Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caros colegas gostaria de saber porque o gás R 22 está sendo desestimulado .

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Caros colegas gostaria de saber porque o gás R 22 está sendo desestimulado .

    Galera boa noite ! Fazendo pesquisas descobri que o poder de aquecimento global do r22 é menor que o do r410,outro exemplo quando foi tirado o R12 de circulação,no meu setor colocaram um gás blend mo 49 porem o poder de destruição da camada de ozônio desse gás era o mesmo do r12 [1] galera essas questões coloco só pra refletirmos .

  • #2
    O colega tem uma certa razão em partes. O pag(potencial de aquecimento global) do R 22 é realmente menor (1700) em relação ao do R 410 A (1975) pelo fato desses hidrofluorcarbonetos conterem em sua estrutura molecular substancias como o CO2 ,metano e outras substancias relacionadas ao efeito estufa.Esse comparativo e esses números são em relação a contribuição dos componentes moleculares dessas duas classes refrigerantes ao efeito estufa e por tabela o aquecimento global ,sendo que o R 22 é considerado mais nocivo do que o 410A pelo fato de degradar a camada de ozonio.

    Mas a comunidade e setores estão alertas e procurando soluções e alternativas que sejam melhores e menos agressivas pro meio ambiente.Assim caminha a humanidade.Buscamos soluções pra um determinado problema,e a solução que encontramos cria as vezes um problema maior.

    acho difícil uma solução totalmente segura e realmente limpa, a não ser que essa solução passe pelo bem maior da humanidade,e não pelo poder econômico, que tem um olhar sobre os lucros a qualquer preço,com esse lucro e preço embutido nos produtos em detrimento ao benefício e valor agregado ,no caso de todos nós.Essa análise e conclusão podem parecer bem rasteira e superficiais,mas que no fundo,bem lá no fundo é a nua e crua realidade.

    legal o colega levantar esse assunto vai uns links que achei interessantes e que bate com o que o colega falou.

    http://www.emersonclimate.com/pt-la/...lications.aspx
    https://www.chemours.com/Refrigerant...cts/index.html
    http://www.airliquide.pt/file/othere...7-1)246793.pdf
    http://www.airliquide.pt/file/othere...26pt)46724.pdf

    Veja bem.Repetindo,O pag do 410 A por conter substancias citadas acima que tem um peso maior e contribuem pro efeito estufa apesar de não agredirem a camada de ozonio e o R 22 tem um impacto menor no efeito estufa pelo fato dos seu componentes não contribuírem de maneira direta ao AG,mas degradam nosso escudo principalmente de UV e acho que se tornou um problema social e de saúde pública global,pois afeta diretamente a todos nós.

    O cenário nos leva a crer que encontramos ou demos soluções que sejam de transição ou paliativas pra um problema e pelo que parece criamos um maior.
    São paradigmas e paradoxos que temos que vencer,custe o que custar.abraço.
    Last edited by jairo bertoni; 02/11/15, 03:43.

    Comment


    • #3
      muito bom o comentario eu mesmo usando varios tipos de fluido nao imaginava isso pois nas palestras com equipes de fabricates de equipamentos de refrigeraçao cada um vende seu peixe e pula essa parte

      Comment


      • #4
        Certa vez assistindo uma palestra sobre Fluidos refrigerantes, surgiu um debate a mesma duvida sobre que um afeta a camada de ozonio e o outro contribui para o aquecimento global. Um representante deu a seguinte resposta: "Hoje a preocupação mundial é relacionado a camada de ozonio, o dia que a preocupação for o aquecimento global, teremos que procurar alternativas".

        Fiquei meio que boiando, mas depois de pesquisar um pouco, vi certa coerência no comentário. Sobre o aquecimento global se comentou a primeira vez na Conferencia de Toronto em 86, porem o assunto foi tratado como efeito estufa e nos demais eventos ECO92 ou Quioto em 97 foram apresentados soluções para resolver a questão da camada de ozonio (como Resoluções, Protocolos, Regras para venda e distribuição de Gases). Aí entendi a questão "Aquecimento Global" de não ser a preocupação mundial neste momento. O assunto Aquecimento Global, veio a tona no mesmo ano de Quioto, em 1997, quando muitos de nós ouvimos (pela primeira vez, no meu caso) a palavra "El Nino". que naquele ano e no ano seguinte trouxe devastação visível a natureza, por isso nos causa um certo espanto utilizar um fluido que contribui ao Aq Global (que é um assunto contemporâneo)

        Resumindo, posso até estar errado no entendimento e fico grato se corrigido em algo, mas entendi assim: " Voce está doente do pulmão pq fumou a vida inteira e seu medico diz: troque o cigarro pela bebida e viva um pouco melhor, o seu figado ainda está novo". Não quero criar debates sobre cigarros ou bebida, não entendam mau..kkkk

        Tambem acho que uma solução limpa está um pouco longe, mas aguardo tambem uma solução que respeite o futuro de nossos filhos, netos....Abraços a todos.

        Comment


        • #5
          é mais ou menos por aí...eu acredito posso estar enganado ,que o R 22 contribui mais pois além de ter um potencial alto para o PAG , degrada a camada de ozonio que é nosso escudo natural contra raios UV gama etc...e também contribue pro AG e de doenças principalmente relacionadas ao câncer de pele.

          Comment

          Working...
          X