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    O que deve ser mudado no ar condicionado para substituir compressor R22 por outro R410a (capilar, carga de gás, outros)?

  • #2
    Postado originalmente por norival.balassa Ver Post
    O que deve ser mudado no ar condicionado para substituir compressor R22 por outro R410a (capilar, carga de gás, outros)?
    Boa tarde limpeza total das serpentinas para retirado do óleo que é mineral ,troca do capilar ,Substituição dos sensores de temperatura porque provavelmente estarão fora dos parametros de temperatura pressão de operação para operar com outro tipo de fluído refrigerante que tem pressões de trabalho diferentes .Ficaria muito caro com um custo alto pra um benefício legal

    Além do que logo logo a médio prazo acredito eu que todos os modelos de todos os fabricantes saindo de fábrica standart operando com o fluído refrigerante R32 .

    Fiquei sabendo não sei se é verdade que algumas pessoas simplesmente substituiram sem adequação nenhuma o R22 pelo R 410A. afirmando e garantindo que operam quase do mesmo jeito(Eu duvido ou tenho algumas restrições ,principalmente pelo custo e risco de não dar certo ) .;Eu nunca fiz nem por experiencia .Já outros trocaram o capilar e o óleo .e afirmam que estão operando muito bem ..Outros substituiram o compressor capilar e óleo lubrificante .Eu também fico imaginando como operaria bem nessa situação se a pressão de trabalho de um 410 A é praticamente o dobro da do R22.Os sensores com certez terão leitura erradas e fatalmente vão dar algum tipo de problema na operação .

    Acho que o risco é muito grande de não dar certo tanto na parte de operação como no custo final.É mais racional e de bom senso trocar de aparelho comprar um novo .Se quiser aproveitar a tubulação frigorígena(tubos de cobre) orginal que estiverem passando no ponto de instalação basta fazer uma limpeza interna pressurizando nitrogenio gás de limpeza ou o próprio gás R410A .O custo disso também é alto .

    Algumas empresas fazem retrofit em equipamentos de condicionamento muito maiores de grande capacidade sejam de água gelada ou sistemas dutados para utilizar a infra estrutura montada pra baratear essa transição .

    Em Primeiro lugar esses sistemas utilizam filtros secadores nas linhas principalmente de alta ou descarga flangeados (alguns soldados) compatíveis com as pressão e temperaturas do fluído utilizado na operação e o elemento de expansão desses grandes equipamentos geralmente são válvulas de expánsão termostáticas ou similares .E as bitolas da tubulação das linhas e serpentinas são praticamente compatíveis.às pressões de trabalho do fluído refrigerante que já te digo não é o 410A que são blends .

    Minha opinião por causa da idade e experiencia que não vale a pena fazer esse tipo de "RETROFIT" Talvez a título de experiencia por conta e risco da pessoa até acho que é viável .Mas para cliente acredito que seja muito arriscado com uma responsabilidade muito grande trabalhoso com retrabalhos(retornos) desnecessários estressantes com prejuizo tanto financeiro e de imagem ,a reputação da gente pode sair no mínimo respingada de josta nessa bagaça.

    JÁ IA ME ESQUECENDO ,EXISTE NO MERCADO PARA UM RETROFIT DE SUBSTITUÇÃO DO R22 PARA UM FLUÍDO REFRIGERANTE BLEND (MISTURA) SEM PRECISAR SUBSTITUIR COMPRESSOR ÓLEO CAPILAR OU NENHUM OUTRO OU QUALQUER COMPONENTE NA VERDADE SÓ FAZENDO A SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO MESMO..Claro que tomando uma série de cuidados e procedimentos ,falo sobre mini split de parede residenciais e comerciais médios.

    https://www.youtube.com/watch?v=s6WVY22pmnk

    https://www.youtube.com/watch?v=SFwcmfTvW3w

    https://www.youtube.com/watch?v=y53UCSpwHvg (dizrem a más linguas que o rendimento nesse tipo de retrofit é muito ruim)

    https://www.youtube.com/watch?v=GQbHZQNpXaM (Esse link eu recomendo )

    Existem trocentos links a esse respeito dá uma pesquisada .

    Não deixe de dar o retorno .


    Essa é minha opinião .Abraço .
    Last edited by jairo bertoni; 20/01/23, 13:48.

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