Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Superaquecimento..... tubulação de alta e baixa isoladas juntas ou separadas

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
    a LG nos velhos tempos( a uns 12 anos) mandava um kit de montagem com 5 metros dos tubos da alta e baixa com essa isolação e também com a interligação de comando já com os terminais ...essa discussão sempre vai dar pano pra manga..como o erik,acho os isolantes tipo poliplex da parede grossa,poucos maleáveis,dá um volume grande... coisa que pra duas isolações separadas dá um furo de quase 70 mm..sendo que com essas já prontas um furo de 50 mm dá ainda sobra espaço pro dreno..como o eduardo disse ..tá manual ...portanto obedeçamos todos...realmente tubulações com uma só isolação faz perder a garantia..

    quanto á distancias míninas entre as unidades nunca tive problemas ..e nem problemas tecnicos de perda de rendimento ou operar fora das características tecnicas de operação a fabrica pede distancias minimas de 2 metros pra se preservar de reclamações de ruidos indesejáveis que PODEM OCORRER...

    claro que com clientes que são susceptíveis a barulho,legal é vc matar os dois coelhos ..atende ao manual sobre distancias minimas e se a UE for um equipamento um pouco mais barulhento ou em corredores estreitos muitos altos, sujeitos a reverberações e reflexões sonoras... já aconteceu comigo instalei duas maquinas iguais ..uma ficou pro lado do quintal,livre de obstáculos outra ficou um pouco mais baixa num corredor estreito ..ruido de operação da unidade externa fora do padrão pra uma fujitsu inverter..ainda bem que o cliente entendeu ,pois tive uma igual pra demostrar e comprovar que o que eu dizia tinha fundamento...
    em maquinas on/off fixas ,principalmente ainda com projeto antigo com gás refrigerante R22,onde principalmente como disse nos projetos mais antigos ocorria a evaporação na unidade interna por capilares e o barulho de agua fervendo era motivo de constantes reclamações,mesmo depois de alguns segundos da maquina desligada permanecia o barulho de ebulição...isso principalmente a noite deve incomodar bastante ..não ! não tenho condicionador instalado em casa ..quando a coisa aperta uso um evaporativo portátil

    pra não se ter e nem criar polêmicas estéreis isole os tubos separados,o manual pede assim,então faça...quanto às distancias mínimas confesso que nunca segui o manual ..minhas interligações frigorígenas foram sempre curtas em parede a parede ...que eu me lembre não tive ainda reclamações e nem reoperações por causa disso ..aliás nesse quase 18 anos de split´s proporcionalmente falando tive poucas reoperações por qualquer motivo em garantia ou não

    proporcionalmente e quantitativamente tive mais reoperações com o samsung do que em outras marcas e modelos nesses anos todos de instalações ..por isso minha resistencia com a marca..a consul não tá empatada com ele por que deixei de instalá-lo faz um tempo..e nessas maquinas top´s que controlam o SA ,nunca tive problemas ou reclamações de clientes com ruidos indesejáveis ,a não ser de um amigo que instalei a UE de uma fujitsu a uns quase 15 metros de distancia entre as unidades ele ainda reclamou rsrsrsrs

    por curiosidade e quando tiver um tempinho vou medir parametros de temperatura com tubos com isolações separadas e juntos ..depois posto ..um abraço
    Seu Jairo já fizemos esse teste em um calorímetro e dá diferença sim e pode causar danos sérios ao compresor, quanto a distância também tem recomendação de pelo menos 2m porém essa distância é intuitiva, pois deve-se observar o desenho esquemático no manual. Distância menor não atrapalha em nada o funcionamento do condicionador de ar, porém deve ser observada a carga de gás, pois sai de fábrica com carga para uma linha maior que 2m, logo terás que retirar um pouco de gás, aí fica a pergunta: Quanto tenho que tirar?

    Parece fácil neh, já fiz essa pergunta uma vez e a farei denovo: Acha mesmo que o fabricante daria uma garantia de 3 anos do compressor se ele não durasse??????

    Por isso eu sempre digo, façam o superaquecimento , pois vai chegar a hora dos fabricantes não dar garantias por compressores quebrados por calço hidráulico o famoso golpe de líquido.
    Atenciosamente.
    Edilson R Silva
    Instrutor Técnico.

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por Edilson silva Ver Post
      Seu Jairo já fizemos esse teste em um calorímetro e dá diferença sim e pode causar danos sérios ao compresor, quanto a distância também tem recomendação de pelo menos 2m porém essa distância é intuitiva, pois deve-se observar o desenho esquemático no manual. Distância menor não atrapalha em nada o funcionamento do condicionador de ar, porém deve ser observada a carga de gás, pois sai de fábrica com carga para uma linha maior que 2m, logo terás que retirar um pouco de gás, aí fica a pergunta: Quanto tenho que tirar?

      Parece fácil neh, já fiz essa pergunta uma vez e a farei denovo: Acha mesmo que o fabricante daria uma garantia de 3 anos do compressor se ele não durasse??????

      Por isso eu sempre digo, façam o superaquecimento , pois vai chegar a hora dos fabricantes não dar garantias por compressores quebrados por calço hidráulico o famoso golpe de líquido.
      Valeu Edilson!!! Muito obrigado pela tua participação!

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Edilson silva Ver Post
        Seu Jairo já fizemos esse teste em um calorímetro e dá diferença sim e pode causar danos sérios ao compresor, quanto a distância também tem recomendação de pelo menos 2m porém essa distância é intuitiva, pois deve-se observar o desenho esquemático no manual. Distância menor não atrapalha em nada o funcionamento do condicionador de ar, porém deve ser observada a carga de gás, pois sai de fábrica com carga para uma linha maior que 2m, logo terás que retirar um pouco de gás, aí fica a pergunta: Quanto tenho que tirar?

        Parece fácil neh, já fiz essa pergunta uma vez e a farei denovo: Acha mesmo que o fabricante daria uma garantia de 3 anos do compressor se ele não durasse??????

        Por isso eu sempre digo, façam o superaquecimento , pois vai chegar a hora dos fabricantes não dar garantias por compressores quebrados por calço hidráulico o famoso golpe de líquido.
        kkk eu tava esperando seu depoimento como um ponto final nessa história ..mas tem colegas que entram no forum depois ,são muitas postagens,daí ressuscita o assunto ...e em todo forum essa discussão vem a tona..e contra os fatos não tem justificativa ..se tem o manual vamos segui-lo ..tava conversando com o sergio ontem ,e ele me disse que 80% ou mais das reoperações em garantia no campo são khagadas nossas rsrsrsrs... postas aquelas suas famosas fotos sem contar quem é o khagão,só não posta as minhas rsrsrs rsrsrs e também das instalações que estão bem feitas conheço seu acervo rsrsrsrs

        obrigado ...abraço

        Comment


        • #19
          Oi Márcio e demais colegas de forum!

          Gostaria de saber qual é a distância mínima de uma instalação Furo a Furo de aparelhos inverter de 9K e 12K, o fabricante é a Samsung.

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por Rodrigoabc Ver Post
            Oi Márcio e demais colegas de forum!

            Gostaria de saber qual é a distância mínima de uma instalação Furo a Furo de aparelhos inverter de 9K e 12K, o fabricante é a Samsung.

            obedeça o manual principalmente da samsung ..não use de maneira nenhuma tubos de alumínio ...mantenha entre as unidades a distancia minima que acho que é de 2 metros(verifique e confira) e isole as tubulações separadamente ..depois faça o vácuo..boa sorte ...dá um retorno

            Comment


            • #21
              Prezado Rodrigo, quem inventou esse tipo de instalação furo a furo fomos nós mesmo, pois o esquema de instalação que se vê nos catálogos é com a condensdrora no chão e partindo do princípio que o pé direito tem em torno 2.5m logo a distância será essa, por isso que eu disse aki no fórum que a medida é intuitiva, tem que observar o catálogo.
              outra coisa que descubrimos na HITACHI é quanto mais próximo do teto ficar a avporadora HI WALL maior será a propagação do ruído, tente intalá-la com uma distância de pelo menos 250mm do teto.
              Atenciosamente.
              Edilson R Silva
              Instrutor Técnico.

              Comment


              • #22
                Agora um recado a todos.
                Usem as iformações dos catálogos a as ponham em prática, só assim o resultado será positivo.
                Essa semana um amigo teve que arcar com as consequências de não seguir recomendações do catálogo e teve que pagar uma condensadora para seu cliente, porque este o cobrou judicialmente pela sua falta de cuidado, resultado, prejuizo de R$780,00 com uma condensadora inverter SAMSUNG de 9kbtu/h e o descontentamento do cliente.
                Como disse o Srº Jairo acho que podemos finalizar esse tópico, pois já tem informação suficiente para futuras instalações, sendo assim, dou por encerrado a minha participação neste tópico.
                Atenciosamente.
                Edilson R Silva
                Instrutor Técnico.

                Comment


                • #23
                  ProlAir Instalação de ar condicionados

                  Se esta procurando instaladores de ar condicionados em campinas

                  Aqui esta a empresa que resolverá seus problemas!

                  www.prolair.com.br

                  Ligue e solicite uma cotação.

                  Comment


                  • #24
                    cara muito boa essa tubulação. ja vi dessas em alguns aparelhos Midea e realmente são uma mao na roda. vc lembra o fabricante dessas tubulações?
                    Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
                    Pela lógica deveria dar diferença nas medições, dado que isolando junto cria-se um espaço entre o tubo e a isolação e no contato com o ar a tubulação vai absorver calor.
                    Eu nunca fiz o teste, durante todo o tempo que trabalhei no Japão eu comprava a tubulação em rolos de 20 metros, e já vinha o par e com a isolação era uma mão na roda, isso poderia vir pro Brasil iria facilitar nossa vida, odeio essas isolações em espaguete de 2 metros...
                    Interessante o tópico que você iniciou PCC, A discussão aqui no fórum nos ajuda, uma vez que as fabricantes não abrem a qualificação em larga escala como se deveria, vamos nós aqui nos ajudando...

                    segue a foto da tubulação que eu utilizava no Japão.



                    Abraço
                    Erik

                    Comment


                    • #25
                      Se não me falha a memória Inaba Denko.

                      Comment


                      • #26
                        Apos ler todos os pontos de vista relato o meu ponto.

                        Já instalei algumas UE tanto com isolação individual quanto isolação unica. e cheguei a seguinte conclução efetivamente não houve alteração entre as aferiçoes feitas nas aplicações que fiz, logo tenho feito da seguinte forma quando tenho produzir linhas em Infra faço em isolação unica e quando Instalação é parede /parede ou ao tempo faço em isolação individual. quanto a distancia minima o problema e o tal golpe de liquido quando a linha é muito curta. logo coloco no minimo um metro de linha geralmente com um "sifão".

                        Comment


                        • #27
                          Boa noite galera! Tenho um ar LG de 12.000 btu que não está gelando suficiente. Percebi que o tubo de descarga está menos frio que o tubo de sucção, e deveria ser o contrário, lembrando que nenhum tubo está congelando e o gás está ok. O que pode ser o tubo de descarga está mais quente do que o tubo de sucção?

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por Erivan Ribeiro da Silva Ver Post
                            Boa noite galera! Tenho um ar LG de 12.000 btu que não está gelando suficiente. Percebi que o tubo de descarga está menos frio que o tubo de sucção, e deveria ser o contrário, lembrando que nenhum tubo está congelando e o gás está ok. O que pode ser o tubo de descarga está mais quente do que o tubo de sucção?
                            Geralmente ou é bloqueio das serpentinas por sujeira e não está dissipando o calor moto ventilador da unidade externa com problema isso também afeta a dissipação de calor ou falta de fluído refrigerante .

                            Comment

                            Working...
                            X