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Explosão de ar condicionado

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  • Explosão de ar condicionado

    Em um curso de ar c. presenciei uma "explosão" do compressor do ar c. (não explodiu a carcaça) mas através dos terminais C, R, S, vazou óleo e gás
    foi a maior correria. O professor disse que por procedimentos inadequados há possibilidade de explodir o compressor e a evaporadora colocando em risco
    a vida dos instaladores.
    Aos instaladores experientes poderiam nos informar as causas que poderia ocorrer este fato...

    desde já agradeço

  • #2
    Postado originalmente por robson costa Ver Post
    Em um curso de ar c. presenciei uma "explosão" do compressor do ar c. (não explodiu a carcaça) mas através dos terminais C, R, S, vazou óleo e gás
    foi a maior correria. O professor disse que por procedimentos inadequados há possibilidade de explodir o compressor e a evaporadora colocando em risco
    a vida dos instaladores.
    Aos instaladores experientes poderiam nos informar as causas que poderia ocorrer este fato...

    desde já agradeço
    colega ja passei por isso aos 4 anos atras fui fazer uma manutençao em um ar de 18k em uma academia liguei o ar funcionou 5 minutos começou a gelar e desligou o disjuntor fiz um serviço de preguiçoso ao invez de medir a amperagem e como tinha na bolsa um disjuntor mais forte resolvi substituir o disjuntor quando liguei funcionou uns 5 minuto e deu uma explosao foi a maior correria na academia e o oleo do compressor com a pressao do gas sujou toda a parede com certeza o motor estava em curto nas espiras ou com excesso de gas ou com causo hidraulico uma liçao para nunca mais mexer em disjuntor antes de testar direito o equipamento e subistituir por outro do mesmo valor

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    • #3
      kkkk já aconteceu comigo não é usual mas é natural ..na verdade é uma conjunção de fatores tipo curto circuito interno e a pressão interna com uma pressão alta a tendencia é isso sair pelo lado mais fraco que são os terminais a mais oleo que faz todo o estardalhaço é gás fumaça e estrondo rsrsrs

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      • #4
        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
        kkkk já aconteceu comigo não é usual mas é natural ..na verdade é uma conjunção de fatores tipo curto circuito interno e a pressão interna com uma pressão alta a tendencia é isso sair pelo lado mais fraco que são os terminais a mais oleo que faz todo o estardalhaço é gás fumaça e estrondo rsrsrs
        jairo ja imaginou se estivesse carregado com gas r600a que e extremamente inflamavel ainda bem que nao usa em ar condicionado

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        • #5
          Postado originalmente por oziro Ver Post
          jairo ja imaginou se estivesse carregado com gas r600a que e extremamente inflamavel ainda bem que nao usa em ar condicionado
          mais cedo ou mais tarde o R32 vai ser homologado no brasil.ele é altamente inflamável com código de segurança A2 .tem que ter procedimento pra quem não gosta de nada mastigado e gosta de estudar essa apostila da bitzer sobre os gases é muito boa e de fácil entendimento aconselho quem quer ficar por dentro ler com atenção

          http://www2.dupont.com/Refrigerants/...%20Editado.pdf

          e sobre o R32 que faz parte do blend R 410 A juntamente com o R 125 esse gás R 32 foi homologado pela daikin já está operando no japão a mais de 10 anos

          R-32 como substituto para o R-22

          Conforme descrito anteriormente, o R-32 pertence ao grupo dos refrigerantes HFC, porém, atualmente,
          é utilizado, principalmente, apenas como componente de blends refrigerantes. Uma essencial barreira
          para sua aplicação como substância pura, no momento, é sua classificação de inflamabilidade no grupo
          de segurança A2. Isso requer limitações adequadas de carga e/ou medidas adicionais de segurança,
          especialmente, sobre instalações realizadas em ambientes e plantas fechadas. Além disso, sistemas que
          trabalham com esse fluido puro apresentam altíssimos níveis de pressão e temperatura de descarga do
          gás na saída do compressor. (índice de compressão maior do que o R-22 e R410a).
          Por outro lado, ele possui propriedades termodinâmicas favoráveis , como por exemplo, alta entalpia de
          vaporização e capacidade volumétrica de refrigeração, baixa densidade de vapor (baixa queda de
          pressão nas tubulações), baixo fluxo de massa e alimentação favorável no compressor, além de
          apresentar um baixo potencial de aquecimento global (GWP100=675).
          Analisando estas propriedades favoráveis e levando-se em conta a preocupação adicional com a
          redução das emissões, o R-32 será gradativamente utilizado como refrigerante em sistemas produzidos
          em fábrica (unidade A/C e bombas de calor) com baixas cargas de refrigerante. A respeito dos requisitos
          de segurança, as regulamentações (por exemplo a EN-378) para fluidos refrigerantes A2 ainda são
          válidos, embora já provado em
          testes de inflamabilidade que a
          energia de ignição necessária é
          muito alta e a velocidade da chama é
          baixa. Baseado nessas propriedades,
          o R-32 (como o HFO 1234yf e
          1234ze) tem sido classificada no
          novo grupo de segunça A2L, de
          acordo com o ISO-817.
          Até quando ele será classificado no
          grupo A2, ninguém sabe, porém,
          vários testes são realizados até os
          dias atuais.

          acho legal se o pessoal interessado dar uma zapeada bem atenta .nessa apostila sem muita teoria tem todo tipo de gás refrigerantes,os que eram usados e os que são seus substitutos e a utilização e manutenção corretiva (retrofit) de sistemas antigos em grandes plantas para a utilização em operação desses gases alternativos e suas compatibilidades,prós e contras. abraço jairo

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          • #6
            muito boa essa apostila ja guardei em meus arquivos

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