Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida urgente! Tubulação condensando

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida urgente! Tubulação condensando

    Boa noite a todos minha duvida é a seguinte um aparelho com tubulação acima da permitida pode causar condensação na tubulação a ponto de a água atravessa a isolação térmica ? eu pesquisei e achei que tubulações acima do comprimento permitido tem que corrigir a bitola de sucção isso é coreto ? isso resolvera o meu problema ?
    é só para ter uma segurança maior no que vou fazer pois é a primeira vez que pego um problema deste. agradeço a quem poder me ajudar.

  • #2
    Prezado André Luis, correção de bitola somente em projetos de VRV quando se ultrapassa o limite máximo ainda sim existe um limite de tolerância. A correção é em ambas as linhas, líquido e sucção.

    Em sistemas split comum siga sempre a orientação do manual, pois para se determinar as distâncias e desníveis certamente foram feitos cálculos e ensaios.

    Abraço

    Erik

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
      Prezado André Luis, correção de bitola somente em projetos de VRV quando se ultrapassa o limite máximo ainda sim existe um limite de tolerância. A correção é em ambas as linhas, líquido e sucção.

      Em sistemas split comum siga sempre a orientação do manual, pois para se determinar as distâncias e desníveis certamente foram feitos cálculos e ensaios.

      Abraço

      Erik
      calculei os comprimentos equivalentes (lembrando que a máxima perda de carga que pode ocorrer é de 18 Kpa), de cada curva que são 8 que na bitola de 3/8 equivale a 1,2 mts e mais 15 mts lineares só ai vão 24,6 mts equivalente que na tabela Capacidade da Linha de Sucção R-22 - BTU/h me da uma bitola de 1/2 que tem uma capacidade de 7976 Btus isso na de 7000 Btus, na de 12000 Btus tamben tem 8 curvas que na bitola de 1/2 equivale a 1,4 mts e mais 14 mts lineares que me da 25,2 mts na tabela me da uma bitola de 5/8 que tem uma capacidade de 14972 Btus , no catalogo do SENAI só fala em mudar a bitola de sucção e o desniveo e quase irelevante pois não chega a 1 mt, na sua opinião o que eu deveria fazer tendo em vista essa situação.
      grato pela ajuda.

      Comment


      • #4
        Erik com certeza nessas instalações não foram feitos nem cálculos nem ensaios pois estou encontrando vários erros como por exemplo drenos interligados no mesmo tubo e o pior tudo de 1/2 e este terrível erro que esta tirando meu sono

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por André Luis Ver Post
          Erik com certeza nessas instalações não foram feitos nem cálculos nem ensaios pois estou encontrando vários erros como por exemplo drenos interligados no mesmo tubo e o pior tudo de 1/2 e este terrível erro que esta tirando meu sono
          andré ...em todo profissão e na nossa não é diferente tem uma palavrinha mágica chamada "aplicação" e a irmanzinha dela a''especificação" sair fora do enquadramento e regulamentação dessas palavras e do "escopo" do projeto de qualquer fabricante provavelmente é no minimo perca de rendimento,prejuiso,dor de cabeça,perda de tempo..por isso quando fazemos ou projetamos qualquer instalação ela tem que estar com suas características próprias enquadradas nas especificações de cada equipamento..geralmente alguns instalam fora dessas especificações por desconhecimento e desqualificação é o também não menos famoso "atirador de split na parede " seu diretor tecnico de interiores o "pendurador de split na parede" e pra completar a festa o "extalador do futuro"..com esses tres na sua obra é sempre uma catástrofe sem final feliz

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
            andré ...em todo profissão e na nossa não é diferente tem uma palavrinha mágica chamada "aplicação" e a irmanzinha dela a''especificação" sair fora do enquadramento e regulamentação dessas palavras e do "escopo" do projeto de qualquer fabricante provavelmente é no minimo perca de rendimento,prejuiso,dor de cabeça,perda de tempo..por isso quando fazemos ou projetamos qualquer instalação ela tem que estar com suas características próprias enquadradas nas especificações de cada equipamento..geralmente alguns instalam fora dessas especificações por desconhecimento e desqualificação é o também não menos famoso "atirador de split na parede " seu diretor tecnico de interiores o "pendurador de split na parede" e pra completar a festa o "extalador do futuro"..com esses tres na sua obra é sempre uma catástrofe sem final feliz
            pois é Jairo Bertoni eles fazem besteira ganham seu dinheiro e cai fora e deixa a bomba pros outros.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por André Luis Ver Post
              ...
              Boa noite a todos minha duvida é a seguinte um aparelho com tubulação acima da permitida pode causar condensação na tubulação a ponto de a água atravessa a isolação térmica ?
              ...
              Aqui vai a minha opinião: Acho que a água não está atravessando a isolação térmica. A isolação térmica é que não está isolando, ou seja, os tubos de espuma não foram colados (com fita) uns nos outros. Deste modo o ar chega até a tubulação de cobre, através dos espaços entre a espuma, e há a condensação da água.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por eduardo7 Ver Post
                aqui vai a minha opinião: Acho que a água não está atravessando a isolação térmica. A isolação térmica é que não está isolando, ou seja, os tubos de espuma não foram colados (com fita) uns nos outros. Deste modo o ar chega até a tubulação de cobre, através dos espaços entre a espuma, e há a condensação da água.
                eduardo alem da isolação separada de cada tubulação elas esta isoladas triplamente com uma camada de fita aluminio fita pvc mais um isolante envolvendo tudo e depois mais fita pvc e alumínio então o problema não é isolação e sim a distancia eu acho que esta causando essa condensação excessiva.

                Comment

                Working...
                X