Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Utilizando uma condensadora split como recolhedora

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Utilizando uma condensadora split como recolhedora

    Boa tarde amigos foristas...

    Estou precisando tirar uma duvida sobre algo que eu andei pensando muito.

    Como fabricar uma recolhedora de gás R22. E se alguém já ouviu ou pensou sobre isso pode me ajudar.

    A duvida é sobre a utilização de uma condensadora SPLIT para recolhimento de gás R-22 de outros equipamentos split.

    O processo seria o seguinte...

    1º Executa-se o recolhimento do gás para dentro da condensadora (procedimento normal)
    (essa condensadora vou chamar de numero (1))

    2º retirasse a condensadora (1) do local.

    3º utilizando outra condensadora (vou chamar de numero (2)), esta por vez com vácuo no seu sistema. Conecta-se a linha de sucção da condensadora (2) na linha de liquido da condensadora (1). Pode ser utilizado um filtro para gás, entre meio as conexões de cobre.

    >>>Após isso é realizado um breve vácuo nesta pequena tubulação de interligação entre as condensadoras 1 e 2.

    4º Após a realização deste vácuo tem a seguinte situação>>

    Na maq. (1) o registro de alta aberto (registro de baixa deve estar fechado)!
    Na maq. (2) o registro de sucção aberto (registro de alta deve estar fechado)!


    5º liga-se somente o compressor da cond. (2) naturalmente como se é esperado, é observado no manômetro de baixa a diminuição da pressão de sucção e (prox a 0 psi) fechasse o registro de sucção e desligasse o cond (2).

    NOTA: (o procedimento será idêntico ao procedimento de recolhimento normal. só que ao invés de uma evaporadora conectada teremos condensadora e condensadora.
    As maquinas deverão ser compatíveis ou a maquina usada para recolher deverá ter capacidade superior a maquina a ser esvaziada.!

    6º pronto! esta realizado a coleta ou transferência do gás.

    A minha duvida é isso é se isso é possível? O gás pode ser reutilizado novamente?

    OBSERVAÇÃO: Fique claro que ainda não realizei este procedimento, é apenas baseado em teoria...!!!! DUVIDAS fiquem a vontade para me chamar....!

    Seria uma forma mais barata ao invés de comprar-se uma recolhedora principalmente pra quem utiliza pouco.
    Aguardo analise dos colegas
    Abraço.

  • #2
    nossa primeira recolhedora era uma unidade condensadora aberta com um conjunto bitzer nº 2 montado numa plataforma pesada a ufa rsrsrsrs ...se vc manter a conjunto recolhedor limpo internamente a cada serviço ou com uma certa rotina de serviço legal sem problema ..te aconselho a colocar no retorno linha de gás um filtro secador (e talvez na descarga também?) .. vamos batizá-la de recolhedora frank ,o clone rsrsrsss nisse processo o cuidado com contaminantes ou contaminação é primordial

    Comment


    • #3
      Legal e quanto a reutilização do gás, posso utiliza-lo sem crise?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
        Legal e quanto a reutilização do gás, posso utiliza-lo sem crise?
        instale um visor de liquido com sensor de umidade ,custa barato e é uma mão na roda ,tipo um desses aqui http://www.google.com.br/imgres?imgu...QEwBw&dur=7070

        Comment


        • #5
          Posso utilizar uma garrafa de gás r-22( lógico que respeitando a pressão max) no lugar da serpentina do condensador como reservatório?

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
            Posso utilizar uma garrafa de gás r-22( lógico que respeitando a pressão max) no lugar da serpentina do condensador como reservatório?
            olha acho que não pois o condensador ajuda a troca de calor mesmo que seja pela baixa.a minha tinha o condensador e o tubo de liquido mas também pra efeito prático se vc tiver cuidado pode ser ... tira fotos e dá o retorno do frank o clone rsrsrs boa sorte

            Comment


            • #7
              Eu já pensei em usar uma garrafa para transporte de gás tipo essa: http://www.polipartes.com.br/Garrafa...a-2Kg-101145/p e fazer um ligeiro vácuo nela para recolher o gás. É claro que não haveria como recolher todo o gás, pois quando as pressões se igualassem pararia a transferência. Mas seria bem menos gás perdido para a atmosfera.
              Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
              Boa tarde amigos foristas...

              Estou precisando tirar uma duvida sobre algo que eu andei pensando muito.

              Como fabricar uma recolhedora de gás R22. E se alguém já ouviu ou pensou sobre isso pode me ajudar.

              A duvida é sobre a utilização de uma condensadora SPLIT para recolhimento de gás R-22 de outros equipamentos split.

              O processo seria o seguinte...

              1º Executa-se o recolhimento do gás para dentro da condensadora (procedimento normal)
              (essa condensadora vou chamar de numero (1))

              2º retirasse a condensadora (1) do local.

              3º utilizando outra condensadora (vou chamar de numero (2)), esta por vez com vácuo no seu sistema. Conecta-se a linha de sucção da condensadora (2) na linha de liquido da condensadora (1). Pode ser utilizado um filtro para gás, entre meio as conexões de cobre.

              >>>Após isso é realizado um breve vácuo nesta pequena tubulação de interligação entre as condensadoras 1 e 2.

              4º Após a realização deste vácuo tem a seguinte situação>>

              Na maq. (1) o registro de alta aberto (registro de baixa deve estar fechado)!
              Na maq. (2) o registro de sucção aberto (registro de alta deve estar fechado)!


              5º liga-se somente o compressor da cond. (2) naturalmente como se é esperado, é observado no manômetro de baixa a diminuição da pressão de sucção e (prox a 0 psi) fechasse o registro de sucção e desligasse o cond (2).

              NOTA: (o procedimento será idêntico ao procedimento de recolhimento normal. só que ao invés de uma evaporadora conectada teremos condensadora e condensadora.
              As maquinas deverão ser compatíveis ou a maquina usada para recolher deverá ter capacidade superior a maquina a ser esvaziada.!

              6º pronto! esta realizado a coleta ou transferência do gás.

              A minha duvida é isso é se isso é possível? O gás pode ser reutilizado novamente?

              OBSERVAÇÃO: Fique claro que ainda não realizei este procedimento, é apenas baseado em teoria...!!!! DUVIDAS fiquem a vontade para me chamar....!

              Seria uma forma mais barata ao invés de comprar-se uma recolhedora principalmente pra quem utiliza pouco.
              Aguardo analise dos colegas
              Abraço.

              Comment


              • #8
                Douglas, já estou esperando as fotos!

                Comment


                • #9
                  ok galera aguardem vou realizar a montagem do FRANKENSTEIN "o clone" como Jairo disse e em breve vou postar as fotos.
                  kkk

                  Comment

                  Working...
                  X