23º o recomendavel.

              Boa noite Basilio.
              A evaporadora ta mais alta que a condensadora em uns 40 cm o que eu fiz foi vir com a linha que sai da evaporadora reta e quando chega na condensadora por trás dei uma curva bem longa e depois dei uma curva curta para ligar o encanamento na condensadora

              Tem a foto acho que fica melhor para entender ,Não repare uns fios brancos , esta foto foi antes de organizados, são fio de alarme, tem um sensor de alarme na condensadora só por segurança.

              Comment


              • #8
                marcelom,

                Parabens pela instalação DIY!
                Pergunta: O sensor de alarme é a caixa com display que está presa no suporte da condensadora? Pra que serve? O que este sensor está monitorando?

                Obrigado

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                  marcelom,

                  Parabens pela instalação DIY!
                  Pergunta: O sensor de alarme é a caixa com display que está presa no suporte da condensadora? Pra que serve? O que este sensor está monitorando?

                  Obrigado
                  Boa noite Eduardo 7, Obrigado pelos parabems, Mas quem merece os meritos são vocês que estão ai dispostos a ensinar e tirar as duvidas do contrario a coisa não andaria .

                  Tentei fazer a instalação melhor possível para não ter dores de cabeça futura ate pagaria alguém sem nenhum problema, mas já expliquei o motivo de eu mesmo fazer.
                  O sensor do alarme esta no suporte bem camuflado então se alguém tentar mexer vai disparar na central.

                  A caixa com display.

                  Ela monitora de 80 a 270 v AC, o consumo em amperes, mostra o consumo em watts, guarda o consumo em kWh, guarda o tempo em operação. Mesmo que acabe energia o ele não zera só se eu quiser, Registra o consumo ate 0-9999.99KWh, Guarda o tempo ate 0 - 9999,59 hora a potencia dele 3300Wats

                  Eu tenho outra caixa idêntica, mas a diferença que tem os rabichos de plugue e tomada que eu uso como ferramenta no dia dia de informática , mas utilizo mais para identificar voltagem amperagem e watts em pc e principalmente em servidores
                  Ai achei interessante por no Ar

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por basilio dias Ver Post
                    Bom Marcelo meus parabens, cara muito bom, mais se vc fez instalacao de parede para parede resta a saber se vc

                    fez um lupe no tubo de succao ? pra evitar q entre oleo no compressor.

                    se vc quiser saber a temperatura pra fazer o teste de superaquecimento use 22 a 23º o recomendavel.
                    como assim ? evitar que entre óleo no compressor?? o compressor não trabalha com óleo?? não entendi

                    Comment


                    • #11
                      Acho que o amigo quis dizer: retorno de fluído refrigerante para o compressor, tendo em vista que este só pode aspirar o fluído refrigerante em estado gasoso e em baixa pressão oriundo da evaporadora.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por wilson macioti Ver Post
                        como assim ? evitar que entre óleo no compressor?? o compressor não trabalha com óleo?? não entendi
                        Blz Wilson pelo meu pouco conhecimento o que eu sei que óleo circula pela tubulação juntamente com o gás. como foi explicado aqui , eu tive mesma duvida quando soltei a mangueira do manifold e pingou umas gotinhas de oleo da mangueira da valvula de serviço .

                        Comment

                        Working...
                        X