Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sensor temperatura com defeito de fabrica???

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Sensor temperatura com defeito de fabrica???

    Boa noite pessoal, sou novo aqui no forum, e estou iniciando com instalação de split, seguinte, instalei um split de 9.000 btus da marca KELON quente e frio. Esse ar é vendido no Uruguai e vem com fios, tubos cobre, polipex, manga de dreno e fita térmica.
    Instalei ele, tudo certo, pressao do ar correta, de trabalhao ok, na hora de ligar, ele liga a turbina do evaporador, liga o compressor no modo resfriamento normal, mas nao resfria, e quando troco para o modo aquecimento ela desliga a turbina do evaporador, recolhe a aleta horizontal e o compressor continua ligado normal.Ou seja, no modo aquecimento ele desliga a turbina, o compressor aciona tranquilamente nos dois modos, mas nao esquenta nem resfria.
    Pode ser problema no sensor de temperatura? Placa talvez? Controle pelo que vi esta ok, manda todos os sinais tranquilo.
    Preciso de uma ajuda de voces.! abraço!

  • #2
    se a pressao esta normal ele tinha que gelar ou esquentar quando voce vira no modo aquecimento normalmente ele faz esse processo e estranho estar tudo certo verifique a interligaçao cabo invertido confira se as valvulas chiraider estao abertas verifique se o compressor esta realmente ligado pode estar ligando so o ventilador do condesador confira se tem gas se fosse placa ou sensor voce teria algum codigo de falha ou led piscando

    Comment


    • #3
      Bom dia, sim as válvulas abertas, ligação dos fios não conferi ainda, fiz a ligação dos fios cuidadosamente, esse ar tem 5 fios inclusive terra para ligação. O compressor esta funcionando ok, eu percebo o barulho dele tranquilo, oque percebo também que no cano de baixa pressão (gás) que não gela no modo resfriamento, nem aquece no modo aquecimento, aferi com multímetro o sensor ontem, estava oscilando em 17k, 18k, o normal não seria entre 12k e 15k?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Guilherme Mousquer Ver Post
        Bom dia, sim as válvulas abertas, ligação dos fios não conferi ainda, fiz a ligação dos fios cuidadosamente, esse ar tem 5 fios inclusive terra para ligação. O compressor esta funcionando ok, eu percebo o barulho dele tranquilo, oque percebo também que no cano de baixa pressão (gás) que não gela no modo resfriamento, nem aquece no modo aquecimento, aferi com multímetro o sensor ontem, estava oscilando em 17k, 18k, o normal não seria entre 12k e 15k?
        depende da temperatura externa...isso varia ..mas acho que eles estão bons..e o gás refrigerante vc verificou a carga se ela tá completa vc mediu a amperagem?

        Comment


        • #5
          Sim, R22 está operando em 60 psi, fiz teste de vazamento também não acusou nada, o problema maior, oque me intriga, é que não ta resfriando também, e quando coloco para aquecimento a turbina evaporador para, a aleta se fecha parcialmente, e o compressor continua tocando. Hoje a tardinha irei conferir ligação fios e canos e válvulas se estão totalmente abertas; Outra questão se tivesse ficado algum cano esgoelado no torcer, pelo menos ia gelar ou aquecer um pouco e a turbina não iria desligar-se por conta no modo aquecimento né?

          Comment


          • #6
            No modo aquecer os split tem um sistema de proteção contra vento frio, ou seja >>> Ele evita de ventilar antes que o gás esteja em temperatura adequada, isso serve para que o usuário não sinta uma flecha de ar frio antes de iniciar a ventilação no modo quente.
            É totalmente normal ele também inverter a posição das aletas, alguns modelos como Komeco e Electrolux Invertem a posição das aletas sendo que no modo refrigerar elas jogam o ar frio pra cima este vem caindo pois é mais pesado que o ar quente, e no modo aquecer ele joga para baixo para que o calor chegue mais depressa ao usuário.
            Aguarde alguns minutos, quando o sensor de degelo identificar uma temperatura razoável na serpentina o ventilador da evaporadora irá funcionar normalmente este tempo depende da condições e temperatura externa, quanto mais frio mais ira demorar.
            ok

            Comment


            • #7
              Boa noticia..vo aguardar um pouco mais..até uns 5 minutos eu esperei no modo de aquecimento, mas nao começou a girar a turbina.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Guilherme Mousquer Ver Post
                Boa noticia..vo aguardar um pouco mais..até uns 5 minutos eu esperei no modo de aquecimento, mas nao começou a girar a turbina.
                pode acontecer que a válvula solenoide do ciclo reverso esteja com problemas..me parece que pelas características não é ela ,mas não custa dar uma verificada.

                Comment


                • #9
                  Problema solucionado pessoal! Falta de gás!!Nem eu acredito nisso..eu tinha medido com o manifold no final da instalação, estranhei a demora para o ponteiro alcançar 60 psi, assim como coloquei e liberei uma pressão de 30 psi para fazer um teste de vazamento o mesmo demorou para subir o ponteiro, não me dei conta que essa lentidão para medir a pressão podia ser a falta de gás. Obrigado pelas informações pessoal!

                  Comment


                  • #10
                    guilherme valeu seu retorno e com umildade que aprendemos quando eu faço uma instalaçao apos ligar o ar cond deixo o manifold conectado ate sair agua pelo dreno ai tenho tempo de fazer algumas avaliaçoes

                    Comment

                    Working...
                    X