Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

#Fica a dica

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #Fica a dica

    O manual de instalação do ar condicionado LG, não fala sobre tubulação mínima a ser utilizada, mas no BT que li hoje, a fabrica está exigindo uma tubulação mínima de 3 metros , sob pena de perder a garantia do aparelho.

  • #2
    Obrigado pela dica. Essa omissão de informação no manual deles deve ser caso pensado.

    Comment


    • #3
      Mas é tubulação real ou nominal?
      Edivando Araujo

      Comment


      • #4
        Segundo uma tabela de dimensionamento de tubulação, uma tubulação de 2m com uma curva de 90° equivale a adicionar mais um metro.
        Edivando Araujo

        Comment


        • #5
          Tubulação em linha reta ou um loop

          Comment


          • #6
            Veja bem acredito que pela tabela um loop são 180° de curva aberta equivale a 1 metro. Quanto mais fechada for a curva mais esforço o gás vai fazer para passar e mais aumenta o valor nominal. O valor real é o comprimento em metros em linha reta. Ou seja 1m de linha reta mais curva 90° mais 1 metro linha reta equivale a 3m de linha reta.
            Edivando Araujo

            Comment


            • #7
              Edivando, me esclarece uma coisa, se eu usar 2 metros de tubulação e fazer um loop com ela, mais uma curva de 90°, vai dar os 3 metros? será que a fabrica vai aceitar?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Luciano da Siva Ver Post
                Edivando, me esclarece uma coisa, se eu usar 2 metros de tubulação e fazer um loop com ela, mais uma curva de 90°, vai dar os 3 metros? será que a fabrica vai aceitar?
                ..cada curva de 90º equivale a um acrescimo de 1,2 metros no comprimento linear ..além desse lupe ser muito feio ele provoca perda de carga com certeza na minha opinião só em ultimo caso.imagine o esforço que o compressor faz pra vencer a inercia e o atrito provocado por ele ..sei não ...eu procuro deixar omais reto possível ...tenho instalado com 1,5 a no maximo 2 metros sem problemas seja na garantia primeiro por que graças a Deus minhas instalações quase não dão problemas e também sem reclamações nos chamados ruidos indesejáveis.

                mas sou uma ingua..instalar não é só pendurar o condicionador na parede ...se a rede elétrica não for compatível e nem relativamente estável vc pode te certeza que mais cedo ou mais tarde vc vai ter problemas ..aí é a placa que queima demais ,o condicionador que não presta..colegas não se iludam eletronicos não suportam instalações mal feitas ou subdimensionadas,oscilações,picos,fornecimento abaixo ou acima do que pede o fabricante ...tudo faz parte de um todo de um contexto...quando for instalarem ,tenham parceiros legais em que vc tem certeza que sua instalação não vai ficar khagada por serviços khagados de terceiros.

                por isso que eu sou uma ingua ..reconheço.por isso serviço meu dificilmente dá problemas.amanhã vou tirar um telhado por conta disso ..o pessoal simplesmente tampou minha tubulação pré instalada com aqueles telhados pré isolados ..vão ter que retirar pra gente terminar o serviço ..isso tudo com ranca rabo e tudo na frente do dono da obra ...voou pena pra todo lado... não se iludam depois a responsabilidade e a culpa sempre vão cair nas suas costas e o pepino no seu colo e filho feio não tem pai.um grande abraço

                Comment


                • #9
                  Obrigado jairo pelas dicas, mas me dá uma dica de instalação, se for em em lugar de pouco espaço, que não pode levar a tubulação em linha reta, o que vc me sugere??

                  Comment


                  • #10
                    O colega Jairo está corretíssimo. Eu sempre instalo com a tubulação passando atras da condensadora quando é parede com parede. Assim tanto a tubulação ficará mais longa como a própria condensadora esconderá o furo feito. Com uma leve curva a 45º.
                    Edivando Araujo

                    Comment


                    • #11
                      Sua instalação tem que considerar que se vc faz um serviço que agrada o cliente, certamente vc é quem vai dar manutenção na bendita, então facilite a sua vida e faça tudo certinho. Vale a dica.
                      Edivando Araujo

                      Comment


                      • #12
                        Luciano no caso da fábrica acredito que eles consideram a tubulação real, ou seja, os 3 metros inteirinhos sem curvas ou loops.
                        Edivando Araujo

                        Comment


                        • #13
                          Valeu Edivando, obrigado!!

                          Comment

                          Working...
                          X