Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar não gela muito: Recarga de gás R410 feita de acordo com a pressão e não com o peso

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ar não gela muito: Recarga de gás R410 feita de acordo com a pressão e não com o peso

    Pessoal,

    Tenho um split inverter samsung de 9000btu. A tubulação tem 13m, sendo que o manual diz que ele vem com gás suficiente para 7.5m. O técnico fez a instalação e não se atentou a esse detalhe. Para ele, o importante era que a pressão ficasse estável em 130psi, e ficou usando o gás da condensadora.

    Bem, acho que o ar não gela direito. Na verdade , ele resfria, e não gela.

    Chamei o técnico novamente, e disse que o manual indica que teria que adicionar mais gás (15g para cada 1 metro extra). Ele então veio, tirou o gás e fez o vácuo, mas no lugar de colocar o gás na balança e inserir a quantidade certa, ele virou o botijão de cabeça para baixo, e ficou liberando gás de pouco e pouco e verificando a pressão no manifols (com o ar ligado em 16graus). Ele ficou fazendo isso até novamente estabilizar nos 130 psi (com um pico de 145 quando o compressor estava no máximo). Ele disse que regula assim, porque na verdade, o importante é a pressão do gás na tubulação, e ela deve ficar entre 100 e 150psi, estabilizando em 130 para ter melhor performance. Isso significa que ele injetou a mesma quantidade de gás de antes, ou pode ter entrado mais???

    Pois bem, paguei a nova carga (R$100), mas noto que ficou exatamente igual que antes (não consigo dormir direito pelo calor. Só sinto frio se o ar estiver soprando em mim e olhe lá )

    Essa instalação está certa? Posso confiar? Se tiver menos gás, o ar vai gelar menos, ou não é para tanto, e o split gela pouco mesmo comparado com o de parede ? (Esse é meu primeiro split)

    Obrigado!

  • #2
    qual a area desse ambiente? foi levado em consideração a carga térmica correta? os fatores de insolação e troca de calor? .se o dimensionamento não estiver correto fica difícil até de dizer se tem alguma coisa errada ou não.

    Comment


    • #3
      Esqueci de mencionar. O quarto possui 10m quadrados. Quarto totalmente nascente. Temperatura externa durante a noite é de 25-26 graus. Só fica gelado onde o ar sopra. Nos outros cantos do quarto, fica muito abaixo do esperado (digamos que seto em 20 graus mas o quarto fica em 24-23 por horas). O compressor da unidade externa reduz a velocidade e fica praticamente parado, mesmo o quarto não estando totalmente frio.

      Quando acordo, sinto o quarto gelado, mas concluo que demorou horas para gelar, pois as primeiras 1h e meia continua com o quarto fresco/levemente frio
      Last edited by Nexusbrz; 03/08/15, 12:06.

      Comment


      • #4
        ele tem que fazer a recarga e o acrescimoplo peso com balança..sobre essa distancia se ele instalou e isolou a tubulação de cobre das linhas independentes como devem ser.beleza .13 metros lineares de distancia entre as unidades é muita coisa pra um samsung de 9k mesmo sem desnível seja positivo ou negativo.nessa distancia mesmo com acrescimo o rendimento não ficaria lá essas coisas(na minha opinião e ainda analisando e palpitando longe do seu ambiente)..uma dúvida,tem alguma parede ou janela,oeste,norte ou noroeste nesse ambiente? esseambiente fica entre andares ou lage/forro telhado ?

        Comment


        • #5
          a instalação já estava pronta, a construtora entregou todos os APs já preparados para split. os fios de cobre ficam isolados sim. a tubulação era maior (para split de 12000-18000btu), mas o técnico fez a redução certinho para encaixar no equipamento, que é de 9000 e tem bitola menor. não existem vazamentos. A distância em linha reta é de 10,5metros, e vai pelo teto, por cima do gesso. Depois, tem mais 2,5m de tubulação descendo até o local em que o compressor fica (em um espaçõ na área de serviço), totalizando 13m. o ap fica no 3º andar, e o prédio tem 31 andares. tem uma janela, mas é virada para o nordeste (nascente), então não pega sol diretamente desde as 13h.


          A instalação do técnico foi muito boa, só fiquei em duvida quanto a essa recarga sem pesar na balança digital, medindo apenas pela pressão do manifold. como a temperatura ficou praticamente a mesma, fico sem saber se acabou recarregando mais uma vez com menos gás, e isso ocasiona o pouco frio, ou se o ar condicionado está com algum defeito (o técnico da samsung pediu para completar o gás e testar, como não tinha sido feito, antes de fazer a vistoria).

          Outra coisa, é possível prender o gás de volta dentro da condensadora, ou precisa sempre jogar fora e fazer a nova recarga? e é possível apenas completar o gás r410, ou tem que retirar, fazer vácuo, e colocar tudo de novo?
          nessas recarga, o técnico disse que, por ser inverter, não poderia dar apenas a carga extra dos cerca de 80g, então jogou todo o gás fora, para depois fazer o vácuo, e colocar tudo de volta à partir do botijão. era realmente necessário, ou nesse caso, como não há vazamento, pode facilmente ligar o manifold e completar o gás (sem fazer vácuo)?


          obrigado!!

          Comment


          • #6
            vc deveria instalar um condicionador de 12 k compatíveis com os tubos existentes ..reduzir bitolas de tubulação de cobre pra adequar capacidades vai contra os manuais de instalação dos fabricantes principalmente com essa distancia entre as unidades que provavelmente é maior ou mais longa do que pede o fabricante e com um desnível positivo que no seu caso me parece ser menos pior .isso em mini split´de parede.

            não perguntei sobre os fios elétricos mas sobre a tubulação de cobre da interligação frigorígena ,tubos de liquido mais fino,tubo de gás ou retorno mais grosso perguntei se esses tubos foram isolados separadamente ou se foram passados juntos com a mesma isolação(maneira errada).de vc falou fios em lugar de tubos me perdoe.mas mesmo assim meu questionamento ainda continua válido.

            essa sua instalação não está de acordo aos manuais de instalação dos fabricantes.talvez algum colega que tenha mais experiencia ou que tenha instalado dessa maneira ou encontrado esse tipo de instalação possa te ajudar.abraço boa sorte jairo.

            Comment

            Working...
            X