Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compressor não parte

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Compressor não parte

    Estou com um compressor Elgin 9k que não parte. Não chega a roncar, só se percebe que ele liga porque a corrente sobe bem, mas não chega a esquentar ao ponto de desarmar o protetor térmico. Capacitor ok, impendância dos enrolamentos normais, não tem pressostato...

    A dúvida é porque com o teste de megômetro a isolação esta boa...

    Houve vazamento de refrigerante e pode ser que ele tenha trabalhado sem refrigerante.

    Antes de condenar queria compartilhar com vcs...

    É normal compressor avariar porque trabalhou sem refrigerante?

  • #2
    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
    Estou com um compressor Elgin 9k que não parte. Não chega a roncar, só se percebe que ele liga porque a corrente sobe bem, mas não chega a esquentar ao ponto de desarmar o protetor térmico. Capacitor ok, impendância dos enrolamentos normais, não tem pressostato...

    A dúvida é porque com o teste de megômetro a isolação esta boa...

    Houve vazamento de refrigerante e pode ser que ele tenha trabalhado sem refrigerante.

    Antes de condenar queria compartilhar com vcs...

    É normal compressor avariar porque trabalhou sem refrigerante?
    provavelmente está com o famoso calço mecânico ou "travado" acontece e talvez uma coisa que também acontece e as vazes nossas ferramentas não acusam em que o enrolamento auxiliar abriu e por isso ele não parte ...mas na maioria das vezes é calço mecânico..faça uma limpeza legal ,troque o filtrinho se ele tiver ,pois em alguns casos esse defeito dá muita limalha ... em alguns projetos que o retorno de oleo pro compressor é sofrível ,quando acaba o gás,a descarga vaporiza esse oleo pra dentro das serpentinas principalmente a condensadora e não tendo retorno pois o gas ajuda o arraste desse oleo de volta pro compressor acaba que o compressor "trava' por falta de lubrificação nesse caso ,limpeza ,limpeza e limpeza ...retire o compressor limpe a condensadora e evaporadora com 141 b e descarga do gas refrigerante usado no sistema ..se esse condicionador tem mais de 5 anos de operação troco também os capilares ...se vc achar que não é necessário trocar os capilares ou capilar preste atenção se na limpeza o gás está expandindo por eles ou por ele ...na grande maioria hoje o capilar fica na condensadora que é mais fácil ..se for na evaporadora é mais difícil e chato mas executável também..observe que quando na solda tem como vc dar um fluxo de nitrogênio passando por ela pra evitar carepas internas e contaminar e por a perder todo seu trabalho de limpeza ...como vc sabe o fluxo de nitrogênio é pra evitar oxidação interna do cobre nas solda é a pressão do fluxo é bem baixa em torno de 3 psig...parece complicado mas não é ...boa sorte ..dá um retorno

    pra passar o fluxo de nitrogênio nas soldas do compressor use adaptadores ou as próprias mangueiras nas valvulas de alta e baixa ...use as valvulas pra dar o fluxo ...como gosto de dizer ..parece difícil mas não é de jeito nenhum... é só vc olhar e pensar ...olhe nas valvulas estude o caminho delas uma vai pelo condensador e entra no tubo da descarga ou alta do compressor onde vc vai solar a outra é mais fácil pois já direto pro retorno ou baixa onde vc vai soldar o outro tubo...na baixa e na alta eu fiz um adaptador redutor pra tubo de 1/4 que adapta na mangueira dos manômetros do cilindro de nitrogênio...

    se eu fosse mais organizado tirava umas fotos pra melhor elucidar ..vc faz as flanges com os tubos de alta e baixa e reduz pra um tubo de 1/4 nos dois lados tanto de alta como de baixa ...aí a mangueira de fluxo do nitrogênio engata ou com engate rápido ou com abraçadeira no tubo de 1/4 ....rsrsrs vou falar com meu filho ..preciso aprender a mandar fotos pros foruns direto da máquina fotográfica via usb ...na verdade é uma preguiça mental ...sei que é fácil...rsrsrs o que vc ou os colegas não entenderam,não concordam ou se tem uma solução diferente é só postar ...
    Last edited by jairo bertoni; 22/07/13, 08:05.

    Comment


    • #3
      Estou pra fazer esses adaptadores tbm...valew Jairo.

      Comment


      • #4
        Tenho uma condensadora em que o compressor também não parte. Ele apresenta um "ronco" e desliga. Notei que os fios do auxiliar (S) e em marcha (R) estavam invertidos entre si, visto isso corrigi. Testei os pinos do compressor entre si e ao terra, aparentemente normal. Também troquei o capacitor e o problema ainda permanece! Alguém poderia me ajudar?

        Comment

        Working...
        X