Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retrofit R410a por R32.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Retrofit R410a por R32.

    Essa substituição pode ser feita?
    alguns compressores tem uma etiqueta que diz R410A/R32.
    Significa que são compatíveis e que não há problemas de trocar?
    O que pode acontecer?

  • #2
    Postado originalmente por Hari Seldon Ver Post
    Essa substituição pode ser feita?
    alguns compressores tem uma etiqueta que diz R410A/R32.
    Significa que são compatíveis e que não há problemas de trocar?
    O que pode acontecer?
    Se na etiqueta de dados técnicos do compressor está afirmando e confirmando que ele é compatível com certeza é possível essa operação com esse fluído R 32 ou o blend 410A .Por que na verdade e acho que vc sabe que o R32 é um dos fluídos que compoe a mistura no blend 410 A O outro seria o R125.. Não sei qual seria a porcentagem de cada um nessa mistura num cilindro por exemplo, mas nese mesmo cilindro ou nos dados do fluído na site do fabricante com certeza isso é esclarecido.

    Além do mais acredito eu que naturalmente os componentes dos condicionadores que controlam as pressões e temperaturas de trabalho e de expansão quando operando com o blend 410A são diferentes das caracterísiticas termodinamicas do fluído R32 e com certeza isso afetaria o rendimento o quanto não sei ...

    Também não saberia dizer sobre essas perdas de rendimento ou variações na pressão de trabalho entre um e outro no caso do retrofit e se essas perdas seriam significativas .SE na etiqueta do compressor vem com essa aplicação é por que esse compressor pode operar com os dois fluídos mas os controels de pressão e expansão e temperaturas de dissipação de calor seriam diferentes entre si nos projetos que utilizariam esse fluído R 32.

    .No google ou sites doa fabricantea de compressores vc acha todas as especificações de qualquer modelo e aplicação de compressores do mercado .Já fiz muita consulta sobre compressores e sua similaridade .

    A daikin esclarece e afirma que por enquanto substituir apenas o refrigerante de um condicionador, seja R22 ou R410A, pelo R32 não é possível. No entanto, o R32 pode vir a ser um substituto viável para o R410A. Existem algumas diferenças tais como a classe de inflamabilidade o custo,pressões e temperaturas nominais de trabalho que ainda impedem o retrofit total. Mas a tendência é que isso mude com o tempo.O que sei é isso.

    Como aqui no brasil a introdução desse fluído ainda é recente realmente não saberia te dizer com certeza como seria essa transição ,mas no japão esse fluído está operando com a daikin a quase 20 anos .Faltou curiosidade pra mim procurar saber,portanto seu questionamento é muito legal e interessante o que desde já agradeço.Desde agora vou procurar me informar melhor sobre assunto . Abraço

    Obs:Acabei de conversar com o pessoal da daikin.De acordo a afirmativa deles por enquanto não é possível e não recomendam retrofitar com o R32 aparelhos que operam com R 410A .Eles argumentam que apesar do R 32 fazer parte do blend 410 A as pressões e temperatura de trabalho são diferentes e o rendimeno fica afetado e é significativo.

    Eles me afirmaram que fizeram testes a esse respeito .Com certeza os dados e resultados deses testes não foram bons pra esse retrofit acontecer .E foi deles a inicativa de fabricar e lançar no mercado o R 32.Eles são os pais da criança.Abraço
    Last edited by jairo bertoni; 30/09/21, 06:56.

    Comment


    • #3


      Gostaria de saber se um split originalmente R410a eu poderia fazer o retrofit e colocar o R32?
      Se sim eu tenho que fazer a limpeza da tubulação com r141b?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por wellynghton martins Ver Post

        Gostaria de saber se um split originalmente R410a eu poderia fazer o retrofit e colocar o R32?
        Se sim eu tenho que fazer a limpeza da tubulação com r141b?
        Acho que não seria aconselhável por questões de temperaturas e pressões de trabalho serem diferentes e os sensores fizerem leituras erradas e o elemento expansão pode ter problemas nessa expansão principalmente o eletrônico.

        Mas pode ser que alguém tenha tentado isso com sucesso .Eu sinceramente desconheço pode ser também que no futuro talvez liberem esse retrofit como fizeram com outros fluidos refrigerantes principalmente os blends no caso o R32 faz parte da mistura do R 410A.Vou pesquisar depois posto aqui.Abraço

        Comment

        Working...
        X