Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pressão do inverter Samsung 12000 btus

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pressão do inverter Samsung 12000 btus

    Olá pessoal. Minha primeira vez no fórum e minha primeira duvida.
    Instalei hj um inverter Samsung de 12000 btus. A princípio tudo normal como qualquer outra instalação, não fosse o tamanho da linha, cerca de 11 metros. Segundo manual da Samsung, existe gás até 7,5 metros.
    Fiz a complementação de gás R 410 até chegar em uma pressão de aproximadamente "20" segundo manifold para gás r410 ou cerca de 200 PSI.
    Mas para minha surpresa o mesmo não resfria o suficiente.
    Sou humilde em perguntar onde errei?
    Qual a pressão ideal que tenho que deixar? Colocar ou retirar gás?
    Existe algo mais para fazer?
    Desde já obrigado a todos!!
    4
    Colocar gás
    0.00%
    0
    Remover gás
    0.00%
    0
    Retirar todo gás
    25.00%
    1
    Efetuar carga nova completa
    75.00%
    3

  • #2
    Postado originalmente por Cristian Schweitzer Ver Post
    Olá pessoal. Minha primeira vez no fórum e minha primeira duvida.
    Instalei hj um inverter Samsung de 12000 btus. A princípio tudo normal como qualquer outra instalação, não fosse o tamanho da linha, cerca de 11 metros. Segundo manual da Samsung, existe gás até 7,5 metros.
    Fiz a complementação de gás R 410 até chegar em uma pressão de aproximadamente "20" segundo manifold para gás r410 ou cerca de 200 PSI.
    Mas para minha surpresa o mesmo não resfria o suficiente.
    Sou humilde em perguntar onde errei?
    Qual a pressão ideal que tenho que deixar? Colocar ou retirar gás?
    Existe algo mais para fazer?
    Desde já obrigado a todos!!
    Cristian,

    Para ajustar a carga de gás você jamais deve se basear em pressão.
    Segundo o próprio manual do fabricante após x metros você deve acrescentar x gramas de gás para isto o uso de uma balança eletrônica é primordial.

    Abraço

    Erik

    Comment


    • #3
      O que fazer agora?

      Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
      Cristian,

      Para ajustar a carga de gás você jamais deve se basear em pressão.
      Segundo o próprio manual do fabricante após x metros você deve acrescentar x gramas de gás para isto o uso de uma balança eletrônica é primordial.

      Abraço

      Erik

      Bom dia Erik!!

      Obrigado pela resposta!!
      Mas diante da situação agora, qual a melhor maneira de resolver o problema?
      Retiro todo o gás da unidade colocando o mesmo fora e realizo uma nova carga do zero com base nas especificações da unidade + "X" metros de tubulação adicional?
      Não existe uma maneira de fazer esta leitura através do manifold sem a necessidade de colocar todo o gás fora?

      Obrigado mais uma vez!!

      Abraços

      Comment


      • #4
        Erik, boa tarde.

        Acredito que oque o cristian disse se refere a qualquer equipamento ou fluído. a carga ou recarga deve sempre ser feita através da balança.

        No seu caso acontece o seguinte:

        O fluído R410A é um blend, ou seja uma mistura. Nessa mistura, se encontram gases que evaporam em diferentes temperaturas e pressões.
        No caso de vazamentos de fluído, devido a problemas no equipamento ou má instalação, o fluído deve ser descartado para, após o reparo do vazamento ser novamente recarregado, pois não é possivel verificar ou identificar qual desses gases da mistura vazou. Entendeu?
        No seu caso, o complemento deve ser feito normalmente. Verifique no manual do produto qual a recomendação para complemento de gás por metro de tubulação excedente.
        Não se esqueça de utilizar a garrafa de gás invertida, ou seja, fazer a carga com o gás na forma líquida, só assim há garantia de que a mistura que esta entrado no equipamento está correta.

        Comment


        • #5
          Dúvida sobre pressão gás R410A

          Prezados,
          Gostaria de tirar algumas dúvidas. Eu tenho um ar condicionado de 12000 BTU´s Inverter somente Frio da Consul.
          O técnico foi ao meu apartamento e constatou que houve vazamento de gás. Informou que vai ter que fazer uma carga de R410a e apertar os Flanges.
          1º dúvida: Antes de ele fazer a carga de gás, ele tem que primeiro apertar os flanges e fazer o teste de vácuo com nitrogênio para verificar se tem mais algum vazamento?
          2º dúvida: Eu li na internet que “ R-410A trabalha com a pressão 1,6 vezes à pressão do R-22”. E que a pressão de gás para o R22 fica na faixa de 60 -70 psi.
          Logo multiplicando 1,6 vezes neste intervalo de pressão do R22, a pressão do R-410a ficaria entre 96 – 112 psi. No entanto, eu já li nos fóruns o pessoal sugerindo entre 90 e 130 psi. Afinal qual a pressão ideal?
          3º dúvida: Esta dúvida está ligada com a 2º. Eu li também na internet que “porém para quem não tem um manifold para R-410A, explico que este gás trabalha com a pressão 1,6 vezes à pressão do R-22”.
          Mas eu já li que o manifold do R-22 NÃO funciona no R410a e que o R410a tem um manifold próprio. Está correta esta afirmação?
          E também li que “Com o manifold de 410a a pressão ideal de trabalho é de 150 psi”
          Aí essa afirmação me deixou mais confuso, pois se o gás R410a tem o manifold próprio. Afinal a pressão não deveria então ser 150 psi? Pq então o pessoal no fórum sugere entre 90 – 130 psi?
          Tem como fazer a carga de gás do R410a com outro manifold que não seja próprio do R410a?

          Comment


          • #6
            Respostas as perguntas.

            1º primeiramente o técnico deve pressurizar a linha com nitrogênio e localizar o local do vazamento (flanges, soldas ou na própria tubulação), depois deve efetuar o reparo. Pressurizar novamente para garantir que não há mais vazamento. Realizar o vácuo e nova carga de fluído.
            2º Realmente a pressão do R410A pode ser até 1,6 vezes maior que do R22. Porém os equipamentos vêem com compressor inverter, que aumentam e diminuem sua rotação, ou seja, não é possivel cravar a pressão de trabalho, pois varia muito.
            3º O manifold de R22 não serve para R410A, exatamente por causa da pressão, mas o de R410A serve para R22.

            Não é possivel realizar a carga sem esse manifold prórprio.

            Espero ter ajudado.

            Comment


            • #7
              Mesmo porque se você usar o mesmo manifold para os dois gases, você vai contaminar o seu aparelho com o óleo mineral do R22. Isso seria um erro grave que danificaria o compressor. Em refrigeração por se trabalhar com processos físicos e químicos a pureza do gás influi muito e não se pode utilizar o mesmo manifold para R22 e R410A, além de ser muito importante fazer o vácuo para retirar todo o ar contido nas tubulações.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                Mesmo porque se você usar o mesmo manifold para os dois gases, você vai contaminar o seu aparelho com o óleo mineral do R22. Isso seria um erro grave que danificaria o compressor. Em refrigeração por se trabalhar com processos físicos e químicos a pureza do gás influi muito e não se pode utilizar o mesmo manifold para R22 e R410A, além de ser muito importante fazer o vácuo para retirar todo o ar contido nas tubulações.
                Obrigado pela ajuda.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Robsonss Ver Post
                  Respostas as perguntas.

                  1º primeiramente o técnico deve pressurizar a linha com nitrogênio e localizar o local do vazamento (flanges, soldas ou na própria tubulação), depois deve efetuar o reparo. Pressurizar novamente para garantir que não há mais vazamento. Realizar o vácuo e nova carga de fluído.
                  2º Realmente a pressão do R410A pode ser até 1,6 vezes maior que do R22. Porém os equipamentos vêem com compressor inverter, que aumentam e diminuem sua rotação, ou seja, não é possivel cravar a pressão de trabalho, pois varia muito.
                  3º O manifold de R22 não serve para R410A, exatamente por causa da pressão, mas o de R410A serve para R22.

                  Não é possivel realizar a carga sem esse manifold prórprio.

                  Espero ter ajudado.

                  Obrigado pela ajuda.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Cristian Schweitzer Ver Post
                    Bom dia Erik!!

                    Obrigado pela resposta!!
                    Mas diante da situação agora, qual a melhor maneira de resolver o problema?
                    Retiro todo o gás da unidade colocando o mesmo fora e realizo uma nova carga do zero com base nas especificações da unidade + "X" metros de tubulação adicional?
                    Não existe uma maneira de fazer esta leitura através do manifold sem a necessidade de colocar todo o gás fora?

                    Obrigado mais uma vez!!

                    Abraços
                    Como você colocou gás aleatoriamente no sistema somente zerando e fazendo a carga por peso.

                    Não existe como ajustar carga de gás somente com manifold.

                    Att

                    Erik

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Robsonss Ver Post
                      Erik, boa tarde.

                      Acredito que oque o cristian disse se refere a qualquer equipamento ou fluído. a carga ou recarga deve sempre ser feita através da balança.

                      No seu caso acontece o seguinte:

                      O fluído R410A é um blend, ou seja uma mistura. Nessa mistura, se encontram gases que evaporam em diferentes temperaturas e pressões.
                      No caso de vazamentos de fluído, devido a problemas no equipamento ou má instalação, o fluído deve ser descartado para, após o reparo do vazamento ser novamente recarregado, pois não é possivel verificar ou identificar qual desses gases da mistura vazou. Entendeu?
                      No seu caso, o complemento deve ser feito normalmente. Verifique no manual do produto qual a recomendação para complemento de gás por metro de tubulação excedente.
                      Não se esqueça de utilizar a garrafa de gás invertida, ou seja, fazer a carga com o gás na forma líquida, só assim há garantia de que a mistura que esta entrado no equipamento está correta.
                      meu caso ??

                      Comment


                      • #12
                        desculpe, confundi os nomes.

                        Comment

                        Working...
                        X