Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serpentina de cobre mas as aletas são de alumínio.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Serpentina de cobre mas as aletas são de alumínio.

    Amigos, eu tenho uma dúvida referente ao projeto dessas serpentinas: se o objetivo da serpentina de cobre seria ser mais resistente que a de alumínio, por que as aletas da serpentina de cobre são de alumínio? Depois que a serpentina se deteriora, depois de uns 3, 4 anos num lugar perto da praia, onde a maresia é forte, as aletas de alumínio se desintegram e fica só a tubulação de cobre da serpentina. Se fosse tudo de cobre não duraria mais?

  • #2
    Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
    Amigos, eu tenho uma dúvida referente ao projeto dessas serpentinas: se o objetivo da serpentina de cobre seria ser mais resistente que a de alumínio, por que as aletas da serpentina de cobre são de alumínio? Depois que a serpentina se deteriora, depois de uns 3, 4 anos num lugar perto da praia, onde a maresia é forte, as aletas de alumínio se desintegram e fica só a tubulação de cobre da serpentina. Se fosse tudo de cobre não duraria mais?
    Excelente indagação .O primeiro problema com certeza é em relação aos custos de produção de uma serpentina toda de cobre tanto os tubos como aletamento . .E acredito ,e isso é minha opinião como disse acima seria que a dificuldade de montar uma linha de produção de serpentinas com tubo/aleta de cobre fica praticamente inviável pelo alto custo.

    Acho que em projetos maiores de agua gelada ou outros sistema que utilizam elementos secundários de condensação e dissipação troca de calor condensação etc como salmouras glicóis podem ter nesses projetos serpentinas que sejam produzidas totalmente de cobre tanto os tubos como o aletamento como condutor ou dissipador de calor.

    O inox é mais utilizado na condução de produtos do que propriamente no seu resfriamento .Ele pode até conduzir produtos resfriados,mas são poucos utilizados como dissipadores de calor nnum sisitema de resfriamento ou aquecimento e acredito que é utilizado nesse sentido só em condições extremas ou muito específicas .

    vou fazer alguns cursos esse ano vou perguntar sobre sua dúvida que é a minha também .

    Hoje alguns fabricantes já estão produzindo serpentinas com tratamento anti maresia .mas mesmo assim a vida útil desses equipamentos caem pela metade quando instalados na orla marítima por exemplo .Abraço .

    Comment


    • #3
      Pois é, a maresia destrói tudo... Eu já pensei quando comprar um novo em 1 vez por semana passar um spray de WD na serpentina kkkkkkk meu medo é que isso atrapalhe a troca térmica, apesar de evitar a corrosão.

      Comment

      Working...
      X