Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vazamento de água no forro

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Vazamento de água no forro

    Boa tarde,

    Sou usuário novo do fórum, apesar de frequentá-lo bem antes. Inclusive devo agradecimento a muitos aqui que, mesmo sem saber, me ajudaram na escolha de meu aparelho.

    Pois bem, acabei optando por um Cônsul bem-estar de 12.000 btus. Sei que não é das melhores marcas, mas o preço foi o principal atrativo. Entretanto, a dúvida que hoje tento esclarecer não é quanto ao aparelho em si, mas refere-se à instalação.

    Este aparelho foi colocado na sala de meu apartamento. A máquina ficou do lado de fora, na sacada. Entretanto, para que eu pudesse localizar o aparelho em cima da porta da sacada, e para que não tivesse que recorrer ao sistema de canaletas aparente, optei por fazer a instalação dos dutos por dentro do forro de madeira. Assim, como o forro é mais baixo na sacada, a altura da unidade interna foi suficiente para que os dutos (canos de refrigeração, não sei o termo técnico rs) e o dreno pudessem passar por dentro do forro e fossem ligados à unidade externa que ficou numa parede perpendicular, a cerca de 1,5m.

    Feita a instalação o ar funcionou perfeitamente. Contudo, o técnico não esperou um momento sequer pois já tinha outro cliente no telefone. Entretanto, após algum tempo, começou a pingar água do forro, que descia entre os vãos do madeiramento.

    Ficou um bom tempo assim. Eu ligava o ar e depois de um tempo de funcionamento começava a pingar. Depois de desligado, continuava a cair água, pois provavelmente o vão entre as tábuas não dava vazão suficiente pra drenar a água acumulada.

    Tentei fazer o técnico voltar a minha casa várias vezes, mas infelizmente, no interior temos o velho problema da lei da oferta e da procura. A escassez de profissionais faz com que muitas vezes nos sujeitemos a serviços de baixa qualidade, e por outras, a um "pós-serviço" péssimo.

    Assim, fiquei um bom tempo com o aparelho nesta situação. Ligava, depois de um tempo começava a gotejar pelo madeiramento. Mas como o calor aqui no interior tava insuportável, tinha dias que não aguentava e acabava ligando mesmo assim. Quero salientar duas coisas: nunca voltou água pela unidade interna e a mangueira do dreno joga bastante água também. Portanto sabia que a mangueira do dreno estava conectada.

    Comecei a pensar no que poderia estar acontecendo. Até pesquisei aqui no fórum mas não achei ninguém com um problema semelhante. Como o técnico só me dava balão, comecei a pensar em algumas alternativas sobre o motivo do problema:
    a) poderia ser que a mangueira do dreno ou os canos de gás estivessem suando dentro do forro?
    b) será que a mangueira do dreno não estava bem conectada e um pouco da água estaria vazando por fora dela? Mas neste caso, não deveria voltar água pela unidade interna? Ou realmente tudo cairia dentro do forro?

    Bem meus amigos, pra tornar a coisa um pouco mais intrigante, faz mais de um mês em que ligo o ar condicionado e o problema simplesmente SUMIU. Não vejo mais uma gota sequer de água no forro, nem durante o funcionamento do ar, nem depois. Não sei o que aconteceu pois ninguém mexeu no ar e eu continuo utilizando da mesma forma (temperatura, velocidade do ventilador, etc.). Mas acredito que não se arrumou sozinho rsrs.

    O pessoal experiente da matéria aqui tem alguma teoria do que pode ter acontecido neste período de dois meses em que tive esse vazamento de água no forro? Será que o problema sumiu de vez?

    Desde já,
    grato pela atenção.

  • #2
    Explica melhor, com está a instalação? A evaporadora está instalada e as tubulações estão subindo até o forro? Esta mangueira do dreno está indo para onde? Porque a água escorre por gravidade nos modelos split e se esta mangueira ou a própria UI estiverem desniveladas, vai retornar água. Mas se não for o caso e somente as tubulações frigorígenas estiverem passando pelo forro, provavelmente o instalador não isolou corretamente as mesmas e elas estão suando. Seria necessário abrir o forro e verificar se é este o caso e se positivo, refazer a isolação com poliplex e fita pvc. O problema de escolher errado o profissional é este mesmo. "Dindin no bolsin, pé no camin..."

    Comment


    • #3
      Boa noite. Vou tentar te ajudar.

      Resposta A: Sim, pode ser precipitação de agua (suando) por falta de isolamento nos tubos e alta umidade no ar externo. Se for o caso isto explica o problema ter sumido, pois esta epoca do ano o ar é mais seco não "sua" tanto.

      Resposta B: Pode ser dreno tambem, quando a maquina é instalada desta forma em apartamentos, geralmente o dreno fica com um desnivel menor que 5% devido a altura do forro. A mangueira ou tubo trabalha inundado e se a conexão não for bem feita vaza agua.
      Se a maquina esta mais alta que o forro (mesmo que bem pouco) a agua não volta para unidade interna e sairia no meio do forro mesmo.

      Espero ter ajudado, abraços.

      Comment


      • #4
        verifique se a aguá não está voltando, caso esteja providencie um sifão

        faça isolamento térmico

        Comment

        Working...
        X