Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Adição de óleo lubrificante em compressores e mudança de bitolas de linha de sucção.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Adição de óleo lubrificante em compressores e mudança de bitolas de linha de sucção.

    Bom dia estou com um problema grande instalaram dois split um 9000 outro de 12000 Midea com a tubulação acima do recomendado causando assim condensação excessiva nas tubulações molhando todo forro de gesso a solução que eu encomtrei através de um de um estudo do SENAI calculando os comprimentos equivalentes de cada curva e comprimento linear cheguei a seguinte conclusão que na linha de sucção do 9000 Btus aumento para uma bitola de 1/2 e 12000 Btus uma de 5/8 no mesmo estudo diz que vemos adicionar para cada 100 gramas de fluido refrigerante acrescentado, deve-se acrescentar 10 mililitros de óleo lubrificante no sistema meu problema é esse como faço para adicionar esse óleo e se meu raciocinio para mudança das bitolas estão corretas.

  • #2
    Postado originalmente por André Luis Ver Post
    Bom dia estou com um problema grande instalaram dois split um 9000 outro de 12000 Midea com a tubulação acima do recomendado causando assim condensação excessiva nas tubulações molhando todo forro de gesso a solução que eu encomtrei através de um de um estudo do SENAI calculando os comprimentos equivalentes de cada curva e comprimento linear cheguei a seguinte conclusão que na linha de sucção do 9000 Btus aumento para uma bitola de 1/2 e 12000 Btus uma de 5/8 no mesmo estudo diz que vemos adicionar para cada 100 gramas de fluido refrigerante acrescentado, deve-se acrescentar 10 mililitros de óleo lubrificante no sistema meu problema é esse como faço para adicionar esse óleo e se meu raciocinio para mudança das bitolas estão corretas.
    quantos metros tem as linhas e qual é o desnível ? ...talvez vc tem que instalar sifões nas linhas de retorno ou de gás ..dependendo da situação dos desníveis ele pode ser na evaporadora quando o desnível da unidade externa é superior e na unidade externa quando o desnível da mesma for inferior isso quando esse desnível for acima de 3 metros
    Last edited by jairo bertoni; 25/07/13, 11:13.

    Comment


    • #3
      o desnível e de no máximo 1 mt e as linhas levando em conta os comprimentos equivalentes de cada curva que no total são 8 e lineares chega chega ha ums 24 Mts quando no manual recomenda que seja 10 mts lineares, a condensação é tão grande que atravessa duas camadas de isolantes e mais duas camadas de fita PVC

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por André Luis Ver Post
        o desnível e de no máximo 1 mt e as linhas levando em conta os comprimentos equivalentes de cada curva que no total são 8 e lineares chega chega ha ums 24 Mts quando no manual recomenda que seja 10 mts lineares, a condensação é tão grande que atravessa duas camadas de isolantes e mais duas camadas de fita PVC
        o certo é vc fazer isso pelo peso e pelo superaquecimento...só que no inverno fica meio difícil ..vc tem que esperar um dia mais quente pra fazer isso vc recolhe o gás e vê a quantidade de oleo a ser acrescentado coloca num recipiente muito mas muito limpo com uma mangueira também limpa e que vc usa com o gás compatível dos condicionadores,instala como que fosse fazer carga de gás pela terminal de serviço poe a mangueira no oleo dentro do recipiente e pede pra alguem ligar no modo cool ...o compressor vai aspirar esse oleo rapidamente pela valvula da baixa ..daí manda desligar ..comigo nunca deu calço mecanico pelo fato dos compressores terem tubos de liquido na linha de baixa do compressor ..tem que ser bem rápido .não é a melhor maneira mas já fiz e resolve ..deve existir injetores de oleo em garrafas próprias pra isso ...

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          o certo é vc fazer isso pelo peso e pelo superaquecimento...só que no inverno fica meio difícil ..vc tem que esperar um dia mais quente pra fazer isso vc recolhe o gás e vê a quantidade de oleo a ser acrescentado coloca num recipiente muito mas muito limpo com uma mangueira também limpa e que vc usa com o gás compatível dos condicionadores,instala como que fosse fazer carga de gás pela terminal de serviço poe a mangueira no oleo dentro do recipiente e pede pra alguem ligar no modo cool ...o compressor vai aspirar esse oleo rapidamente pela valvula da baixa ..daí manda desligar ..comigo nunca deu calço mecanico pelo fato dos compressores terem tubos de liquido na linha de baixa do compressor ..tem que ser bem rápido .não é a melhor maneira mas já fiz e resolve ..deve existir injetores de oleo em garrafas próprias pra isso ...
          aqui em Natal é sempre quente rsrs
          calculo a quantidade de óleo a ser acrescentada e faço esse procedimento ou tem uma quantidade pré fixada a ser adicionada ?

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por André Luis Ver Post
            aqui em Natal é sempre quente rsrs
            calculo a quantidade de óleo a ser acrescentada e faço esse procedimento ou tem uma quantidade pré fixada a ser adicionada ?
            vc faz o calculo pelo o que te passaram 10 miligramas para cada 100 gramas de gás acrescentado...cada curva é mais ou menos um metro e meio de acréscimo na distancia linear e pra cada metro acima da distancia máxima é mais ou menos 10 gramas de acréscimo de gás refrigerante mas é só fazer a conta ...

            Comment


            • #7
              valeuuu obrigado

              Comment

              Working...
              X