Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tubos de alumínio

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tubos de alumínio

    o que eu temia e espero que me convençam do contrário que a tubulação de alumínio está entrando devagar e sempre no nosso segmento e que é um substituto legal para o tubo de cobre,no caso em instalações de mini split´s de parede e piso teto ..tenho lido que todos os fabricantes de condicionadores estão aderindo e aprovando esse material em instalações de seus produtos no caso mini split´s de parede e piso teto...

    acho que alguns fabricantes ainda resistem ou estão em fase de testes com esses tubos que no brasil é fabricado ou distribuido pela VULKAN chamado de HIDRO...http://www.hitachiapb.com.br/Materia...B-ALUMINIO.pdf

    acho que a vulkan que é uma das grandes no mundo não seria louca de investir e colocar seu nome numa barca furada ..e sei que a pelo menos 6 anos ela vem tentando introduzir ou mudar mentes e corações e vem investindo pesado em ralação aos tubos de alumínio nesse segmento de split´s em feiras e eventos no brasil todo

    espero que os colegas pesquisem sobre o assunto e postem nesse tópico o que já foi discutido em outros tópicos ,e é e acho que sempre será meio polêmico com defensores e detratores ,mas que não tinha um tópico específico pra ele..

    sei que vão aparecer defensores entre colegas instaladores e representantes ou fabricantes,em cujos stand´s vou mais uma vez vez visitar na febrava desse ano,apesar de que acho difícil mudar minha opinião e meu nariz torcido em ralação ao produto,mesmo que os fabricantes aprovem pra uso em instalações de seus equipamentos e me parece que hoje como é a inversão pro exemplo serem uma tendencia gradual e irreversível pra meu desgosto e que eu não esteja sendo preconceituoso ou intransigente.

    como disse ganhei da Vulkan tubos de alumínio pra usar em minha instalações fiz todo o procedimento que o fabricante pediu e que com 4 meses de instalado furou e vazou gás refrigerante ...acho que o cobre é bem mais tranquilo,MAS muito provavelmente o cobre vai ficar cada vez mais "incomprável" rsrsrs e quem teimar a usá-lo não terá como se manter no mercado pelo baixo custo do alumínio ...eu acho que daqui a uns 4 a 5 anos já vamos ter pelo menos 50% das instalações com esse material..um grande abraço jairo
    Last edited by jairo bertoni; 02/09/13, 23:18.

  • #2
    Quanto % o cobre é mais caro que o alumínio hoje?
    Já é possível comprar facilmente em revendas e atacados como os tubos em cobre e em todas as medidas?
    Já usei em instalações onde o cliente já havia adquirido todo o material de instalação. Achei um pouco mais difícil seu "manuseio" como curvas e flanges. Talvez só impressão minha.
    Também gostaria de saber qual é a solda ideal para os tubos em alumínio.

    Muito interessante este tópico. Parabéns Jairo pela iniciativa.

    Comment


    • #3
      por minha família tipo tios e pai trabalharem numa empresa de refrigeração residencial,comercial ,enrolamentos de motores,ferramentas elétricas,eletroportáteis ,linha branca,etc,conheci os materiais que são usados nesses produtos dentre eles o cobre,alumínio,latão,zamac,e outras ligas..

      solda de alumínio é bem mais complicada do que o cobre por exemplo...no meu tempo de refrigeração doméstica por exemplo em que donas de casas e suas colaboradoras literalmente enfiavam a faca,garfos,colheres,chaves de fenda e outros materiais como a polícia gosta de dizer"perfuro cortantes" rssrs nos congeladores,gabinetes,etc pra tirar todo tipo de coisas,tipo ,hambuger colados,pedaços de carne,enfim tudo que vc coloca no freezer e as vezes esquece que congela e "gruda" na minha época era difícil conseguir peças novas pra reposição,então usava-se soldar com fluxo e vareta de soldar alumínio ...tinha que ter uma mão muito boa ...depois veio as epoxi as primeira ainda com maçarico,depois veio as colas a frio

      mas sempre problemático pela umidade ,contaminação etc...alumínio pra soldar é sempre,foi e acho que será complicado ,por isso a entrada ano mercado das colas tipo lokring da vulkan por exemplo que tem um link aqui na webarcondicionado http://www.webarcondicionado.com.br/...nexao-de-tubos que pode dar uma pequena ajuda pra gente entender o processo

      quando esse sistema foi lançado a muito tempo ,não me lembro a data , fui convidado pra uma demonstração no senai oscar rodrigues do ipiranga em são paulo ..os caras estavam praticamente dando de graça os kit´s ,tipo as luvas,uniões,reduçóes, junções cobre/alumínio,latão/alumínio.cobre/latão etc,cola e alicates

      acho que a longo prazo nas instalações de mini split´s de parede quase todas as tubulações vão ser de alumínio ..acho também que a qualidade de uma instalação cai bastante com esse material ,principalmente na vida útil

      pode ser que os fabricantes consigam alguma liga ou mistura que dê uma qualidade maior ,mas duvido muito

      eu modéstia a parte tenho uma mão boa pra solda ,sempre tive ,principalmente era um bom soldador de alumínio ,os colegas levavam pra mim soldar os evaporadores ,e outros componentes dessa material pois se vc usar o maçarico com a chama muito quente ,furava,se ficava menos quente a solda ficava"crua" fazer correr uma solda alumínio com maçarico era uma "arte"

      comprar os tubos de alumínio está cada vez mais fácil e todas as grandes lojas no atacado e varejo já comercializam as panquecas de alumínio até 7/8

      o preço do kilo do alumínio é igual o de cobre ,mas a quantidade é em torno mais de 50% do o cobre ..entendeu ? exemplo uma panqueca de cobre de tubo de 1/4 tem 15 metros e pesa em torno de 2 kilos uma panqueca de alumínio da mesma bitola com cerca de 2 kilos tem mais que o dobro em metros,acho que até mais...pra confirmar isso tem que se olhar as tabelas comparativas de peso X metro entre o cobre e alumínio com as mesmas espessuras de parede,ou espessuras similares ou que estão de acordo as normas de operação de cada produto

      eu vou procurar as tabelas comparativas entre os dois materiais e posto aqui

      mas pra se ter uma ideia tubo de cobre de 1/4 e 1/32" de espessura de parede isso seria ou giraria + ou - em torno de 0.79 mm tem 123 gramas por metro ,um tubo de alumínio similar de 1/4 e 1/16 " de espessura ou + ou - 1.58 mm dá 64 gramas por metro entendeu??????

      Comment


      • #4
        Mas como fica o grave problema da corrosão galvânica devido o contato físico direto dos tubos de cobre pré existentes de fábrica nos aparelhos com os tubos de alumínio utilizados na instalação? É sabido que tal corrosão galvânica acontece devido ao contato físico direto entre estes dois materiais distintos e que pelo menos a médio prazo poderá causar sérios danos ao compressor; como fica esta situação? Será que os fabricantes então diminuirão o tempo de garantia de seus aparelhos pra evitar consertos do compressor dentro do prazo de garantia que atualmente gira em torno de 5 anos? Ou será que então os fabricantes dos aparelho já entregarão seus produtos vindos de fábrica todo fabricado com tubulação de alumínio? Quem viver, verá.
        Atualmente se um instalador quiser instalar um AC split com tubos de alumínio eu simples não permito que tal aconteça. Ou utiliza tubos de cobre ou tchau. Radicalismo de minha parte? Por enquanto acredito de não.
        Abraço.

        Comment


        • #5
          Eu compro material na Dufrio-SP... e sempre que estou na expedição consigo notar que a grande maioria das empresas compram panquecas de alumínio... eu acredito que em um futuro não muito distante veremos o alumínio ganhar espaço nas instalações... tanto pelo preço quanto pela abundância do material...
          Já vi anúncios de empresas dizendo o seguinte: valor de instalação com cobre R$ x ... Valor de instalação com alumínio Y ...

          Todos aqui que trabalham com prestação de serviço sabem que quando o cliente tem dois orçamentos na mão, mesmo sendo serviços diferentes pois uma empresa tem ética, compromisso, qualificação etc... e a outra empresa vai instalar colocar o dinheiro no bolso e tchau... no dia seguinte já tem outro chip no celular ...

          Na cabeça do cliente ambos são o mesmo serviço... INSTALAÇAO DE AR CONDICIONADO SPLIT DE X BTUs

          Eu venho perdendo inúmeros orçamentos aqui em SP por querer fazer a coisa certa... e tenho tirado algumas conclusões após alguns meses aqui no Brasil:

          Temos mão de obra deficiente, mais em grande parte isso também é culpa do cliente que pela cultura do mais barato alimenta os maus profissionais...

          Como o Jairo disse a própria Vulvan vem investindo no alumínio inclusive com refinetes para VRV... o jeito é aguardar e ver para onde o mercado nos leva... acredito que quem quiser bons produtos e mão de obra qualificada vai ter que desembolsar para isto... o mercado de um modo geral vai tender para o mais em conta e isso vai trazer dores de cabeça no futuro...

          Abraços

          Erik

          Comment


          • #6
            é ..infelizmente tá tudo indicando que a coisa vai pender pra esse lado (alumínio) pode ser que eu queime minha língua mas acho que vai dar muito bo com essas tubulações ...por que não depende só de nós mas da qualidade das ligas ,junções .luvas de união, com bimetálicos para as uniões etc...logo logo vão aparecer e na verdade já tem no mercado os tubos similares e reciclados mais baratos ainda,daí a qualidade vai descer pro ralo rapidin...eu vou resistir enquanto der ..

            acho que a economia com novos materiais é sempre bem vinda,mas em detrimento a qualidade nunca,jamais um abraço
            Last edited by jairo bertoni; 02/09/13, 19:45.

            Comment


            • #7
              Para quem mora no litoral e sofre com a oxidação de materiais, vide serpentinas em alumínio (Samsung, LG, entre outras marcas...), que em aparelhos com menos de 2 anos já estão com tanta corrosão que estão furando e dando "trabalho". Temo que a qualidade dos tais tubos em AL venham para dar-nos dores de cabeça.
              Já troquei várias tubulações em alumínio que acredito algumas menos até que 2 anos.
              Existem ligas em AL tais como as acima de "6000", tem uma certa durabilidade. Mas não acredito que tais ligas ou qualidade desses materiais chegarão aos tubos.
              Essas ligas em AL levam tais denominações do tipo 6.000, 6005, 6050, 7005, etc, são assim nomeadas por levarem mais ou menos adições de chumbo em sua composição. Só que o chumbo é altamente corrosível. A não ser que os mesmos tenham uma camada protetora como uma espécie de verniz interna e externamente.
              Mas para que isso aconteça, elevaria o custo dos mesmos. Será que vale a pena investir em uma tecnologia que no final das contas poderá ter um custo maior que atual cobre?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Super Clima RN Ver Post
                Para quem mora no litoral e sofre com a oxidação de materiais, vide serpentinas em alumínio (Samsung, LG, entre outras marcas...), que em aparelhos com menos de 2 anos já estão com tanta corrosão que estão furando e dando "trabalho". Temo que a qualidade dos tais tubos em AL venham para dar-nos dores de cabeça.
                Já troquei várias tubulações em alumínio que acredito algumas menos até que 2 anos.
                Existem ligas em AL tais como as acima de "6000", tem uma certa durabilidade. Mas não acredito que tais ligas ou qualidade desses materiais chegarão aos tubos.
                Essas ligas em AL levam tais denominações do tipo 6.000, 6005, 6050, 7005, etc, são assim nomeadas por levarem mais ou menos adições de chumbo em sua composição. Só que o chumbo é altamente corrosível. A não ser que os mesmos tenham uma camada protetora como uma espécie de verniz interna e externamente.
                Mas para que isso aconteça, elevaria o custo dos mesmos. Será que vale a pena investir em uma tecnologia que no final das contas poderá ter um custo maior que atual cobre?
                é exatamente isso... custo é a palavra...

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Super Clima RN Ver Post
                  Para quem mora no litoral e sofre com a oxidação de materiais, vide serpentinas em alumínio (Samsung, LG, entre outras marcas...), que em aparelhos com menos de 2 anos já estão com tanta corrosão que estão furando e dando "trabalho". Temo que a qualidade dos tais tubos em AL venham para dar-nos dores de cabeça.
                  Já troquei várias tubulações em alumínio que acredito algumas menos até que 2 anos.
                  Existem ligas em AL tais como as acima de "6000", tem uma certa durabilidade. Mas não acredito que tais ligas ou qualidade desses materiais chegarão aos tubos.
                  Essas ligas em AL levam tais denominações do tipo 6.000, 6005, 6050, 7005, etc, são assim nomeadas por levarem mais ou menos adições de chumbo em sua composição. Só que o chumbo é altamente corrosível. A não ser que os mesmos tenham uma camada protetora como uma espécie de verniz interna e externamente.
                  Mas para que isso aconteça, elevaria o custo dos mesmos. Será que vale a pena investir em uma tecnologia que no final das contas poderá ter um custo maior que atual cobre?
                  a gente que é gato escaldado,sabe que sempre tem algum intere$$e por trás e na grande maioria das vezes em detrimento à qualidade..alguém vai sair ganhando e tenho certeza que não seremos nós e muito menos o cliente

                  nem quero me estender ...$ão intere$$e$ alheio$ a no$$a vontade ..

                  Comment


                  • #10
                    Amigos estou iniciando no ramo de instalação de split porem sou formado como técnico de refrigeração industrial e ar condicionado desde1997 e trabalho num terminal de amônia. Voltando ao assunto e pelo que tenho verificado o alumínio esta entrando no mercado e maior problema e união dele com peças de material tipo cobre ou de latão junto com o ar provocando o corrosão do alumínio. Dizem que para utilizar alumínio devesse seguir alguns procedimentos de não deixar as peças unidas de cobre e alumínio em contato com ar usando izox. A grande vantagem e valor bem menor do que o cobre. Pelo que pesquisei na internet essa empresa esta inovando no ramo migrare.com.br e recomendo uma pesquisa das tecnicas utilizadas e preço dos produtos. exemplo e vareta de solda vendida por eles com ponto de derretimento menor que do alumínio facilitando a soldagem.

                    Comment


                    • #11
                      Se você quiser arriscar, é grande a chance de retrabalho. O que não acontece com o cobre. A economia que é feita não vale o risco do prejuízo que pode causar.

                      Comment


                      • #12
                        duruca primeiramente seja muito bem vindo e desde já te agradecendo por disponibilizar sua experiência e qualificação pra gente ..de vez em quando esse assunto sobre tubulação de alumínio vem a tona acho que sua entrada no mercado é irreversível a médio e longo prazo ...eu resisto e vou resistir a usá-lo até o ultimo instante ..pra não dizer que sou intransigente tentei e testei em algumas das minhas instalações ..instalei como manda o figurino(fabricante) ..vazaram todas ...eu como vc tenho experiencia com o material não só na refrigeração como em outros segmentos em que esse material e suas ligas são utilizados claro que com o tempo o pessoal que fabrica e comercializa esses tubos vão aprimorando e evoluindo com alternativas e soluções pro principal "contra' desse material que é a corrosão ...principalmente em contato e uniões com outros metais e ligas,soldas etc...vou te dizer que minha experiencia nessa area e com esse material especificamente é muito grande e não seria louco por resistir a um material melhor de se trabalhar ,mais leve ,mais barato ,mais maleável ,bom condutor etc se ele realmente trouxesse ou agregasse valor a uma instalação .. e se olharmos somente pelo lado econômico o prejuízo com os custos seriam bem maiores do que o benefício como um todo,tornando-se um material com um peso bem maior no custo fixo final...portanto acho que ainda ele não tem os prós necessários em relação ao cobre pra gente "arriscar" a qualidade e durabilidade da instalação em detrimento somente ao preço...essa é minha opinião ..posso mudar e gostaria de mudar ,mas por enquanto ainda estou com um pé atrás ..rsrsrs abraço boa sorte ..obrigado e não desapareça...

                        Comment


                        • #13
                          aluminio nunca mais no ano de 2012 instalei umas 80 maquinas com aluminio depois de alguns meses o gas sumia voltava para corrigir e trocar por cobre

                          Comment


                          • #14
                            resumindo, essa história de fabricante x fabricante y é puro blá blá blá ! alumínio em instalação de ar split não dá certo e ponto. cobre é caro ? repasse ao cliente.

                            Comment


                            • #15
                              Mesmo porque se você comparar o investimento na compra do ar condicionado, que não é barato, mão-de-obra da instalação e outros materiais necessários além da tubulação, a diferença entre o preço do cobre e do alumínio fica irrisória. Ninguém compra um carro zero, top de linha e abastece no postinho "sem bandeira" da esquina. Onde ainda vende óleo à granel né?! Ou pelo menos não deveria...

                              Comment

                              Working...
                              X