Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como refrigerar ambiente com mezanino.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Como refrigerar ambiente com mezanino.

Olá pessoal, será que alguém pode me ajudar nesse caso.

Preciso orçar um equipamento para refrigerar uma sala, em uma casa de frente para o mar. Essa frente é toda de vidro.
    O tamanho é 16m x 6m x 6m (altura do pé direito). A sala principal fica embaixo e um mezanino, com corredores laterais e um salão de jogos em cima.
    Ou seja, preciso refrigerar os dois ambientes, mas se colocar split comum os da parte de baixo irão desligar, já que em cima estará mandando ar frio. E em cima ficara quente pois o ar frio descerá. Entenderam? Espero que sim e que possam me ajudar.

Obrigado.

Postado originalmente por Robsonss Ver Post
    Olá pessoal, será que alguém pode me ajudar nesse caso.

Preciso orçar um equipamento para refrigerar uma sala, em uma casa de frente para o mar. Essa frente é toda de vidro.
    O tamanho é 16m x 6m x 6m (altura do pé direito). A sala principal fica embaixo e um mezanino, com corredores laterais e um salão de jogos em cima.
    Ou seja, preciso refrigerar os dois ambientes, mas se colocar split comum os da parte de baixo irão desligar, já que em cima estará mandando ar frio. E em cima ficara quente pois o ar frio descerá. Entenderam? Espero que sim e que possam me ajudar.

Obrigado.
    robson ..tudo começa por um dimensionamento bem feito...uma visita tecnica de um instalador conhecido ou bem recomendado seria ideal. a convecção tem essa característica que vc falou mas existe um outro ponto importante que se chama equalização do ar cativo climatizado, se bem dimensionado e instalando climatizadores com tecnologia inverter e com a configuração certa vc minimiza muito esse "efeito" problema ou característica de operação desse tipo de condicionador

já instalei em mezaninos e orientei colegas de outro forum com casas na praia meio que iguais a sua ,mezanino(sala de jogos ,ht,sinuca etc) na parte de baixo cozinha,sala de jantar e copa ..

se vc instalar uma multi flex ou uma bi split inverter da fujitsu por exemplo vc pode ter certeza que vc vai ter um ambiente controlado pela operação dessas pequenas maravilhas que é fracionada..ou seja oferecem calor de carga demanda da carga térmica de cada ambiente no caso se o "pessoal galera rapaziada soca frevo" rsrsrs tá no mezanino esse tipo de condicionador entende isso e não mata congelado o casal de velhinhos na parte de baixo operando sem desligar a unidade externa(condensadora) controlando os dois evaporadores (unidade internas) ou desligando em condições muito especiais que não vou entrar em detalhes ,mas esse desligar faz parte da lógica de operação para contribuir com a temperatura setada nos dois ambientes ou só em um ,no mezanino por exemplo .que pela pela lógica seria o lugar menos favorável quando o condicionador de baixo estiver desligado ou fora de uso.vc pode ter certeza que ele vai refrigerar a parte de baixo ...esse controle é meio que complicado pelas sensibilidades ..tem gente calorenta ao extremo e pessoas que com 26 º c setados tá com frio ..isso são pros e contras e os porém que vc vai ter que conviver e talvez pagar o preço ..a grande maioria que de colegas que optaram por essa solução dentro da rotina de utilização acharam o meio termo mas eram pessoas racionais e que veja bem não eram calorentas .em qualquer ambiente climatizado sempre vai existir esse tipo de situação ,mesmo o extremamente controlados em laboratórios por exemplo em ambientes e principalmente em ambientes climatizados mistos com meninos e meninas de todas idades ...mulher naturalmente com suas devidas exceções sente ou tem uma sensação térmica mais aguçada do o menino rsrsrs daí a briga da baixa levanta a temperatura .se vc for bem assessorado por um profissional competente vc chega num denominador comum.

como disse acima na tecnologia inverter a operação é fracionada e a temperatura é controlada de acordo a demanda de carga nos dois ambientes ,o inverter tem uma lógica com sensores de sinais de pressão e temperatura que enviam sinais de parâmetros de pressão e temperatura tanto interna como externamente para uma placa eletrônica que racionaliza esse sinais enviando comunicação para o compressor que é em corrente contínua para aumentar ou diminuir a rpm (rotação por minuto) do mesmo oferecendo em btu´s o que cada ambiente pede a cada momento daí a definição de operação fracionada,aliado a uma valvula de expansão eletrônica de controle de fluxo de gás refrigerante para cada unidade interna e controle de velocidade variável dos moto ventiladores tudo isso dedicada à configuração e setagem dos modos de refrigeração ou aquecimento (opcional)

não seria o ideal ..pois ainda fica o problema da convecção ...mas pode ter certeza que bastante minimizado mas pra tudo tem-se uma solução ..existem outras opções mas que ficariam bem mais caras que seriam mais adequadas pra esse tipo de ambiente (sistemas mini vrv´s dutados) que exigiriam uma intervenção tanto de alvenaria como tecnica que talvez não se tornaria necessária por essa primeira opção satisfazer o cliente .

te dou essa orientação de longe ..não conhecendo seu ambiente ...por experiencia própria e de colegas que pediram uma orientação ...por isso se possível uma visita tecnica pra avaliação dos prós e contras e qual seria a melhor solução

sua casa ainda tá na planta ? um abraço qualquer dúvida é só postar
    Last edited by jairo bertoni; 21/02/14, 14:37.

Comment

Jairo, obrigado pelo post anterior.

É correto instalar uma capacidade maior na parte de cima e uma capacidade menor na parte de baixo? Para uma possível compensação?

Eu sugeri exatamente a opção que vc deu em relação a climatização, seria instalar um self ou um roof top com dutos. Essa é mesmo a melhor solução?

Obrigado novamente.

Comment

Postado originalmente por Robsonss Ver Post
        Jairo, obrigado pelo post anterior.

É correto instalar uma capacidade maior na parte de cima e uma capacidade menor na parte de baixo? Para uma possível compensação?

Eu sugeri exatamente a opção que vc deu em relação a climatização, seria instalar um self ou um roof top com dutos. Essa é mesmo a melhor solução?

Obrigado novamente.
        me desculpe achei que vc era o dono do empreendimento ...sim com certeza ..mas nesse cenário a compensação seria quando os dois ambientes estivessem operando ..mezanino é complicado..daí se vc compensar quando operar o mezanino pela natural convecção e no caso pelas condições ideais para que isso ocorra vai gelar a parte de baixo também...

mas se vc fizer um calculo legal e uma distribuição correta fica bom ...o problema é sempre os dois ambientes e a economia se vc instalar um roof ou self que não for inverter não seria o ideal ...olhe a mult flex da fujitsu acho que pela setagem e modos vc flexibilizaria com qualidade e economia mesmo quando estiver operando uma evaporadora principalmente a do mezanino com a capacidade maior,mas pela convecção vc sempre vai ter ar gelado em baixo..tudo tem prós e contra ..vc tem que bater o martelo pela melhor opção que se adequaria aos ambientes e suas características .. um colega a uns tempos em outro forum teve o mesmo tipo de indagação só que a realidade dele era ele a esposa sem filhos e visitas esporádicas,e o mezanino era pouco ocupado optamos por instalar no mezanino uma piso teto hitachi de 48k ..ele ficou satisfeito e elogiou e até sugeriu a outros colegas...mas cada caso é um caso...mas pelo que vi vc entende do ramo...eu sou resistente a dutos sempre..só em último caso..como é casa de praia a ocupação não é rotineira ,acho que uma mult split ou mult flex até mesmo piso teto de 18k e 24 da fujitsu inverter ficaria legal com uma manutenção fácil rápida e garantida .

acho que o importante seria vc optar por equipamento que tenham inversão.pelo que expliquei em postagem anterior pra minimizar na economia e no controle do "frio" a natural convecção mantendo um ambiente agradável em cima e um levemente gelado em baixo sem "forçar" muito a máquina de cima mantendo uma operação com economia...pois o ar quente que naturalmente vai subir da parte de baixo fazendo parte da carga térmica se vc super dimensionar o equipamento do mezanino vc evitaria esse problema só que o mezanino ficaria o polo ártico e parte de baixo ficaria gelado também ..então acho que a flexibilização e o equilíbrio vai depender muito do seu bom senso e "expertise" pra vc ter o "feeling" de qual seria o melhor equipamento a ser instalado

eu fui prático ..e expliquei pro cliente..ele entendeu perfeitamente..e pra ele as expectativas foram superadas ..mas como disse ele não era calorento ..esposa super compreensiva ..expliquei que não era a melhor solução e nem a mais economica etc

um abraço boa sorte ..não desapareça ...

Comment

Acabei de ter uma senhora aula. Tô me sentindo um calouro na faculdade! rsrsrs...

Comment

Ventiladores de teto (de baixa rotação) ajudam a equalizar a temperatura, especialmente quando o pé direito é duplo. Estes ventiladores são muito comuns nas residências americanas. Note que o objetivo destes ventiladores não é fazer vento; eles apenas ajudam a equalizar a temperatura do ambiente.

Comment

Obrigado a todos, novamente. Jairo inclusive.

Vou indicar a instalação do multi flex ou VRV. Mesmo que o projeto fique mais caro, terei a certeza da satisfação do cliente. A opção com dutos não fica "bonita" meu cliente é bem exigente.

Mantemos contato.

obrigado.

Comment

Working...
              X