Fluidos Refrigerantes

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Maresia

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Ilsonjosé
    started a topic Maresia

Maresia

Os aparelhos inverter estaão, mesmo, contra indicados para serem usados em locais com muita maresia?

• jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Ilsonjosé Ver Post
    Os aparelhos inverter estaão, mesmo, contra indicados para serem usados em locais com muita maresia?
    Seja muito bem vindo ...maresia ataca qualquer equipamento e específicamente também qualquer tipo ou modelo de condicionadores .....De acordo colegas que conheço que trabalham na orla marítima nos relatam que condicionadores não inverter,chamados de on/off convencionais com serpentinas de alumínio e gabinetes em aço mais o suporte da unidade externa em aço ou qualquer outro material ferroso protegidos com pintura epoxi até mesmo o aço inox,que nós chamamos de inox,temos como sendo inox, mas tem misturas ferrosas na sua composição com 2 anos operando nesse ambiente já mostram sinais de degradação pela ação da maresia ..

Com 3 anos de operação muitos já estão quase que totalmente degradados. a vida útil máxima desses aparelhos com serpentinas de cobre e placas eletrônicas resinadas blindadas e protegidas é de 5 a 6 anos sendo inverter ou não ...Agora os com serpentinas de cobre e gabinetes de plástico nylon ou fibras tem uma resistência maior a esse fenômeno ,mas ao mesmo tempo não resistem muito tempo sobre a ação dos raios UV...que também atacam e degradam esse tipo de material ..sendo que a vida útil desse material também gira em torno de 5 a 6 anos claro que existem materiais e protetores que resistem mais à ação da maresia e raios UV mas isso encarece muito qualquer equipamento portanto no nosso mercado o cenário é esse .Além de exigir um manutenção preventiva muito bem feita e constante que encarece o custo fixo final de qualquer empresa ou cliente final ..

Então infelizmente às vezes o pensamento e lógica de raciocínio é comprar o mais barato pra descartar ...por causa de nossa característica mercadológica e do nefasto "custo brasil " aqui internamente ainda discutimos isso ..sobre os condicionadores serem inverter´s ou não e não deixa de ser diferente em relação a essa questão de maresia e outros problemas relacionados à qualidade preço e custo X benefício pay back etc...

Como minha região não tem esse problema não posso falar de mim ..Em visitas a colegas e em obras que esporadicamente visito no litoral,minha experiência é essa ..confirmado no visual e nos depoimentos e troca de informações e experiências dos parceiros,colegas e amigos que trabalham por esse extenso litoral brasileiro ..

Nos idos anos 80 até meados de 90 quando nossa empresa dava assistência em fábricas de gelo e picolés da minha região que utilizavam em seus refrigeradores mistura de salmoura de vários graus de quantidade de sal minhas ferramentas,os componentes de qualquer material ferroso mesmo sendo de inox que tivessem contato direto ou indireto com esses tanques eram atacados violentamente pela ação dessa salmora..

Maresia é complicado.Existem elementos quimicos e protetores utilizados como um tratamento preventivo de componentes que são atacados pela corrosão causados pela maresia que os grandes fabricantes aplicam no equipamento standart que sai da sua linha de produção como tratamento preventivo claro e isso é feito sob consulta e exigidos pelo cliente final.E tem que se ter um planejamento de produção somente para aquele lote encomendado.

Por exemplo Isso acontece geralmente em grandes sistemas de água gelada e outros tipos de equipamentos de conforto e aquecimento para a hotelaria e plantas em parques industriais que operam na orla brasileira onde existe uma cultura e doutrina de manutenções preditivas e preventivas muito bem feitas que realmente evita a degradação mais rápida de materiais que podem ser atacados pelo sal e aumenta muito a vida útil de qualquer equipamento que opera exposto à maresia e é suscetível ao ataque desse fenômeno.

boa sorte e abraço .
    Last edited by jairo bertoni; 18/05/19, 08:11.

Leave a comment:

Working...
X