Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fujitsu desarmando o protetor termico do compressor!

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fujitsu desarmando o protetor termico do compressor!

    Boa tarde amigos... preciso de mais uma ajuda de vc´s, principalmente dos mais experientes que já viram de tudo nessa vida.

    Estou com um equipamento da Fujitsu de 12.000 btus quente frio MODELO : ASB12RSCCW que já tem uns 7 anos de uso, o mesmo quando ligado no frio funciona perfeitamente, com amperagem (5,4A nominal) e pressão (55 psi obs.Temp externa de 16 Cº) portanto normais.

    Porém quando este é ligado no modo aquecimento, temos a seguinte situação>>>

    A amperagem do equipamento sobe gradativamente até 12 Amp. então à o desarme do protetor térmico, e o compressor desliga! E todo o resto... ventilador da condensadora e evaporadora permanecem ligado de forma normal, até o protetor rearmar e tudo se repete novamente. (liga - desliga etc....)
    Já testei o protetor! o mesmo está ok!

    >>>>EIS AS DÚVIDAS<<<<

    O que pode ser, estou em duvida no diagnostico, me passou pela cabeça ser tubulação amassada ou entupida de solda?
    (lembrando que esse ar tem 7 anos, foram realizadas varias manutenções (obs: nenhuma por mim)

    Ou o compressor pode estar fraco e apresentar esse problema SOMENTE quando esta ligado no quente?
    (obs: não lembro de já ter visto isso).

    >>>

    Outra duvida é quanto ao funcionamento da evaporadora no modo aquecimento, a maioria dos outros split de marcas diferentes, tem um período de "DEFROST" ou "DEGELO" antes de iniciar a ventilação, para evitar o insuflamento de ar frio no ambiente.... o que percebi neste equipamento é que a ventilação é acionada imediatamente após dar "ON" no AC, fiquei com a duvida do sensor de tubo estar com defeito, alguém saberia me dizer o valor ohmico desse??

    Desde já agradeço qualquer comentário.....Abraço a todos.

  • #2
    Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
    Boa tarde amigos... preciso de mais uma ajuda de vc´s, principalmente dos mais experientes que já viram de tudo nessa vida.

    Estou com um equipamento da Fujitsu de 12.000 btus quente frio MODELO : ASB12RSCCW que já tem uns 7 anos de uso, o mesmo quando ligado no frio funciona perfeitamente, com amperagem (5,4A nominal) e pressão (55 psi obs.Temp externa de 16 Cº) portanto normais.


    Desde já agradeço qualquer comentário.....Abraço a todos.
    esse condicionador é do modelo fixo on/off com gás refrigerante R 22? , pode ser que a valvula solenoide não está armando ,ou está com algum problema nela verifique..o problema certamente não é o compressor pois no modo frio está operando bem..é alguma obstrução ,garrote,que tá fazendo essa amperagem subir e por tabela a pressão também vai junto ...na minha opinião é na valvula solenoide verifique se ela tá abrindo ou fechando pra reverter o ciclo isso tem como ver verifique se tá chegando nela voltagem 220 volt´s dá um retorno
    Last edited by jairo bertoni; 15/08/13, 19:20.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      esse condicionador é do modelo fixo on/off com gás refrigerante R 22? , pode ser que a valvula solenoide não está armando ,ou está com algum problema nela verifique..o problema certamente não é o compressor pois no modo frio está operando bem..é alguma obstrução ,garrote,que tá fazendo essa amperagem subir e por tabela a pressão também vai junto ...na minha opinião é na valvula solenoide verifique se ela tá abrindo ou fechando pra reverter o ciclo isso tem como ver verifique se tá chegando nela voltagem 220 volt´s dá um retorno
      Então Jairo, é on/off R-22. Outro detalhe a linha tem 3,5 mts de comprimento, e o compressor esta a 3mts de desnível para baixo em relação a evaporadora.

      Quanto a válvula, ela esta armando normalmente pois logo quando ligado a primeira vez o aparelho, com compressor frio, ele chega a aquecer o ambiente muito bem, mas então após algum tempo o compressor aquece e ele desarma e se repetem todos os problemas, por isso estou levando em conta, após pensar um pouco alguma possibilidade de cano amassado. Principalmente linha de 1/4".

      >>>>Segue meu pensamento>>>>

      Estou pensando em tubulação de 1/4" amassada, pois a o fato de que os instaladores saíram com a tubulação pela direita, e por experiência de alguns maus instaladores aqui da cidade, não cuidam na hora de realizar a dobra do cano na evaporadora, o que acaba torcendo ou amassando a tubulação muito próximo a entrada da serpentina da evaporadora, ocasionado estrangulamento do fluxo de gás.

      O capilar nesse encontra na condensadora certo!
      Então seguindo o fluxo normal no modo FRIO temos:

      >>>O Gás percorrendo o cano de 1/4" ... indo até a evaporadora e retornando pelo cano de 1/2" isso tudo em baixa pressão o que não apresentaria maiores problemas, certo!

      Já quando ligado no modo aquecer, temos então alta pressão e temperatura, saindo da condensadora pelo cano de 1/2" percorrendo a evaporadora e após passar pelo "possível" estrangulamento existente, ocasiona ao meu ver os seguintes problemas:

      >>> Uma redução no fluxo de retorno da condensadora!

      >>> Acumulo de pressão de alta na evaporadora!

      >>> Baixo potencial de aquecimento!

      >>> Pressão de sucção na linha de 1/4" diminuída devido ao estrangulamento!

      >>> Aumento súbito de pressão na linha de 1/2" forçando o sistema!

      >>> Com isso teremos alta amperagem e alta temperatura do motor!

      Desculpe Jairo se minhas observações ficaram extensas, mas não sei se meu pensamento é correto.... e gostaria de uma opinião sua.
      Muito obrigado por sempre atender as minhas duvidas.
      abraço...

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
        Então Jairo, é on/off R-22. Outro detalhe a linha tem 3,5 mts de comprimento, e o compressor esta a 3mts de desnível para baixo em relação a evaporadora.


        Desculpe Jairo se minhas observações ficaram extensas, mas não sei se meu pensamento é correto.... e gostaria de uma opinião sua.
        Muito obrigado por sempre atender as minhas duvidas.
        abraço...
        douglas nós estamos no mesmo barco ..portanto se ele afundar nós afundamos juntos ..se todos remarem do jeito que souberem com a força que tem e com força de vontade dentro da medida e limite de cada um ,todos chegaremos ao porto almejado ..portanto ...sinta-se a vontade pra concordar,discordar,elucidar,colaborar,agregar,e por aí vai...

        acho que poderia ser uma possibilidade sim ..comigo ocorreu uma vez por coincidência do destino numa fujitsu só que só fria..mas com a mesma característica.de qualquer maneira de vez em quando é assim que se aprende...dá um retorno boa sorte

        Comment


        • #5
          Isso aí meu caro nobre....é isso aí.... então vou meter a cara pra ver se resolvo, e ver o que descubro!

          Comment


          • #6
            Ei jairo o argumento do nosso colega tem fundamento.Pois com alta pressao encima do cano de 1/4 é normal a amperagem subir e desarmar o compressor...

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por marcio lustosa Ver Post
              Ei jairo o argumento do nosso colega tem fundamento.Pois com alta pressao encima do cano de 1/4 é normal a amperagem subir e desarmar o compressor...
              olha na verdade no ciclo frio a alta pressão sempre seria no tubo de 1/4 no ciclo quente isso reverte .. ..as vezes a gente acha que a valvula solenoide tá legal e ela não tá ...longe fica difícil...o jeito é ir testando sabendo que o compressor tá ok pois o ciclo frio tá operando normalmente e se fosse garrote na tubulação ele afetaria a operação em qualquer ciclo ....como disse isso são conjecturas baseadas na experiencia ..geralmente os Bo´s n ciclo quente são na valvula solenoide ,sensor de temperatura e de degelo...ou moto ventilador tanto da UI como da UE isso em em menor escala..
              Last edited by jairo bertoni; 17/08/13, 23:26.

              Comment


              • #8
                Bom dia Jairo e Marcio.
                Finalmente retirei o "dito" equipamento para realizar testes mais detalhados na empresa, primeiramente fiz a higienização do equipamento para deixa-lo 100%.

                Verifiquei todas as tubulações inclusive as da casa do cliente, e as da entrada da evaporadora, refiz as soldas em busca de canos entupidos, mas não encontrei nada.

                Feito isso realizei a instalação dele na oficina da minha empresa para obter alguns dados...


                >>> DURANTE 1 HORA de funcionamento no modo de operação FRIO não observei nenhuma anormalidade inclusive realizei testes de aferição como ( superaquecimento e amperagem, etc) e NADA! TUDO ABSOLUTAMENTE NORMAL!



                >>> Após liga-lo no modo AQUECER, começou todo o problema novamente.<<<<

                > Amperagem com alta gradativa e ultrapassando fácil os 10 A.

                > Fiz alguns testes de funcionamento na válvula reversora desliguei e liguei ela durante o funcionamento na função quente e aparentemente esta normal, pois se ouve nitidamente o estalo e o chiado no momento em que ela redireciona o fluxo de um modo a outro.

                > Pressão manômetro de alta ULTRAPASSA 450 psi após 30 a 40 segundos ligado.

                Não sei onde procurar mais pro
                Aguardo algumas opiniões pois estou um tanto confuso com esse problema.
                Abraço a todos.

                Comment


                • #9
                  douglas me cobre segunda a noite a resposta..vou falar com o pessoal da fujitsu

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por andre babynton
                    vc já tentou trocar o dispositivo de expansão?
                    Não André, não fiz nenhuma substituição de peça ainda, e tambem o equipamento é meio antigo não possuo nenhuma peça para substituição. Agora quanto a ser o dispositivo de expansão (capilar) se ele estiver entupido ou com algum tipo de problema, não teria que dar o problema também no modo FRIO?



                    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                    douglas me cobre segunda a noite a resposta..vou falar com o pessoal da fujitsu

                    Ok Jairo qualquer informação que você conseguir com o pessoal será muito útil!


                    Abraço....

                    Comment


                    • #11
                      Para ar condicionado de pequeno porte, o dispositivo de expansão é diferente, é apenas uma valvula que abre e fecha para desviar o sentido do gás.

                      Essa é uma valvula de expansão
                      http://www.google.com.br/url?sa=i&so...77610971625247


                      Valvula reversora.
                      https://www.youtube.com/watch?v=hS2Jq3NcgLg

                      Assista o video muito interessante...
                      Last edited by ronipablo; 26/08/13, 10:52.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por ronipablo Ver Post
                        Para ar condicionado de pequeno porte, o dispositivo de expansão é diferente, é apenas uma valvula que abre e fecha para desviar o sentido do gás.

                        Essa é uma valvula de expansão
                        http://www.google.com.br/url?sa=i&so...77610971625247


                        Valvula reversora.
                        https://www.youtube.com/watch?v=hS2Jq3NcgLg

                        Assista o video muito interessante...
                        esse fujitsu on off R 22 o elemento de expansão é por capilar ..o ciclo reverso é uma solenoide ...o próprio pessoal da fujitsu me disse que a chance de ser na solenoide é de 99% ...o que é também a minha opinião ...no caso ela deve estar abrindo pouco por isso a amperagem sobe,,se fosse problema elétrico do compressor no modo frio aconteceria esse aumento na amperagem também e se fosse capilar entupido idem idem da mesma forma se o sensor do defrost(degelo ) estiver com intermitência abrindo fechando é uma possibilidade remota...no caso acho que vc deve ir na valvula não só na solenóide especificamente ...acho que é por aí

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por andre babynton
                          se analisarmos que no modo quente é reverso.

                          entendemos que no modo quente a pressão de alta esta do outro lado do capilar sendo assim se ele estiver com algum problema pode sim fazer as presões irem lá em cima

                          espero que tudo se resolva qualquer duvida só postar
                          o reverso reverte o fluxo ,mas se o capilar estiver entupido acredito também que ele daria problema nas duas situações no frio ou no quente ...como trabalho pouco com quente fria quase não tive problemas com esse modo se não me falha memória foram duas situações uma tive que trocar a valvula toda num springer ..o outro acho que também springer troquei a solenoide já tive problemas com capilar entupido em alguns condicionadores mas somente frias ...boa sorte dá um retorno ..

                          Comment


                          • #14
                            Pois é meus caros amigos, agradeço muito o empenho em me ajudar.... acredito que terei que realizar a substituição da válvula reversora para verificar se o problema irá persistir ou não, agora gostaria de saber onde posso adquirir peças como a válvula e o capilar originais Fujitsu? ou se neste caso posso estar aplicando uma válvula reversora universal?


                            Grato a todos pela atenção.

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
                              Pois é meus caros amigos, agradeço muito o empenho em me ajudar.... acredito que terei que realizar a substituição da válvula reversora para verificar se o problema irá persistir ou não, agora gostaria de saber onde posso adquirir peças como a válvula e o capilar originais Fujitsu? ou se neste caso posso estar aplicando uma válvula reversora universal?


                              Grato a todos pela atenção.
                              011 3149 5836 fale com o arnaldo(tenha em mãos o modelo e serie do condicionador,no caso melhor se também for da unidade externa) ...se vc quiser antes dar uma confirmada desse defeito com a assistencia tecnica fujitsu ligue 011 3149 5706 fale com o vidigal,daniel ou leandro boa sorte dá um retorno

                              Comment

                              Working...
                              X