Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uso de nitrogênio no processo de soldagem.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Uso de nitrogênio no processo de soldagem.

    Companheiros, sabemos que o uso do nitrogênio é muito importante para não deixar óxidos no interior das tubulações quando da união por solda. Mas também não é muito prático carregar um cilindro a mais para o local de instalação. Gostaria de debater neste tópico as soluções práticas adotadas pela classe.

  • #2
    Sobre o transporte do mesmo pra é tranquilo, carrego na camionete um cilindro de 1m3 e uso quando necessário. Mas eu queria saber também é sobre como usar: na troca de um compressor, na emenda de uma linha...????

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
      Companheiros, sabemos que o uso do nitrogênio é muito importante para não deixar óxidos no interior das tubulações quando da união por solda. Mas também não é muito prático carregar um cilindro a mais para o local de instalação. Gostaria de debater neste tópico as soluções práticas adotadas pela classe.
      marcio o pequeno e médio instalador geralmente não usa ...eu uso porque herdei dos meus pais o equipamento e aprendi além de ser o jeito certo de se fazer a solda seja ela em pequenas linhas,curvas enfim qualquer tipo de solda em cano de cobre dentro da refrigeração é uma ferramenta que está inserida nas boas práticas da refrigeração e também pro teste de estanqueidade ...eu confesso que em pequenas instalações principalmente de parede a parede ou piso teto em que a linha é curta eu não faço o teste ,por que modéstia a parte minhas flanges e soldas ficam perfeitas,isso não quer dizer que não erro ..mas atualmente nessa questão de flange soldas erro muito pouco ..nesses ultimos anos em que fiz esse serviço não me lembro de ter escapado gás ou dado algum entupimento .. algumas porcas e valvulas ching ling tem dado problemas no campo valvulas que abertas não liberam o gás e porcas que quebram com aperto mesmo no torquímetro ...mas aí já é outra história ... enho um cilindro de 1m³ relativamente leve ..mas pra grandes linhas ele se trona inviável principalmente economicamente aí vc tem que usar o cilindro ou de 7 m³ ou de 10m³ que é pesado a ufa e chato de manusear ..mas empresas de grande porte tem a estrutura de movimentação desse equipamento que já faz parte da rotina deles ..

      pra mim em pequenas instalações uso o de 1m³ ..em grandes instalações que estão meio paradas alugo o cilindro por que fica mais barato..vc tem que ter os manometros pra nitrogenio e mangueiras que vc adapta pra injetar o fluxo quando vc está soldando ..outros colegas vão postar ..e agente vai discutindo e aprendendo com um e com outro um abraço boa sorte
      Last edited by jairo bertoni; 24/05/13, 08:03.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        Sobre o transporte do mesmo pra é tranquilo, carrego na camionete um cilindro de 1m3 e uso quando necessário. Mas eu queria saber também é sobre como usar: na troca de um compressor, na emenda de uma linha...????
        em ambos ....foi uma falha da minha parte não te mostrar aqui ,,na próxima vc me lembra que a gente vai fazer umas soldas com e sem nitrogenio pra gente ver a diferença

        Comment


        • #5
          Então, tenho um de 1m3 e já me ajudou muito em vazamentos...ja usei em solda mas fora do circuito. A dúvida é: quando vou fechar um circuito onde onde o fluxo do nitrogenio nao tera vazao e circulará dentro do sistema, qual a vantagem do uso do nitrogenio sendo que a fuligem nao saira do circuito? Ou o uso do nitrogenio impede a formação do resíduo proveniente da solda?

          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          em ambos ....foi uma falha da minha parte não te mostrar aqui ,,na próxima vc me lembra que a gente vai fazer umas soldas com e sem nitrogenio pra gente ver a diferença

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
            Então, tenho um de 1m3 e já me ajudou muito em vazamentos...ja usei em solda mas fora do circuito. A dúvida é: quando vou fechar um circuito onde onde o fluxo do nitrogenio nao tera vazao e circulará dentro do sistema, qual a vantagem do uso do nitrogenio sendo que a fuligem nao saira do circuito? Ou o uso do nitrogenio impede a formação do resíduo proveniente da solda?
            com o nitrogênio não forma o que vc chama de fulígem ..pois ele sendo um gás inerte não reage ao calor com o cobre ..então se vc for soldar em qualquer situação o nitrogênio é essencial ,,rodrigo vc tem sorte ..tá aprendendo do jeito certo ..já tem uma kilometragem nas costas tem qualificação em outra area mas que é afim a nossa e sabe conversar com o cliente ,tem jogo de cintura ,e ainda se qualificando aprendendo e fazendo do jeito certo ,,vai comprar muitas alfas romeos rsrsrsrs

            fluxo do nitrogenio na tubulação para se fazer a solda tem que ser no maximo de 3psi .. sem pressão por tabela com velocidade bem baixa..
            Last edited by jairo bertoni; 24/05/13, 08:38.

            Comment


            • #7
              Eu pergunto porque aprendi no curso que se deve injetar nitrogênio na tubulação ao fazer a solda, mas nunca precisei. Pois sempre evito ao máximo uniões por solda, o que é relativamente fácil em instalações de hi-wall residencial, onde as unidades estão a poucos metros de distância. Para o futuro, quando for necessário, pretendo investir em um cilindro com regulador próprio para nitrogênio.

              Comment


              • #8
                O nitrogênio ao passar pela tubulação durante a soldagem expele para fora o oxigênio do ar, que é responsável pela formação de óxido. A minha dúvida é quanto a maneira correta de uso. Acredito que se deva usar baixa pressão - em torno de 3 psi - e em tubulações de diâmetros maiores se deva reduzir a ponta contrária a que se está injetando para se economizar o gás.
                Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                Então, tenho um de 1m3 e já me ajudou muito em vazamentos...ja usei em solda mas fora do circuito. A dúvida é: quando vou fechar um circuito onde onde o fluxo do nitrogenio nao tera vazao e circulará dentro do sistema, qual a vantagem do uso do nitrogenio sendo que a fuligem nao saira do circuito? Ou o uso do nitrogenio impede a formação do resíduo proveniente da solda?

                Comment


                • #9
                  Jairo, pois é...aprendendo na raça rs rs....investi em equipamentos agora é só a "bagagem" mesmo...e olha, ta dando certo viu...já até deu pra comprar um fugãozinho...he he ...consegui uma parceria com uma empresa do ramo que passa muito serviço pra mim....(é claro, botaram uma fé) ...em breve espero reencontrá-lo, quem sabe dessa vez com a presença de mais algum colega....abração.

                  Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                  com o nitrogênio não forma o que vc chama de fulígem ..pois ele sendo um gás inerte não reage ao calor com o cobre ..então se vc for soldar em qualquer situação o nitrogênio é essencial ,,rodrigo vc tem sorte ..tá aprendendo do jeito certo ..já tem uma kilometragem nas costas tem qualificação em outra area mas que é afim a nossa e sabe conversar com o cliente ,tem jogo de cintura ,e ainda se qualificando aprendendo e fazendo do jeito certo ,,vai comprar muitas alfas romeos rsrsrsrs

                  fluxo do nitrogenio na tubulação para se fazer a solda tem que ser no maximo de 3psi .. sem pressão por tabela com velocidade bem baixa..

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                    Jairo, pois é...aprendendo na raça rs rs....investi em equipamentos agora é só a "bagagem" mesmo...e olha, ta dando certo viu...já até deu pra comprar um fugãozinho...he he ...consegui uma parceria com uma empresa do ramo que passa muito serviço pra mim....(é claro, botaram uma fé) ...em breve espero reencontrá-lo, quem sabe dessa vez com a presença de mais algum colega....abração.
                    ok ...faça do jeito certo ..que vc molda e qualifica o mercado...ele fica na sua mão como vc tem a preocupação com a qualidade,o mercado na sua mão fica também se torna qualificado,e nivelado por cima..vão tentar puxar seu tapete ? sim!! vão usar seus erros pra te derrubar? sim!! mas faz parte de qualquer profissão as zebras ,se acontecer e vai acontecer ,NÃO DEIXE ESSE CLIENTE NA MÃO ..TIPO JÁ RECEBI MESMO ,AMANHÃ EU VOU,DAQUI UM POUQUINHO TÔ AÍ ETC...larga tudo e atende ..rapidim ..o erro também nos qualifica e nós dá a chance de que mesmo errando d gente acertar ...ou seja corrigí-lo rápido e rasteiro ...

                    isso vai te tirando do caminho os malas ,o maus pagadores ,os chatos etc ..ficando só a luta mesmo ...boa sorte um abraço vc sabe que aqui em casa cabem muitos ..pode trazer sua equipe ..a gente dá um jeito aqui..se o curso sair ..venha com eles também ...se der certo eu te aviso com antecedencia

                    Comment


                    • #11
                      To achando que quem vai vir pra cá é a sua equipe..rs....tem coisa grande pintando...rs...abraços.

                      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                      ok ...faça do jeito certo ..que vc molda e qualifica o mercado...ele fica na sua mão como vc tem a preocupação com a qualidade,o mercado na sua mão fica também se torna qualificado,e nivelado por cima..vão tentar puxar seu tapete ? sim!! vão usar seus erros pra te derrubar? sim!! mas faz parte de qualquer profissão as zebras ,se acontecer e vai acontecer ,NÃO DEIXE ESSE CLIENTE NA MÃO ..TIPO JÁ RECEBI MESMO ,AMANHÃ EU VOU,DAQUI UM POUQUINHO TÔ AÍ ETC...larga tudo e atende ..rapidim ..o erro também nos qualifica e nós dá a chance de que mesmo errando d gente acertar ...ou seja corrigí-lo rápido e rasteiro ...

                      isso vai te tirando do caminho os malas ,o maus pagadores ,os chatos etc ..ficando só a luta mesmo ...boa sorte um abraço vc sabe que aqui em casa cabem muitos ..pode trazer sua equipe ..a gente dá um jeito aqui..se o curso sair ..venha com eles também ...se der certo eu te aviso com antecedencia

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                        To achando que quem vai vir pra cá é a sua equipe..rs....tem coisa grande pintando...rs...abraços.
                        beleza ...se precisar e se for necessário pode contar comigo é só organizar...

                        Comment

                        Working...
                        X