Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Liberar fluido refrigerante da forma correta

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Liberar fluido refrigerante da forma correta

    Boa noite, estou fazendo um curso de instalacao e manutencao split e o professor falou q a maneira correta de liberar o fluído seria: com o ar desligado abrir a valvula de sucção, ou seja o tubo grosso, e após ligar o ar condicionado esperar o ventilador e compressoar acionar e só então abrir a valvula de descarga, ou seja o tubo fino. A pergunta é: esse procedimento é correto? Pois pesquisei na internet exaustivamente e conversei com instaladores mais experientes e ninguém faz dessa forma e sim com a ar desligado abrindo primeiro a valvula de descarga e depois a de sucção e só após ligar o ar.

  • #2
    Postado originalmente por Juliano_alves Ver Post
    Boa noite, estou fazendo um curso de instalacao e manutencao split e o professor falou q a maneira correta de liberar o fluído seria: com o ar desligado abrir a valvula de sucção, ou seja o tubo grosso, e após ligar o ar condicionado esperar o ventilador e compressoar acionar e só então abrir a valvula de descarga, ou seja o tubo fino. A pergunta é: esse procedimento é correto? Pois pesquisei na internet exaustivamente e conversei com instaladores mais experientes e ninguém faz dessa forma e sim com a ar desligado abrindo primeiro a valvula de descarga e depois a de sucção e só após ligar o ar.
    Olha em sistemas menores em mini split´s de parede até os piso teto de 60000 btus eu libero primeiro o fluído pela baixa, depois abro o registro da alta pra depois partir o sistema ..Nunca fiz dessa maneira e em cursos que fiz nos fabricantes nunca me falaram sobre esse procedimento que vc relatou.

    No caso do ensinamento do seu professor a princípio esse procedimento na teoria o compressor partiria sem peso .Mas nos sistemas inverter principalmente os que tem como elemento de expansão válvulas eletrônicas esse partida com peso é bastante minimizada pois depois do on o sistema entra em fase de monitoramento a válvula procura a posição geralmente intermediária de abertura pra depois de um tempo entre 1 a 2 minutos o sistema partir e o primeiro start do conjunto compressor moto ventilador parte com 10% da potencia nominal e e nesse intervalo vai modulando e acelerando a rpm do compressor até atingir 100% da potencia nominal .pra depois adequar a operação de acordo aos modos e setagens de temperatura feito pelo controle remoto .Essa fase chamamos de monitoramento e equalização .Geralmente ela dura entre 2 a 3 minutos .Depois o própria lógica adequa a performance e operação de acordo às configurações utilizadas no controle remoto pelo consumidor.

    Nos condicionadores convencionais fixos on/off essa operação é bem mais simples.

    Sobre procedimentos de liberação de fluído refrigerante no sistema eu faço o que te disse a bastante tempo sem problema nenhum.Não estou te dizendo que o que professor te falou está errado. Pela lógica quando recolhemos o fluído pra alguma manutenção o procedimento é fechar a registro ou válvula da linha de líquido( alta ) e esperar o manômetro entrar em vácuo pela válvula de serviço na sucção9baixa) pra fechar a mesma.

    Acho mais seguro da forma que eu faço. No modo que seu professor disse ser o correto em sistemas que tenham pressostatos de alta e baixa pode ocorrer teoricamente e na racionalidade uma interrupção da operação principalmente pelo pressostato de alta. Essa é minha opinião.Preste atenção no que te ensina esse mestre. Se vc discordar de alguma coisa dá um alô aqui. Vamos discutindo trocando ideias e experiências aprendendo juntos e misturados .Vou procurar saber desse procedimento .Depois te dou um retorno Abração .

    Comment

    Working...
    X