Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pistão expansor

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pistão expansor

    Estou promovendo manutenção em piso tetos de 60k ON-OFF carrier.

    Na entrada da serpentina o tubo se ramifica em vários caninhos. Esse seria o elemento expansor?

    Então por que usar o pistão antes mesmo a linha sendo relativamente curta?

  • #2
    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
    Estou promovendo manutenção em piso tetos de 60k ON-OFF carrier.

    Na entrada da serpentina o tubo se ramifica em vários caninhos. Esse seria o elemento expansor?

    Então por que usar o pistão antes mesmo a linha sendo relativamente curta?
    por que esses caninhos de derivação não tem ou não dariam a queda de pressão suficiente pra uma expansão dentro do que os engenheiros de aplicação e campo calcularam para um rendimento legal...isso são características e diferenças de projeto ..só isso ..o que importa é o resultado ...o como cada fabricante tem uma solução que ele acha que é a melhor ,,mas que na verdade com o tempo vc vai perceber que são parecidos ...e geralmente são poucos fornecedores que atendem a grande maioria de fabricantes ,,muda o desenho e o lay out exterior mas o miolo é praticamente igual... isso é meio que meio a meio ...alguns são iguais outros um pouco diferentes pra um mesmo resultado mas não muito diferentes ..mas talvez a gente encontre alguma coisa realmente revolucionária na febrava esse ano em termos de tecnologia ou no ciclo de refrigeração como um todo ..vamos ver ...

    Comment


    • #3
      Jairo, esse pistão sempre vem com os equipamentos novos?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        Jairo, esse pistão sempre vem com os equipamentos novos?
        acredito que sim...acho que é tendencia ..a springer foi uma das pioneiras na utilização desse elemento..conheci os dois professores que desenvolveram esse elemento aqui no brasil ...não me lembro o ano...mas já faz algum tempo ...acredito uns 10 anos mais ou menos ... um era de uma universidade do rio grande do sul ou sta catarina o outro uma do rio se não me falha a memória da ufrj

        Comment


        • #5
          Srs, Piso-teto (carrier ON/OFF, 4 anos de uso) reinstalado 60k com 5 metros de tubulação. Vácuo bem feito e a pressão de baixa não passa de jeito nenhum de 50 PSI, enquanto que a alta chega aos 200 PSI. Resultado: tubulação congelando onde não esta isolada. Da válvula da condensadora até no compressor congela, inclusive o compressor fica branco com uma camada fina de gelo.

          Temperatura da tubulação de baixa a 20cm da entrada da condensadora = 1°.
          Temperatura do ar insuflado na saída da evaporadora = 0°
          Pressão B= 50 PSI
          Pressão A= 200 PSI
          Corrente elétrica= 8A

          Não adianta inserir + refrigerante pois a pressão de alta realmente ta bem alta.

          Minha opinião: eu acho que não deveria ter o pistão na linha pois na entrada da serpentina existem vários caninhos ramificados.

          Se eu deixar assim, tem problema? O compressor trabalhando branco de gelo? Não é muito gelo não. Eu isolei o tubo dentro da condensadora até na entrada do compressor.

          O ambiente ta gelando bem, porem sei que alguma coisa esta errada.

          E aí?

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
            Srs, Piso-teto (carrier ON/OFF, 4 anos de uso) reinstalado 60k com 5 metros de tubulação. Vácuo bem feito e a pressão de baixa não passa de jeito nenhum de 50 PSI, enquanto que a alta chega aos 200 PSI. Resultado: tubulação congelando onde não esta isolada. Da válvula da condensadora até no compressor congela, inclusive o compressor fica branco com uma camada fina de gelo.

            Temperatura da tubulação de baixa a 20cm da entrada da condensadora = 1°.
            Temperatura do ar insuflado na saída da evaporadora = 0°
            Pressão B= 50 PSI
            Pressão A= 200 PSI
            Corrente elétrica= 8A

            Não adianta inserir + refrigerante pois a pressão de alta realmente ta bem alta.

            Minha opinião: eu acho que não deveria ter o pistão na linha pois na entrada da serpentina existem vários caninhos ramificados.

            Se eu deixar assim, tem problema? O compressor trabalhando branco de gelo? Não é muito gelo não. Eu isolei o tubo dentro da condensadora até na entrada do compressor.

            O ambiente ta gelando bem, porem sei que alguma coisa esta errada.

            E aí?
            instala o pistão na saída da condensadora ..se continuar com as mesmas características,trocar o pistão...acho que tá com um pouco de excesso de gás ..deixa a alta com 180 psi e 7 amperes pra se fazer isso recolha o gás .....pode ser remotamente as palhetas de sucção da linha de baixa do compressor já com uma leve perda na compressão ...mas quando isso aconteceu comigo uma ou duas vezes reinstalei o pistão na saida da condensadora voltou a operar bem...,quando o problema continuou troquei os pistão e melhorou o super aquecimento que passou pra 7 º c nesse seu caso parece que tá em torno de - 3 º c baixíssimo ...pode ser remotamente também problemas de condensação,lugar muito calorento ,acima da especificação do fabricante pra temperaturas nominais de operação no caso ache a tabela de temperatura e pressão de liquido sub resfriado e da descarga na alta ...meça a temperatura na entrada do condensador e na saida do mesmo se não me falha a memória a temperatura de entrada no condensador fica entre 42 e 47 º c na linha de liquido/descarga e nas saida do condensador fica entre 32 a 36 º c (isso não tenho certeza ,mas é perto desses números,vc tem que olhar as tabela do fabricante) isso antes da expansão

            comprar um termômetro penta pra achar o SA ou um já partir pra compra de um manifold digital que já te dá essas temperaturas ..é outra ferramentona ...vc precisa de uma balança eletronica,termometro penta ou manifold digital,vacuômetro e bomba de vácuo ...isso fica beirando uns R$ 4k a 5k rsrsrss

            mas vale a pena ..te faz ganhar tempo e te dá muita qualidade ..além de geralmente te dar também munição pra discutir o preço final da instalação...e isso pra sua imagem na cidade é tiro e queda ..começa assim "o serviço dele é mais caro mas é bem feito ,do jeito certo ,em todas as ferramentas ,tem qualidade .te dá suporte etc" ..num segundo estágio a conversa parte pra tipo assim " na verdade o serviço dele é barato,pois caro é o serviço do fulano e beltrano que me deu um baita prejú além de prometer e não cumprir...a instalação dele ficou uma porcaria ,teve que refazer tudo de novo ,tava me tomando dinheiro,tive o maior prejuizo com aquele irresponsável desonesto,antiético,mentiroso e bla´blá etc e tal..."

            eu já vi esse filme ...é um clássico ...firma o taco nesse foco e não saia dele ..que vão vir algumas "alfas" pra coleção rsrsrs

            boa sorte outros colegas vão opinar com certeza ...

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
              instala o pistão na saída da condensadora ..se continuar com as mesmas características,trocar o pistão...acho que tá com um pouco de excesso de gás ..deixa a alta com 180 psi e 7 amperes pra se fazer isso recolha o gás .....pode ser remotamente as palhetas de sucção da linha de baixa do compressor já com uma leve perda na compressão ...mas quando isso aconteceu comigo uma ou duas vezes reinstalei o pistão na saida da condensadora voltou a operar bem...,quando o problema continuou troquei os pistão e melhorou o super aquecimento que passou pra 7 º c nesse seu caso parece que tá em torno de - 3 º c baixíssimo ...pode ser remotamente também problemas de condensação,lugar muito calorento ,acima da especificação do fabricante pra temperaturas nominais de operação no caso ache a tabela de temperatura e pressão de liquido sub resfriado e da descarga na alta ...meça a temperatura na entrada do condensador e na saida do mesmo se não me falha a memória a temperatura de entrada no condensador fica entre 42 e 47 º c na linha de liquido/descarga e nas saida do condensador fica entre 32 a 36 º c (isso não tenho certeza ,mas é perto desses números,vc tem que olhar as tabela do fabricante) isso antes da expansão

              comprar um termômetro penta pra achar o SA ou um já partir pra compra de um manifold digital que já te dá essas temperaturas ..é outra ferramentona ...vc precisa de uma balança eletronica,termometro penta ou manifold digital,vacuômetro e bomba de vácuo ...isso fica beirando uns R$ 4k a 5k rsrsrss

              mas vale a pena ..te faz ganhar tempo e te dá muita qualidade ..além de geralmente te dar também munição pra discutir o preço final da instalação...e isso pra sua imagem na cidade é tiro e queda ..começa assim "o serviço dele é mais caro mas é bem feito ,do jeito certo ,em todas as ferramentas ,tem qualidade .te dá suporte etc" ..num segundo jestágio a conversa parte pra tipo assim " na verdade o serviço dele é barato,pois caro é o serviço do fulano e beltrano que me deu um baita prejú além de prometer e não cumprir...a instalação dele ficou uma porcaria ,teve que refazer tudo de novo ,tava me tomando dinheiro,tive o maior prejuizo com aquele irresponsável desonesto,antiético,mentiroso e bla´blá etc e tal..."

              eu já vi esse filme ...é um clássico ...firma o taco nesse foco e não saia dele ..que vão vir algumas "alfas" pra coleção rsrsrs

              boa sorte outros colegas vão opinar com certeza ...
              Ja tentei baixar a pressao de alta mas a pressao de baixa cai mais ainda, congela mais ainda a tubulaçao e temperatura de insuflamento vai p -3 graus quase congelando a serpentina...estamos no inverno e a temperatura em bauru esta ahradavel...a questao agora nao é mais de regulagem...vou mexer no pistao...primeiro vou tira-lo...se nao der vou colocar ele tipo 1 metro antes...e por fim coloca-lo na saida da condensadora, o que vai me causar problemas pois vou ter que isolar a linha....vamos tentando..

              a proposito: qual o problema do compressor ficar funcionando meio congelando?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                Ja tentei baixar a pressao de alta mas a pressao de baixa cai mais ainda, congela mais ainda a tubulaçao e temperatura de insuflamento vai p -3 graus quase congelando a serpentina...estamos no inverno e a temperatura em bauru esta ahradavel...a questao agora nao é mais de regulagem...vou mexer no pistao...primeiro vou tira-lo...se nao der vou colocar ele tipo 1 metro antes...e por fim coloca-lo na saida da condensadora, o que vai me causar problemas pois vou ter que isolar a linha....vamos tentando..

                a proposito: qual o problema do compressor ficar funcionando meio congelando?
                Talvez eu esteja falando bobagem, mas acho que se vc tirar o pistão o SA vai ficar mais baixo ainda e poderá ocorrer o golpe de líquido, danificando o compressor.

                Comment


                • #9
                  Amigo esse aparelho é Q/F ou só frio? Pergunto porque os Q/F possuem dois pistões que trabalham um no sentido refrigeração e o outro no aquecimento. Eles ficam montados num niple virados para lados opostos, visto que quando um está operando, o outro fica como by-pass. Acontece muito de se inverter a posição destes pistões, aí ou não gera frio, ou pode acontecer esses sintomas que estão acontecendo. Fora isso, poderia ser que haja entupimento ou estrangulamento na tubulação. Obs.: Não se deve exceder a distância de 50cm da válvula de serviço, segundo o IOM.
                  Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                  Ja tentei baixar a pressao de alta mas a pressao de baixa cai mais ainda, congela mais ainda a tubulaçao e temperatura de insuflamento vai p -3 graus quase congelando a serpentina...estamos no inverno e a temperatura em bauru esta ahradavel...a questao agora nao é mais de regulagem...vou mexer no pistao...primeiro vou tira-lo...se nao der vou colocar ele tipo 1 metro antes...e por fim coloca-lo na saida da condensadora, o que vai me causar problemas pois vou ter que isolar a linha....vamos tentando..

                  a proposito: qual o problema do compressor ficar funcionando meio congelando?

                  Comment


                  • #10
                    golpe de liquido ...coloque direto na saida da condensadora ..não perca seu tempo... outra coisa o pistão tem sentido de fluxo ..e o elemento que vem dentro dele que é na verdade o orifício calibrado que também tem posição dentro do corpo ou capsula do pistão ..nesse corpo externo ou capsula do pistão tem pequena flecha do sentido do fluxo é essa flecha indicadora de sentido de fluxo é sempre pro lado ou sentido condensadora evaporadora e o pistão propriamente dito que vem dentro da capsula do pistão... geralmente quando o condicionador é só frio fica na primeira camara do corpo ou capsula do pisto ou seja a que fica na flange da saida do condensador e virada para evaporadora pro lado de uma pequena arruela de teflon(branca) ...tomar cuidado que existem dois adaptadores um de cada lado da capsula do pistão que são adapatadores pra a flange e são moveis pra vc ter acesso às cameras internas da capsula onde fica o pistão com um orifício calibrado maior pra tampar a camara de expansão e são de encaixe pra vc mudar o pistão propriamente dito de lugar dentro do corpo do pistão ,fria ou quente fria ...o corpo externo ou capsula em que o pistão na verdade trabalha é divido no meio com uma camara de cada lado pra vc colocar o pistão ela é dos dois lados que cabem direitinho o elemento de expansão nesse espaço pra correr uns milímetros no sentido do fluxo pela pressão dentro do pistão vou tentar postar uma foto ou link...http://www.refriarparts.com.br/produ...84_piston-0-82 esse na verdade é o pistão ele fica dentro do corpo do que os caras chamam de pistão ...vc tem que saber na springer qual é a bitola do orifício desse seu condicionador pegue o modelo e ligue 0800 55 44 66 e pergunte ...e o conjunto da capsula do expansor http://www.refriarparts.com.br/produ...sula-do-pistao

                    Comment


                    • #11
                      Pessoal, o pistão já estava na linha, não mexi nele...acontece que os aparelhos estavam parados eu não sei a quanto tempo, mas acho que alguns meses. Meu serviço foi apenas baixar a evaporadora, limpar, instalar de novo e remanejar a condensadora pra um andar a cima. A linha foi aproveitada. Detalhe: São 3 piso-tetos, 1 ficou funcionando perfeitamente e 2 ficaram como descrito anteriormente. Assim sendo, se 1 esta funcionando beleza e os outros dois não, e todos são do mesmo modelo presumo então que os pistões de 2 deles devem estar com defeito. Pergunto: Esses pistões costumam apresentar defeito? Eles tem partes moveis internamente? Outra coisa: eu pensei em tirar os pistões por que já peguei piso-teto sem os pistões...(mas já descartei tirá-los após conselho de vcs).

                      Acho que estamos chegando a conclusão que realmente pode ser os pistões...
                      Last edited by Ar em Bauru; 14/07/13, 21:47.

                      Comment


                      • #12
                        rodrigo presta atenção rsrsrsrs o maior perigo é o golpe de liquido ...coloque direto na saida da condensadora ..não perca seu tempo... outra coisa o pistão tem sentido de fluxo ..e o elemento que vem dentro dele que é na verdade o orifício calibrado que também tem posição dentro do corpo ou capsula do pistão ..nesse corpo externo ou capsula do pistão tem pequena flecha do sentido do fluxo é essa flecha indicadora de sentido de fluxo é sempre pro lado ou sentido condensadora evaporadora e o pistão propriamente dito que vem dentro da capsula do pistão... geralmente quando o condicionador é só frio fica na primeira camara do corpo ou capsula do pisto ou seja a que fica na flange da saida do condensador e virada para evaporadora pro lado de uma pequena arruela de teflon(branca) ...tomar cuidado que existem dois adaptadores um de cada lado da capsula do pistão que são adapatadores pra a flange e são moveis pra vc ter acesso às cameras internas da capsula onde fica o pistão com um orifício calibrado maior pra tampar a camara de expansão e são de encaixe pra vc mudar o pistão propriamente dito de lugar dentro do corpo do pistão ,fria ou quente fria ...o corpo externo ou capsula em que o pistão na verdade trabalha é divido no meio com uma camara de cada lado pra vc colocar o pistão ela é dos dois lados que cabem direitinho o elemento de expansão nesse espaço pra correr uns milímetros no sentido do fluxo pela pressão dentro do pistão vou tentar postar uma foto ou link..http://www.refriarparts.com.br/?.#!p...sula-do-pistao esse na verdade é o pistão ele fica dentro do corpo do que os caras chamam de pistão ...vc tem que saber na springer qual é a bitola do orifício desse seu condicionador pegue o modelo e ligue 0800 55 44 66 e pergunte ...e o conjunto da capsula do expansor http://www.refriarparts.com.br/produ...sula-do-pistao

                        como dito em postes anteriores já troquei pistão ..o equipamento volta a operar legal ..se o problema continuar são outros componentes ou situações que podem estar causando o SA baixo coisa que também postei ...boa sorte não consigo postar ou ser curto e conciso,minhas postagens ficam extremamente extensas e o que geralmente e realmente interessa se perde ...por isso peço mil perdões ..já tentei não ser prolixo,ainda não consegui como vc´s podem ver a grande maioria das empresas não leem com razão meus emails rsrsrs mas ainda aprendo
                        Last edited by jairo bertoni; 15/07/13, 14:14.

                        Comment


                        • #13
                          RESOLVIDO !! RESOLVIDO!! RESOLVIDO !!

                          Pessoal, talvez por não ter experiência o suficiente, isso tenha acontecido, mas o relato acho que servirá para os mais novos.

                          Qual era o problema?

                          EXCESSO DE REFRIGERANTE!!

                          Ontem a noite cheguei a essa conclusão depois de ler detalhadamente o manual e também sobre proporção quantidade refrigerante/tamanho da linha.

                          Então hj cedo comprei uma balança, coloquei a quantidade (peso) relacionada=condensadora+evaporadora+tamanho da linha.

                          Morreu!!

                          Anteriormente, ao término do serviço, injetei refrigerante apenas baseado na pressão, o que me fez colocar refrigerante demais.

                          Descobri tbm que excesso ou falta de refrigerante em sistemas piso teto com pistão na evaporadora fazem a tubulação de retorno congelar.

                          A corrente elétrica do compressor variava pouco com muito ou pouco refrigerante.

                          Ao final ficaram as medições:

                          Pressão Baixa (50PSI=R22 -3.5°)
                          Pressão Alta (180PSI)

                          Temperatura de retorno= 8°

                          Superaquecimento= 11,5

                          Temperatura insuflada= 3,5°

                          Conclusões:

                          A balança é minha mais nova ferramenta, é indispensável. Pelo menos para sistemas mais complexos.

                          Valew a aprendizagem na prática, apesar de muito desperdício de refrigerante, mas fazer o que né...

                          Agradeço as diversas opiniões. É complicado opinar sem saber de todos os detalhes né...

                          É preciso buscar informação, se aperfeiçoar, praticar, se questionar e possuir equipamentos!!

                          Ferramenta é indispensável...quando pensei que já tinha tudo que precisava (megomentro, torquímetro, capacimetro, amperímetro, termômetro, cilindro de nitrogènio, equipamento de solda oxigenio/acetileno, manifoldas R22/R410, curvadores importados, flangeadores de catraca, nível digital, vacuometro, Jairomêtro...rsrsrs) me faltou a balança, justamente a que me fez apanhar...

                          Mas é isso ai, saiu dessa com uma bagagem a mais...

                          * Jairo, sobre os extensos textos: todos adoramos!!

                          Comment


                          • #14
                            legal! ficamos contentes com desfecho e final feliz...obrigado pelo retorno ...o negócio é assim mesmo ..a balança como disse é ferramentona....parabéns pela aquisição..olhando o negativo pelo lado positivo rsrsrs se não fosse esse seu erro vc não compraria a balança ..portanto um prejú te trouxe uma compensação que te valeu ..abração boa sorte ...

                            Comment


                            • #15
                              É isso ai Jairo, aprendendo na prática. Abraços.

                              Comment

                              Working...
                              X