Gostaria de saber dos companheiros se é uma regra o congelamento do tubo de sucção quando há exesso de gás e congelamento do tubo de descarga quando há falta de gás no split? Porque já peguei casos que ao fazer a medição da pressão do gás na tubulação de sucção na condensadora a mesma estava com 80 psi e o tubo de baixa ou sucção não estava congelando mesmo estando acima do padrão para o r22 que é de 60 a 65 psi, lembrando que fiz esta mediçao porque o compressor do aparelho estava demorando muito para armar fazendo com que o ambiênte interno esquentasse, então deixei a pressão em 65 psi e o mesmo gelou que nem uma beleza. Por isso eu pergunto também para os amigos do fórum outra dúvida que tenho, será que a temperatura externa e a umidade relativa do ar pode nos dar um falso valor da pressão do gás fazendo com que ele apresente um valor não real quando esta muito frio ou muito quente ou essa variação não existe?
Orçamento de Ar Condicionado - Posts
Collapse
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Pressão do gás acima de 80 psi, porém tubo de sucção não congela nem condensa com r22
Collapse
X
-
Postado originalmente por Douglas José Ver PostGostaria de saber dos companheiros se é uma regra o congelamento do tubo de sucção quando há exesso de gás e congelamento do tubo de descarga quando há falta de gás no split? Porque já peguei casos que ao fazer a medição da pressão do gás na tubulação de sucção na condensadora a mesma estava com 80 psi e o tubo de baixa ou sucção não estava congelando mesmo estando acima do padrão para o r22 que é de 60 a 65 psi, lembrando que fiz esta mediçao porque o compressor do aparelho estava demorando muito para armar fazendo com que o ambiênte interno esquentasse, então deixei a pressão em 65 psi e o mesmo gelou que nem uma beleza. Por isso eu pergunto também para os amigos do fórum outra dúvida que tenho, será que a temperatura externa e a umidade relativa do ar pode nos dar um falso valor da pressão do gás fazendo com que ele apresente um valor não real quando esta muito frio ou muito quente ou essa variação não existe?
no seu caso aconteceu isso ..se ele desse conta de partir dependendo da distancia entre as unidades fatalmente o tubo de gás ou baixa iria congelar... e sobre dias quentes e frios tem diferença sim ,o certo seria acertar a carga pelo peso e em seguida o superaquecimento que pode ser um pouco acima ou abaixo do que o fabricante consideraria ideal ...se vc fizer essa carga só pel apressão e o SA em um dia frio e fora das características de sua região fatalmente nos dias de calor vc teria que acrescentar gás refrigerante na carga ,senso que se vc fizer essa carga pelo peso o Sa estaria sempre dentro da faixa operacional do condicionador de acordo a pressão de trabalho e temperatura externa mais umidade relativa e o pessoal esquece que o sub resfriamento também é importante(temepratura da descarga menos a pressão e temperatura de alta na tabela e principalmente por problemas relacionados à dificuldades da serpentina da unidade externa trocar calor por alguns fatores como posição e instalação em lugares em que a dissipação de calor está comprometida,moto ventiladores com rendimento baixo por baixa capacitância de seu capacitor ou problemas nas buchas e mancais ou mesmo com massa na carcaça falta de manutenção com sujeira e bloqueio na serpentina ,desníveis acima do permitido ,falta de sifões quando é necessário ,instalação com tubos no mesmo isolante com curto circuito térmico,,umidade e contaminação interna do sistema,válvulas de expansão,capilares ou pistão entupidos ou com baixo rendimento de expansão ,capacidades subdimensionadas,instalações fora das especificações de operação e por aí vai.. um abraço boa sorte
-
Entendi Jairo, então para se fazer uma aferição do gás ideal eu preciso mesmo usar uma balança. Outra coisa, que tipo de termômetro devo comprar para fazer o teste de superaquecimento e subresfriamento? E se for possível me mande a tabela de conversão do subresfriamento, pois a do superaquecimento eu já tenho e costumo fazer. E já aproveitando o seu vasto conhecimento e gentileza, qual a diferença entre o superaquecimento total e parcial, ouvi dizer que um é feito perto da condensadora (o que geralmente fazemos) e o outro perto da evaporadora, afinal quando devo fazer cada um deles?
Comment
-
Postado originalmente por Douglas José Ver PostEntendi Jairo, então para se fazer uma aferição do gás ideal eu preciso mesmo usar uma balança. Outra coisa, que tipo de termômetro devo comprar para fazer o teste de superaquecimento e subresfriamento? E se for possível me mande a tabela de conversão do subresfriamento, pois a do superaquecimento eu já tenho e costumo fazer. E já aproveitando o seu vasto conhecimento e gentileza, qual a diferença entre o superaquecimento total e parcial, ouvi dizer que um é feito perto da condensadora (o que geralmente fazemos) e o outro perto da evaporadora, afinal quando devo fazer cada um deles?
http://www.refrigeracaomarechal.com....rmometro+penta
o que é superaquecimento (SA) e subresfriamento (SB OU SR ou também ST) http://www.icer.cl/pdf/bitzer/subenfriamiento.pdf
tabelas pressão X temperatura R 22 https://serae.com.br/bibliotecavirtu...atura_R-22.pdf
tabela de pressão X temperatura R 410A https://serae.com.br/bibliotecavirtu...ura_R-410a.pdf
http://tecnicasrefrigeracao.blogspot...alcular-o.html
no google tem todo tipo de texto ,imagens e videos no you tube é a maior fonte pesquisa dá uma zapeada por lá
qualquer dúvida é só postar boa sorteLast edited by jairo bertoni; 09/02/14, 16:56.
Comment
Comment