Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Proteção contra corrosão

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Proteção contra corrosão

    Trata-se de um bloco feito com uma liga de zinco que é preso no tubo de cobre. Segundo o fabricante, protege as superfícies de cobre e alumínio.

    http://www.rgfairpurification.com/finsaver/index.html

    Last edited by Eduardo7; 25/06/14, 14:37.

  • #2
    Eduardo,
    Muito bom o seu post, vai gerar dúvidas e discussões, o que leva ao conhecimento!

    O meu motor de popa possui um "anodo de sacrifício", e eu troco sempre que a corrosão atinge 50% dele,
    na água salgada é muito rápido esse processo(galvanização) e se não for trocado o processo inverte
    e a rabeta é quem sofrerá a corrosão.

    Por isso existe recomendações e limitações(não obedecidas) ao usar tubos de alumínio em refrigeração.

    Aqui meu ar recebe muita maresia, então vou usar um anodo marítimo e testar.

    Abs!
    Kleber.

    Comment


    • #3
      Kleber,

      Nunca tinha lido nada a respeito deste método de proteção contra corrosão. Agradeço a tua contribuição a este tema.

      Eduardo

      Comment


      • #4
        Eduardo,
        nessa apostila vc encontrará muita coisa sobre corrosão, assunto tão complexo como o aterramento:
        http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...pleta-corrosao
        Abs!
        Kleber.

        Comment


        • #5
          Kleber,

          Muito boa esta apostila. Obrigado por compartilhar!

          Na página 8 está a explicação:

          9.2.1 - Proteção catódica com anodo de sacrifício

          Consiste em ligar a peça ou estrutura através de um fio condutor a uma outra peça metálica de metal menos nobre (de potencial maior) que a estrutura que se deseja proteger. Assim, obtém-se um pilha galvânica onde o meio corrosivo fecha o circuito. Neste pilha, o anodo de sacrifício vai sendo consumido, dissolvendo-se, enquanto a peça que é o catodo neste circuito, fica protegida.

          Um abraço,
          Eduardo

          Comment

          Working...
          X