Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calculadoras de BTU dão resultados diferentes. Qual escolher?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Calculadoras de BTU dão resultados diferentes. Qual escolher?

    Quero comprar o ar condicionad inverter quente e frio e resolvi escolher o modelo eu mesmo. Para isso fiz o cálculo em várias calculadoras de BTU que encontrei na internet. O problema é que cada calculadora dá resultados diferentes. Eu estava esperando comprar um aparelho de uns 12000 btus mas algumas indicam um de 18000. Estou receoso de subdimensionar o equipamento.

    Na tabela em anexo estão os resultados. Note que alguns campos estão em branco pois variam de calculadora para calculadora. Também anexei uma imagem com o layout do quarto.

    O cálculo que estou fazendo considera o pior cenário possível, que não é necessariamente o que vai ocorrer normalmente.

    O local a ser instalado:
    - Rio Grande do Sul
    - Quarto
    - Casa com telhado
    - Forro de maneira simples no teto
    - Porta de correr com frestas de uns 3 milimetros
    - 2 janelas venezianas

    Tamanho *:
    - Largura: 3,30m
    - Comprimento: 3,71m
    - Altura: 2,7m
    - Área: 12,243m²

    Equipamentos eletrônicos:
    - TV
    - notebook
    - Monitor
    - Uma lâmpada LED **

    Pessoas: 2

    Luz do sol:
    - Manhã e tarde ***


    * Algumas calculadoras não permitem inserir medidas muito precisas. Por isso arredondei os valores para cima.
    ** Algumas calculadoras possuem apenas a opção número de eletrônicos e não possuem número de lâmpadas. Adicionei um quarto eletrônico nestes casos.
    *** Conforme a imagem em anexo o quarto possui duas janelas sendo que uma fica entre norte e noroeste e a outra entre norte e nordeste da casa. Ou seja, a peça pega luz do sol durante manhã e tarde. Considerei que as cortinas estariam abertas. Cada calculadora tem opções diferentes com relação a luz do sol. Manhã, tarde, sem iluminação, manhã e tarde, direta ou indireta, etc. Em alguns casos haviam apenas as opções manhã ou tarde não sendo possível marcar as duas. Algumas calculadoreas não levam em consideração o número de janelas.


    Moro no Rio Grande do Sul e percebi as algumas calculadoras levam em consideração o estado ou a região na hora de calcular a capacidade do equipamento. Quando seleciono a minha região ou estado o número de BTUs costuma ser menor.

    Por fim também gostaria de pedir um auxílio para dimensionar o equipamento.

    Calculadora Peça Largura (m) Comprimento (m) Área (m2) Tipo Pessoas Eletronicos Luzes (LED) Janelas Sol Local BTU Total
    PoloAr Quarto 1 3,5 3,5 12,25 2 3 1 2 Manha e Tarde 9000
    STR Quarto 1 3,5 4 14 2 3 1 2 Manha e Tarde 10000
    CentralAr Quarto 1 3,5 3,5 12,25 2 4 Manha e Tarde RS 10775
    Daikin Quarto 1 4 4 16 Casa com telhado 2 3 1 2 Manhã Sul 12000
    Samsung Quarto 1 4 4 16 2 4 Sul 12000
    LG Quarto 1 4 4 16 2 3 Muito Sol Sul 12000
    Leroy Merlin Quarto 1 3,3 3,8 12,54 2 4 2 Diretamente 12324
    WebArCondicionado Quarto 1 3,3 3,71 12,243 2 4 Diretamente 12800
    App Calculadora Quarto 1 3,3 3,71 12,243 2 4 Ensolarado 15112
    Frigelar Quarto 1 4 4 16 2 3 1 2 Diretamente 16500
    A.dias Quarto 1 4 4 16 2 4 2 Manhã 18000
    Leveros Quarto 1 4 4 16 2 4 2 Manha e Tarde 18000
    Dufrio Quarto 1 3,3 3,8 12,54 2 3 1 2 Manha e Tarde 18000
    Leveros Quarto 1 4 4 16 2 4 2 Manha e Tarde 18000
    ClimaRio Quarto 1 4 4 16 2 3 1 2 Manha e Tarde 18000
    Midea Quarto 1 4 4 16 Casa com telhado 2 3 1 2 Manha e Tarde RS 18000
    Gree Quarto 1 13 Casa com telhado 2 3 2 2 Manha e Tarde 25000
    Last edited by Natanael Osorio; 04/03/23, 12:20.

  • #2
    Em primeiro lugar parabéns !! Parece que se não estou enganado que a insolação é noroeste numa parede e nordeste na outra .não sei em qual parede tem janelas .Se o ambiente a ser climatizado for terreo com forro(laje) e telhado sanduiche ou entre andares talvez isso ajude na isolação e diminua um pouco fatores e unidades de calor na carga térmica total .

    Se o condicionador for inverter quente/frio o bom senso e a razão nos pediria pra te indicar um condicionador de 18k talvez e provavelmente ficaria superdimensionado MAAAASSSSSS! Como na tecnologia inverter a operação é fracionada e atende a carga requerida pontualmente modulando a oferta de calor de acordo a carga térmica demandada durante e no transcorrer de sua operação no dia ou noite além de vc contar com uma gordurinha extra para os dias muito quentes ou gelados.sem com isso afetar significadamente a economia de energia nas horas trabalhadas durante os meses e ano .Pode ser que o custo benefício fique até melhor .

    Vamos supor que vc fique com média de consumo variando entre 9k(1Kw) a 12 k(1,2Kw) e nos dias muito quentes ou frios o ambiente requeira alguma coisa perto de 16k a 17k mesmo assim essa situação ficaria entre os 1,6 a 1,8 Kw/h de potencia elétrica de consumo .

    Apesar de sua excelente planilha de cálculo das fontes e fatores de calor e o dimensionamento da capacidade do condicionador pode mos te induzir a algum erro pelo fato da gente não estar no local pra conferir e analisar todos os prós e contras , e pode ser sim que um condicionador de 12k te atenderia com a mesma economia sem precisar investir a mais num condiciondor de capacidade maior no caso um de 18k

    Mas como disse acima .um condicionador inverter pelo fato de sua operação peculiar não seria um fator de gasto maior com o consumo de energia por ele estar superdimensionado .

    A tendencia de aumento de temperatura global é uma realidade,tanto é que aqui na minha região que é muito quente , um condicionador que serviu alguns ambientes a bastante tempo com a manutenção em dia e que foram muito bem dimensionados não estão confortando mais como antigamente ,tivemos que instalar um de capacidade maior .

    Isso não é um acontecimento isolado .Foram vários clientes que reclamaram que o condicionador estava com algum tipo de problema e na verdade ficaram com o tempo subdimensionados pelo aumento da temperatura externa na sua média em mais de um 1º c

    E acredite pra atender essa demanda e acrescimo de calor de 1º c na temperatura média externa ,em termos de operacionalidade e performance de qualquer condicionador esse incremento na temperaratura não é pontual mas geométrica em termos de oferta de calor demandado.pelo condicionador ficando ele subdimensionado .e extrememante "gastador de energia".

    Fica aí um ponto para vc pensar ou se vc quiser me punir uma grande minhoca na sua cabeça,brincadeiras a parte não foi essa intenção ...Continue com esse excelente e extraordinário review .que eu me lembre nem eu já fiz alguma coisa parecida ,se vc quisesse trabalhar no nosso segmento já estaria de imediato contratadofkkk .abraço .

    Comment


    • #3
      O problema é que não sou eu que vou comprar. Estou fazendo o orçamento para outra pessoa e tinha que manter o orçamento até uns 1900 reais, sem contar a instalação.

      Coloquei um desenho do quarto em anexo neste link: https://freeimage.host/i/HWTCjsV

      As janelas estão em azul. Coloquei uma bússola para indicar as direções. De manhã pega sol na janela nordeste. De tarde na janela noroeste. Tem bastante espaço entre o muro e a casa.

      O telhado é de fibrocimento com duas águas e tesouras de madeira. A água da frente é virada para noroeste e possui paineis solares. O forro do teto é de madeira simples. As paredes de tijolo e comcreto. Nem sei o que é telhado sanduíche.

      Eu sei que o melhor é superdimensionar tanto que procurei colocar medidas maiores nas calculadoras quanto não permitiam as medidas exatas. Embora tenham me pedido um condicionador de ar para dormir eu fui pessimista e coloquei o pior cenário possível, com as duas janelas sem cortinas e quatro equipamentos, incluíndo uma lâmpada LED.

      O condicionador vai ser inverter quente e frio.

      Agora estou mais perdido do que cusco em tiroteio. Kkkkkk



      Last edited by Natanael Osorio; 04/03/23, 00:53.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Natanael Osorio Ver Post
        O problema é que não sou eu que vou comprar. Estou fazendo o orçamento para outra pessoa e tinha que manter o orçamento até uns 1900 reais, sem contar a instalação.

        Coloquei um desenho do quarto em anexo neste link: https://freeimage.host/i/HWTCjsV

        As janelas estão em azul. Coloquei uma bússola para indicar as direções. De manhã pega sol na janela nordeste. De tarde na janela noroeste. Tem bastante espaço entre o muro e a casa.

        O telhado é de fibrocimento com duas águas e tesouras de madeira. A água da frente é virada para noroeste e possui paineis solares. O forro do teto é de madeira simples. As paredes de tijolo e comcreto. Nem sei o que é telhado sanduíche.

        Eu sei que o melhor é superdimensionar tanto que procurei colocar medidas maiores nas calculadoras quanto não permitiam as medidas exatas. Embora tenham me pedido um condicionador de ar para dormir eu fui pessimista e coloquei o pior cenário possível, com as duas janelas sem cortinas e quatro equipamentos, incluíndo uma lâmpada LED.

        O condicionador vai ser inverter quente e frio.

        Agora estou mais perdido do que cusco em tiroteio. Kkkkkk


        Amigo bom dia.com essa verba vc compraria condicionadores de no máximo 12000 btus de capacidade isso dependendo da marca e modelo e torcer pra esse condicionador dessa capacidade atender a expectativa do cliente .

        Eu sou meio reticente até mesmo para amigos em fazer dimensionamento e depois encaixar ou adequar esse cálculo da carga térmica no orçamento do cliente quando a verba disponível for menor que preço da capacidade do condicionador Geralmente dependendo do cliente ou amigo quando instalamos condicionadores de capacidade menor do que a dimensionada e acontece algum tipo de perrengue e as vezes insatisfações que a gente querendo ou não mesmo fazendo do jeito correto acaba respingando em quem instala. .

        Como disse na postagem anterior pode ser que um de 12k confortaria com um bom rendimento e economia.Mas não posso te afrmar com certeza a coisa fica no pode ser quem sabe etc ..

        Pra maioria dos casos não sei se seria o seu , quando passo para cliente o correto dimensionamento da carga térmica total de um ou mais ambientes com a capacidade ou capacidades encontradas , e a pessoa empresa cliente amigo etc não concordar com esse diimensionamento seja por qualquer motivo principalmente o financeiro.

        Aceito respeito e entendo o argumento e sei onde o cinto aperta ,só que nesses casos bato um laudo de duas vias com os dados cadastrais tanto da minha empresa como do cliente ,detalhando o todo histórico da instalação, reconheço firma e dou para ele assinar .Geralmente em 99% dos casos ele aceita fazer do jeito correto kkk.

        Eu acho e essa é minha opinião que essa resposta que vc quer e precisa dificilmente vc vai encontrar por aqui principalmente pela distancia.Esse nosso espaço é para troca de ideias e experiencias pra ajudar os colegas principalmente os leigos a terem uma noção básica quando pedem alguma orientação ou esclarecimento.

        O certo é seguir o dimensionamento e a correta capacidade do condicionador e tentar convencer o cliente que na verdade o barato sai caro.Mas como disse e volto a repetir não posso te dizer qual o condicionador seria o ideal para esse ambiente se um de 9k 12k ou 18k .

        Mas volto a repetir que mesmo não concordando com as alegações justficativas e argumentos dos amigos e clientes, eu entendo e respeito.Só que como instalador tenho também que me preservar e prevenir futuras e desnecessárias dores de cabeça e pode ter certeza que sei o que estou falando por experiencia própria .

        Continua dando o review .Bom fim de semana .Boa sorte .Abraço.
        Last edited by jairo bertoni; 04/03/23, 07:00.

        Comment


        • #5
          Entendo! Então eu acho que é melhor chamar um técnico aqui para fazer o dimensionamento exato de acordo com as características do local, informar a situação para o comprador e deixá-lo decidir. Tomara que ê tudo certo! Obrigado!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Natanael Osorio Ver Post
            Entendo! Então eu acho que é melhor chamar um técnico aqui para fazer o dimensionamento exato de acordo com as características do local, informar a situação para o comprador e deixá-lo decidir. Tomara que ê tudo certo! Obrigado!
            Isso.Dá o review pra nós .Abraço .

            Comment

            Working...
            X